Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Desmame: como fazer e quando é o melhor momento?

1
Desmame
Desmame

O desmame é um período bastante delicado na vida da mãe e do bebê, pois, ele marca o fim da amamentação que é um momento de muito amor e carinho entre ambos. Não só isso, mas a amamentação garante grande parte dos nutrientes que o bebê precisa, mesmo no caso daqueles que já comem. Por isso, é importante saber qual é o momento certo para o desmame e mais, como fazer isso sem causar traumas na criança.

Quer aprender mais sobre o desmame e tudo que você precisa saber sobre essa fase? Então confira este artigo até o final e veja várias dicas para passar por essa fase com mais tranquilidade.

Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é

Desfralde: saiba tudo sobre essa importante fase das crianças

Quando iniciar o desmame?

Não há uma regra para definir quando a mãe deve iniciar o desmame. O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam que o bebê seja amamentado exclusivamente até os 6 meses de vida. Ao completar os 6 meses, a criança pode começar a introdução alimentar e ter a amamentação como complemento da alimentação. Os órgãos de saúde recomendam que as crianças sejam amamentadas até os 2 anos ou mais. Então, qual é o momento certo de iniciar o desmame?

Isso vai depender da rotina da família, da saúde da mãe e do bebê, e de uma série de outros fatores. Em uma situação natural, a criança começa a demonstrar sinais de que é hora de desmamar. Isso ocorre por volta do primeiro ao segundo ano de vida.

No entanto, com a rotina agitada que as pessoas levam atualmente, isso ficou muito mais difícil. Por isso, é comum ver bebês que já não mamam aos 6 meses de vida, ou aqueles que pararam de mamar ao completar o primeiro ano. Ou seja, são muitos casos diferentes que nem mesmo atingem as recomendações dos órgãos de saúde.

Voltar ao trabalho é o fim da amamentação?

Algumas mães iniciam o desmame por causa da volta ao trabalho. Há muitos casos que é difícil manter a amamentação enquanto é preciso voltar para o trabalho. Enquanto em outros casos é mais fácil manter uma rotina de trabalho que permite amamentar.

Se você está prestes a voltar ao trabalho, isso não significa que a amamentação chegou ao fim. É possível manter a amamentação mesmo trabalhando em tempo integral. Nesse caso, você precisará se organizar para retirar leite, armazenar e instruir adequadamente quem for cuidar do bebê.

Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

Como a dívida do sono pode afetar o meu bebê?

Mas saiba que fazer tudo isso é importante para o bebê, pois o leite materno é rico em nutrientes que contribuíram para seu desenvolvimento saudável. No entanto, se essa rotina for demais para você, saiba que está tudo bem iniciar o desmame. O mais importante é que você tenha um tempo prazeroso para curtir sua família, sem estresse e cansaço.

Após os 2 anos não é preciso amamentar?

Quando a criança completa 2 anos de vida você pode pensar que a amamentação já deve acabar. Nada disso, as recomendações são de que a criança seja amamentada de forma complementar até os 2 anos ou mais. No entanto, é a mãe e o bebê que devem decidir quanto a necessidade de continuar amamentando.

Se para a mãe e o bebê estiver tudo bem, é possível amamentar por muitos anos. Mas se há algo errado na rotina que impeça a amamentação ou mesmo que alguma das partes está desconfortável com a amamentação, é hora de iniciar o desmame.

Após 2 anos amamentando, algumas mães estão exaustas e prontas para o desmame. Enquanto outras se sentem mal e tristes porque a criança já não quer mais mamar. Se você é uma mãe cansada que quer iniciar o desmame, não se sinta culpada. Agora, se você é uma mãe que queria amamentar por vários anos, mas não pôde, saiba que seu bebê ficará bem e a relação de vocês continuará amorosa e carinhosa.

Qual é o momento ideal para iniciar o desmame?

Resumindo tudo que foi dito, você deve iniciar o desmame quando se deparar com as seguintes situações:

● Quando houver desconforto do bebê ou da mãe em continuar a amamentação;

● Caso a rotina esteja muito cansativa e a amamentação se torne desgastante;

● Quando o bebê demonstrar sinais de que é hora de começar o desmame;

● Quando o bebê estiver pronto para receber todos os nutrientes em sua alimentação (a partir dos 6 meses de vida).

Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Crise conjugal pós maternidade: como anda seu casamento?

desmame

Como fazer o desmame de forma tranquila?

Não há uma regra, neste quesito cada mãe se adaptará de uma forma para fazer o desmame. O ideal é que esse momento seja tranquilo para que o bebê não fique traumatizado. Veja a seguir algumas dicas de como tornar esse momento mais tranquilo!

1. Corte a livre demanda

Se a criança mama em livre demanda, interromper esse ciclo é o suficiente em muitos casos. Aos poucos, a criança acaba perdendo o interesse em mamar. Nesse caso, é importante definir horários para mamar e conversar com a criança sobre isso.

Caso seja possível conversar com a criança, explique que a partir de agora ela terá que mamar no horário que a mamãe definir, pois isso facilitará o dia a dia da família. No caso de crianças menores, o ideal é diminuir o número de mamadas e criar uma rotina de amamentação para cortar a livre demanda.

2. Diminua gradualmente as mamadas

Outra forma de desmamar sem traumas é ir diminuindo gradualmente. Se a criança mama três vezes por dia, reduza para duas inicialmente e depois amamente apenas uma vez ao dia. É comum nessa etapa que as mães deem preferência para amamentar à noite pouco antes da criança dormir.

Caso isso ocorra com você, saiba que é importante estabelecer uma rotina de sono com a criança, sem que ela dependa da amamentação para pegar no sono. Isso porque para desmamar completamente ficará mais difícil se a criança acostumar com a amamentação nesse horário.

3. Seja paciente e entenda as necessidades da criança

Toda mudança de hábito causa descontentamento. Ao diminuir as mamadas ou interromper a livre demanda, a criança pode relutar bastante. Por isso, é preciso ter paciência e saber identificar as necessidades da criança. Nem sempre o choro significa que ela quer mamar. Às vezes a criança só quer colo, carinho e o amor da mãe, como acontecia durante a amamentação.

desmame

Por aqui com os dois foi bem tranquilo! Os dois pararam por conta própria aos 10 meses. É doloroso porque gostaria de ter amamentado mais tempo. E por ai como foi, ou esta sendo esta etapa?

1 comentário
  1. Raquel Disse:

    Minha bebê tem um amo e um mês estou grávida e está muito difícil fazer o desmame dela pois fico com muita dó dela ela que fica no peito o dia todo se deixar me ajuda por favor

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.