Crianças na web: como educar seus filhos sem proibir a internet?

controle parental

Você como responsável pode ajudar crianças a navegarem online e deve supervisionar o que andam vendo pela web! Para isso ser possível, você deve monitorar os aplicativos e sites que usam, além de decidir o que é bom ou não para os seus pequenos e conversar muito todas as vezes (tendo riscos em vista ou não).

De certo, no mundo que vivemos hoje, não dá mais para evitar que as crianças usem a internet – nem que seja para cumprir com tarefas da escola ou para momentos de lazer com família e amigos! 

Portanto, o melhor mesmo é encontrar formas de conciliar a educação dos filhos tanto socialmente (como indivíduos), quanto digitalmente (como usuários “responsáveis”).

15 maneiras de perguntar ao seu filho: “Então como foi a escola hoje?”

Birra Infantil: Causas e como evitá-las

Manter seus filhos online com segurança é um dever, não uma opção!

É possível que algumas pessoas vejam o controle parental como uma atitude relacionada a um estilo autoritário e rígido de criar indivíduos, porém, essa visão está bem distorcida do propósito real da plataforma. 

O intuito do sistema é permitir que você ajude seus filhos a navegarem com segurança e consciência. Com o mesmo, você poderá gerenciar os apps e websites acessados por eles. 

Sendo assim, caberá a vocês decidirem, em conjunto, o que é bom para eles. E quando falamos “em conjunto”, estamos propondo incluir as crianças na conversa! Você vai mostrar os pontos positivos e negativos de cada site, impondo os limites necessários para que não acessem conteúdos restritos à idade de seus filhos. 

A plataforma também permite ver onde seus filhos estão e enviar mensagens diretamente para a tela de seus aparelhos.

Como oferecer proteção para toda sua família?

A medida que os dispositivos móveis começam a fazer mais parte da rotina de todos nós, inclusive dos menores, até escolas já começaram a buscar estratégias online e estão adaptando aos métodos de ensino e atividades didáticas com recursos tecnológicos que esses aparelhos podem nos oferecer! 

Não podemos negar que isso é algo positivo em vários sentidos. Mas, vamos refletir no seguinte tópico: se adultos acabam sofrendo ataques de malware e ransomware desenvolvidos para prejudicar máquinas ou ter acesso a dados sem consentimento, como as crianças não correriam acessando sites ou baixando aplicativos para jogar e para assistir desenhos animados? 

Mapa Natal do Bebê, entenda melhor seus filhos

Vigilância dos Pais: como dosar o que o filho precisa e o que pode ser exagero

Por isso, estamos aqui enfatizando e recomendando que, quando o assunto é internet security, o melhor é encontrar maneiras de proteger a navegação de todos os membros da família – especialmente das crianças!

controle parental

Outra questão que deve ser esclarecida e muito bem conversada com os filhos, principalmente de crianças que estão quase alcançando a pré-adolescência, é o cyberbullying

Caso as informações, conselhos e medidas não comecem dentro de casa, pode gerar problemas/situações bem preocupantes para os pais e responsáveis!

Qual seria então a melhor solução? Ter um acompanhamento real de tudo que a criança faz quando está online! Isso ajuda a identificar se o seu filho está sofrendo bullying virtual ou se é um bully (aquele que pratica bullying com outras crianças). 

Por que o controle parental é importante?

Infelizmente, é comum que algumas crianças acabem acessando sites e conteúdos indevidos para suas idades quando tem fácil acesso a tablets e celulares. O maior problema disso tudo não é só sofrer ataques de vírus que danificam seu computador ou dispositivo móvel, mas sim outros tipos de danos que podem ser irreparáveis: danos mentais e danos ao bem-estar da criança causados com o uso impróprio da rede! 

Ainda que esse tipo de risco seja real, a interação e o acesso a internet de nossos pequenos já é algo inevitável! 

Ou seja, proibir é algo irracional e não muito sensato. Além do controle parental,  abrir mais espaço para diálogos com a criança durante as tarefas do seu dia e procurar ter ferramentas desenvolvidas especificamente para a faixa etária adequada para que usem em seus dispositivos. 

Todas essas ações possibilitam uma “educação virtual” dos seus filhos, sobrinhos ou netos de forma viável! 

Bullying: como lidar com essa situação?

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Como escolher programas de controle parental?

Uma das melhores formas de testar qualquer tipo de programa é realizar o download de teste e usar o período gratuito como um experimento! Assim, você pode ver como funcionam diferentes programas e depois escolher o que mais gostar (analisando qual atende melhor suas necessidades). 

Dessa forma, você tem como se adaptar ao mecanismo e descobrir todas as funcionalidades do programa. Pode identificar se este é melhor antivírus para detectar ameaças, proteger seus dados e monitorar as atividades de seus filhos com a perspectiva de ajudá-los a lidar com o desconhecido. 

Mesmo que seus filhos tenham uma curiosidade natural, é importante estar sempre um passo à frente e comprar antivírus com controle parental. 

O que você pode esperar de um programa para controle dos pais?

Após baixar o programa, mesmo que seja uma versão gratuita, você já pode contar com recursos como: vigilância de aplicativos com relatórios básicos sobre o uso do celular por parte da criança e também pode definir limite de tempo para jogos e outros meios de diversão. 

Geralmente, quando você começa a pagar pela ferramenta, você tem acesso a: todas funções da versão gratuita, conta com o localizador da criança (que identifica a localização exata de seu filho) e pode vigiar também os sites acessados ao invés de somente os aplicativos!

Como encontrar e escolher a melhor empresa para isso?

Ao pesquisar por empresas especialistas em segurança online e proteção na web, dê prioridade às instituições que tem como compromisso manter todos os nossos usuários bem protegidos e, para isso, disponibiliza versões de antivírus e ferramentas complementares exclusivas (como o controle parental).

Encontrando a instituição e-commerce ideal, você pode realizar o download em qualquer lugar do mundo. Pergunte sobre os pacotes de download antivírus oferecidos (para saber se são completos e eficientes), como também priorize escolher aquelas que prestam um suporte diferenciado no seu idioma. 

controle parental
Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais