Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Crianças na web: como educar seus filhos sem proibir a internet?

controle parental

Você como responsável pode ajudar crianças a navegarem online e deve supervisionar o que andam vendo pela web! Para isso ser possível, você deve monitorar os aplicativos e sites que usam, além de decidir o que é bom ou não para os seus pequenos e conversar muito todas as vezes (tendo riscos em vista ou não).

De certo, no mundo que vivemos hoje, não dá mais para evitar que as crianças usem a internet – nem que seja para cumprir com tarefas da escola ou para momentos de lazer com família e amigos! 

Portanto, o melhor mesmo é encontrar formas de conciliar a educação dos filhos tanto socialmente (como indivíduos), quanto digitalmente (como usuários “responsáveis”).

15 maneiras de perguntar ao seu filho: “Então como foi a escola hoje?”

Birra Infantil: Causas e como evitá-las

Manter seus filhos online com segurança é um dever, não uma opção!

É possível que algumas pessoas vejam o controle parental como uma atitude relacionada a um estilo autoritário e rígido de criar indivíduos, porém, essa visão está bem distorcida do propósito real da plataforma. 

O intuito do sistema é permitir que você ajude seus filhos a navegarem com segurança e consciência. Com o mesmo, você poderá gerenciar os apps e websites acessados por eles. 

Sendo assim, caberá a vocês decidirem, em conjunto, o que é bom para eles. E quando falamos “em conjunto”, estamos propondo incluir as crianças na conversa! Você vai mostrar os pontos positivos e negativos de cada site, impondo os limites necessários para que não acessem conteúdos restritos à idade de seus filhos. 

A plataforma também permite ver onde seus filhos estão e enviar mensagens diretamente para a tela de seus aparelhos.

Como oferecer proteção para toda sua família?

A medida que os dispositivos móveis começam a fazer mais parte da rotina de todos nós, inclusive dos menores, até escolas já começaram a buscar estratégias online e estão adaptando aos métodos de ensino e atividades didáticas com recursos tecnológicos que esses aparelhos podem nos oferecer! 

Não podemos negar que isso é algo positivo em vários sentidos. Mas, vamos refletir no seguinte tópico: se adultos acabam sofrendo ataques de malware e ransomware desenvolvidos para prejudicar máquinas ou ter acesso a dados sem consentimento, como as crianças não correriam acessando sites ou baixando aplicativos para jogar e para assistir desenhos animados? 

Mapa Natal do Bebê, entenda melhor seus filhos

Vigilância dos Pais: como dosar o que o filho precisa e o que pode ser exagero

Por isso, estamos aqui enfatizando e recomendando que, quando o assunto é internet security, o melhor é encontrar maneiras de proteger a navegação de todos os membros da família – especialmente das crianças!

controle parental

Outra questão que deve ser esclarecida e muito bem conversada com os filhos, principalmente de crianças que estão quase alcançando a pré-adolescência, é o cyberbullying

Caso as informações, conselhos e medidas não comecem dentro de casa, pode gerar problemas/situações bem preocupantes para os pais e responsáveis!

Qual seria então a melhor solução? Ter um acompanhamento real de tudo que a criança faz quando está online! Isso ajuda a identificar se o seu filho está sofrendo bullying virtual ou se é um bully (aquele que pratica bullying com outras crianças). 

Por que o controle parental é importante?

Infelizmente, é comum que algumas crianças acabem acessando sites e conteúdos indevidos para suas idades quando tem fácil acesso a tablets e celulares. O maior problema disso tudo não é só sofrer ataques de vírus que danificam seu computador ou dispositivo móvel, mas sim outros tipos de danos que podem ser irreparáveis: danos mentais e danos ao bem-estar da criança causados com o uso impróprio da rede! 

Ainda que esse tipo de risco seja real, a interação e o acesso a internet de nossos pequenos já é algo inevitável! 

Ou seja, proibir é algo irracional e não muito sensato. Além do controle parental,  abrir mais espaço para diálogos com a criança durante as tarefas do seu dia e procurar ter ferramentas desenvolvidas especificamente para a faixa etária adequada para que usem em seus dispositivos. 

Todas essas ações possibilitam uma “educação virtual” dos seus filhos, sobrinhos ou netos de forma viável! 

Bullying: como lidar com essa situação?

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Como escolher programas de controle parental?

Uma das melhores formas de testar qualquer tipo de programa é realizar o download de teste e usar o período gratuito como um experimento! Assim, você pode ver como funcionam diferentes programas e depois escolher o que mais gostar (analisando qual atende melhor suas necessidades). 

Dessa forma, você tem como se adaptar ao mecanismo e descobrir todas as funcionalidades do programa. Pode identificar se este é melhor antivírus para detectar ameaças, proteger seus dados e monitorar as atividades de seus filhos com a perspectiva de ajudá-los a lidar com o desconhecido. 

Mesmo que seus filhos tenham uma curiosidade natural, é importante estar sempre um passo à frente e comprar antivírus com controle parental. 

O que você pode esperar de um programa para controle dos pais?

Após baixar o programa, mesmo que seja uma versão gratuita, você já pode contar com recursos como: vigilância de aplicativos com relatórios básicos sobre o uso do celular por parte da criança e também pode definir limite de tempo para jogos e outros meios de diversão. 

Geralmente, quando você começa a pagar pela ferramenta, você tem acesso a: todas funções da versão gratuita, conta com o localizador da criança (que identifica a localização exata de seu filho) e pode vigiar também os sites acessados ao invés de somente os aplicativos!

Como encontrar e escolher a melhor empresa para isso?

Ao pesquisar por empresas especialistas em segurança online e proteção na web, dê prioridade às instituições que tem como compromisso manter todos os nossos usuários bem protegidos e, para isso, disponibiliza versões de antivírus e ferramentas complementares exclusivas (como o controle parental).

Encontrando a instituição e-commerce ideal, você pode realizar o download em qualquer lugar do mundo. Pergunte sobre os pacotes de download antivírus oferecidos (para saber se são completos e eficientes), como também priorize escolher aquelas que prestam um suporte diferenciado no seu idioma. 

controle parental
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.