Organização diária: 10 dicas infalíveis para manter a casa organizada!

organização diária

Manter a casa organizada todos os dias é um desafio para muitas pessoas. Essa é uma tarefa que exige esforço contínuo e mútuo. Contudo, o resultado de uma casa limpa, arrumada e agradável é sempre reconfortante. Sendo assim, a organização diária é uma prática que precisa ser aprendida por todos. 

Felizmente alguns truques permitem que o dia a dia ocorra de forma mais tranquila e a organização seja fácil. Quer saber como manter a organização diária com dicas simples e que funcionam? Veja a seguir 10 truques para manter a casa organizada diariamente. 

Faça você mesma decoração: 15 ideias fáceis e baratas para decorar!

Como organizar os brinquedos com as crianças?

1. Limpe e organize por setores

O mais comum é fazer todas as tarefas da casa em um único dia, mas nem sempre essa é a melhor opção. Para não sobrecarregar o dia a dia e, ao mesmo tempo, ter a casa inteira organizada e limpa, o ideal é setorizar a limpeza.

Ou seja, dedique um dia da semana para a limpeza do banheiro, outro para tirar o pó dos móveis, e assim por diante. Para organizar tudo isso, crie uma lista com todas as atividades da semana ou utilize uma planilha. 

2. Arrume a casa sempre para mantê-la organizada

Como já mencionado, a organização diária é uma prática contínua, por isso, nada de deixar para depois, amanhã ou final de semana. É mais fácil fazer todo dia um pouco, do que deixar tudo para um único dia. Assim seu dia a dia não fica atrelado a limpar a casa, mas sim em manter tudo em ordem. 

Sendo assim, comece a ter novos hábitos dentro de casa. Por exemplo, guardar tudo no lugar, após pegar determinado objeto, lavar a louça após as refeições, guardar o carregador de celular depois de usar, entre tantas outras coisas. 

3. Organização diária do guarda-roupa

Como pode um único móvel ser capaz de aguentar tanta bagunça? Sim, algumas pessoas dominam a arte de manter as roupas organizadas ao estilo Marie Kondo, mas nem todo mundo tem essa habilidade. Quem vive uma rotina agitada, tem filhos ou não sabe manter a organização, enfrenta grandes problemas com o guarda-roupa.

Se esse é o seu caso, comece pelo guarda-roupa. Separe o que pode ser doado, guarde o que você usa, separe as roupas por categorias, cores e formatos, entre outras coisas. A organização do guarda-roupa refletirá em várias coisas dentro da sua casa, pode ter certeza disso.

Além dessa organização, é fundamental manter o mesmo conceito diariamente. Não basta limpar e arrumar tudo em um dia e depois desorganizar tudo no outro. Nesse caso, use técnicas que permita manter esse local da casa organizado por mais tempo, como dobraduras de roupas específicas, utilização de caixas organizadoras e separadores de gaveta, entre outras.

4. Organização diária com acessórios de organização

Não há nada melhor do que caixas, separadores e outros acessórios de organização para manter a casa em ordem. Eles podem ser utilizados dentro de gavetas, em armários de banheiro, na cozinha, no guarda-roupa e em vários outros lugares. Use e abuse desses objetos para manter todas as coisas em ordem e com fácil acesso. 

Com o tempo você perceberá que esses acessórios são indispensáveis para manter tudo no lugar. Entre as ideias mais legais estão: usar separadores nas gavetas de meias e de talheres, acomodar roupas de outra estação dentro de caixas organizadoras em algum lugar do guarda-roupa, incluir cestos e caixas bonitas na decoração, mas que possuem a finalidade de organizar.

Veja aqui organizadores na Etna!

5. Controle o consumo para ter organização diária

Se você sofre com a organização é porque possui muitos objetos para organizar. Às vezes, não vale a pena se esforçar tanto para “arranjar” espaços e formas de guardar coisas que não precisamos. Isso nos faz refletir se vale a pena gastar dinheiro com determinados objetos de consumo.

O mesmo se aplica a itens básicos, se a dispensa está cheia não vale a pena tentar otimizar espaços para comprar mais. Na verdade, o consumo consciente é um dos pilares mais importantes para levar uma vida sustentável e organizada. 

organização diária

6. Divida a organização diária com outras pessoas

A organização da casa depende de todos que vivem nela. Por isso, nada de carregar esse fardo sozinha, divida as tarefas e a responsabilidade com outras pessoas, como o parceiro, irmãos, pais, filhos, entre outras pessoas que possam viver com você. Cada um tem sua responsabilidade e obrigação de manter tudo em ordem.

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

Como estimular o desenvolvimento infantil

Para que você tenha êxito nisso converse com o familiar explicando que uma casa organizada reflete em uma vida mais harmoniosa. Explique que a pessoa também é um morador da casa, por isso, também deve assumir certas responsabilidades com você. 

7. Desapegue de objetos que não são úteis

Sabe aquele liquidificador que você usou uma única vez, mas não consegue encontrar um lugar para guardá-lo (e nem mesmo um motivo)? Desapegue! Olhe em cada cômodo da casa a procura de objetos que não são úteis ou que representam um certo problema para a organização da casa. 

Dependendo do objeto, você pode vender ou doá-lo para alguém. O ideal é que sua casa seja funcional e agradável para todos os moradores. E sabe de uma coisa? Quanto menos objetos, mais fácil será arrumar a casa todos os dias. Embora a gente não dê tanta importância para isso, acumulamos muitas coisas com o passar do tempo e, às vezes, essas coisas acabam atrapalhando a rotina e a organização diária. 

8. Otimize espaços e use-os para organizar coisas

Há inúmeras formas de otimizar espaços e depois utilizá-los para a organização. Por exemplo, em um armário de cozinha é possível aproveitar o interior das portas para colocar penduradores. Assim você pode pendurar tampas de panelas, acessórios, utensílios, e muito mais. 

Ainda na cozinha, é possível utilizar suporte para organizar panelas, potes, travessas de vidro, assadeiras e vários objetos difíceis de manter organizados. Esse suporte funciona como se fosse uma nova prateleira dentro do armário, facilitando pegar e guardar objetos em pouco espaço.

9. Tenha poucos objetos e produtos no banheiro

A bancada da pia do banheiro é um dos lugares preferidos da bagunça. Lá é possível encontrar produtos para cabelo, pele, unhas, maquiagem, perfume, higiene bucal, higienização das mães, pente de cabelo, escova, secador de cabelo e uma série de objetos. 

Para facilitar a organização do dia dia, mantenha no banheiro apenas o que é necessário, como os cremes que você usa diariamente, produtos que precisam estar no banheiro e o restante leve para sua penteadeira ou para algum lugar específico. 

10. Lixeiras sempre limpas

Depois de tudo limpo e organizado é importante não se esquecer das lixeiras. São elas que acumulam os resíduos do dia a dia, por isso, é fundamental incluir a limpeza das lixeiras na organização diária. Reserve alguns minutinhos do seu dia para fazer essa verificação. 

organização diária

Gostou de todas as dicas sobre organização diária? Agora você não tem mais desculpas para não manter sua casa organizada todos os dias. Deixe seu comentário e compartilhe este artigo. 

Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.