Volta as Aulas: como ajudar seu filho no retorno das aulas com 5 dicas

Aulas
Aulas

Olá famílias, tudo bem!

As lembranças das férias começam ser deixadas na memória e agora o momento exige um novo desafio para a família: voltar as aulas ou estar entrando em uma nova escola, e ou berçário.

Tudo isso requer mais disciplina, cumprimento de horários , compra de roupas ou uniformes, de livros, e uma infinidade de compromissos que exigem tanto um esforço para as crianças quanto para os pais. Para muitos deles, a entrada na escola ou o retorno à sala de aula representa uma mudança radical.

Mudanças na vida e novos horários para as crianças

A cada ano a situação se repete e envolve um esforço considerável para reajustá-la. Adaptação ou reabilitação é um processo que geralmente dura cerca de uma semana, desde que o ambiente escolar e familiar seja apropriado. Tudo vai depender da atitude dos educadores e pais, que precisam estar trabalhando sempre juntos.

Ambas as partes terão de estar preparadas para transmitir às crianças uma impressão positiva do que significa ir ou voltar as aulas e apoiá-las na transição das férias para as aulas. Para enfrentar essa tarefa, esse material poderá ajudar muitas famílias a recarregar suas baterias e recuperar seu entusiasmo pelo início de um novo ano letivo. No final, tudo é superado, organizado e controlado, com alguma dose de paciência e compreensão.

As férias permitem que as crianças fiquem mais relaxadas, sem pressa de ir para a cama ou acordar cedo. Portanto, quando o alarme desperta novamente, tudo muda. Além dos horários, a criança certamente também enfrentará outras mudanças: novos professores, novos temas, novo grupo de colegas e, alguns, nova escola .

Aulas
Aulas

O retorno à escola supõe mais ilusões e compromissos para as crianças.

É muito importante que os pais estimulem positivamente, porque voltar para a escola significa voltar às obrigações: você tem que estudar e fazer o dever de casa. Essas mudanças causam algumas alterações no humor das crianças, embora no início, seja um grande esforço, com o passa do tempo será um estímulo.

Mas, falando em mudanças, o mais importante será aquele que será experimentado pelas crianças que irão para a escola ou para a creche pela primeira vez este ano . Eles vão sair de casa para compartilhar o ambiente escolar com outras crianças e estar sob a responsabilidade de outras pessoas e sujeitas a outras regras. É o que ocorrerá por aqui.

Desenvolvimento Infantil: um passo de cada vez

Processo de adaptação da criança à escola

Quando a criança vai para o jardim de infância ou na escola pela primeira vez, é preciso um tempo de adaptação escolar, onde  gradualmente ela vai se acostumando com a nova realidade. Esta adaptação ocorrerá no seu tempo, sem determinação de horário ou regras.

Como você pode ajudar seu filho a voltar as aulas

Tanto para a entrada como para o retorno à escola, é essencial que a criança tenha o apoio e encorajamento dos pais. É necessário que o ambiente familiar seja favorável para que a criança se sinta mais segura e apoiada para se adaptar ao novo ritmo de vida. 

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Então, os pais devem conversar com os filhos sobre a nova rotina e transmitir confiança. É necessário destacar as mudanças positivas e participar com elas em todo o processo.

Abaixo deixo algumas dicas de como ajudar:

  1. É importante que a criança participe com sua opinião na compra do material escolar.
  2. Faça a identificação do material escolar  juntos.
  3. Deixe seu filho escolher a mochila.
  4. Ajude seu filho a se adaptar ao horário escolar algumas semanas antes do início das aulas.
  5. Arme-se com paciência, especialmente durante a primeira semana.

Espero que tenham gostado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou sugestão, deixe seu comentário. Ou caso queira divida sua experiência comigo!

Posts Relacionados
7 Comentários
  1. samya nunes Disse:

    Realmente não é fácil …..Volta as aulas é complicado, mas daqui a pouco se encaixa. Muito obrigada pelas dicas.

  2. Elvio Disse:

    Ótimo post. Acabei lembrando de alguns itens que estava deixando passar. Obrigado!

  3. Paulo Disse:

    Bacana de mais as dicas, obrigado por compartilhar.

  4. Talita Disse:

    Ah! As voltas às aulas é sempre cheia de emoções! Obrigada pelo post!

  5. Claudio Disse:

    Essa hora da volta às aulas é a mais importante e a mais crítica do ano. Obrigado pelo artigo, excelente!

  6. Júnior Disse:

    Obrigado pela dica 🙂

  7. Leandro Figueredo Disse:

    Ótimo post!!!
    Teremos um baita desafio esse ano….Camila, LM e Laura estudando.
    Que a paciência seja nosso trunfo.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais