Volta as aulas dicas

Olá famílias, tudo bem!

As lembranças das férias começam ser deixadas na memória e agora o momento exige um novo desafio para a família: voltar as aula ou estar entrando em uma nova escola, e ou berçário.

Tudo isso requer mais disciplina, cumprimento de horários , compra de roupas ou uniformes, de livros, e uma infinidade de compromissos que exigem tanto um esforço para as crianças quanto para os pais. Para muitos deles, a entrada na escola ou o retorno à sala de aula representa uma mudança radical.

Mudanças na vida e novos horários para as crianças

A cada ano a situação se repete e envolve um esforço considerável para reajustá-la. Adaptação ou reabilitação é um processo que geralmente dura cerca de uma semana, desde que o ambiente escolar e familiar seja apropriado. Tudo vai depender da atitude dos educadores e pais, que precisam estar trabalhando sempre juntos.

Ambas as partes terão de estar preparadas para transmitir às crianças uma impressão positiva do que significa ir ou voltar as aulas e apoiá-las na transição das férias para as aulas. Para enfrentar essa tarefa, esse material poderá ajudar muitas famílias a recarregar suas baterias e recuperar seu entusiasmo pelo início de um novo ano letivo. No final, tudo é superado, organizado e controlado, com alguma dose de paciência e compreensão.

As férias permitem que as crianças fiquem mais relaxadas, sem pressa de ir para a cama ou acordar cedo. Portanto, quando o alarme desperta novamente, tudo muda. Além dos horários, a criança certamente também enfrentará outras mudanças: novos professores, novos temas, novo grupo de colegas e, alguns, nova escola .

Volta as aulas dicas

O retorno à escola supõe mais ilusões e compromissos para as crianças.

É muito importante que os pais estimulem positivamente, porque voltar para a escola significa voltar às obrigações: você tem que estudar e fazer o dever de casa . Essas mudanças causam algumas alterações no humor das crianças e, embora no início, seja um grande esforço, com o passar do tempo será um estímulo.

Mas, falando em mudanças, o mais importante será aquele que será experimentado pelas crianças que irão para a escola ou para a creche pela primeira vez este ano . Eles vão sair de casa para compartilhar o ambiente escolar com outras crianças e estar sob a responsabilidade de outras pessoas e sujeitas a outras regras. É o que ocorrerá por aqui.

Leia também: 

Desenvolvimento Infantil: um passo de cada vez

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Processo de adaptação da criança à escola

Quando a criança vai para o jardim de infância ou na escola pela primeira vez, é preciso um tempo de adaptação escolar, onde  gradualmente ela vai se acostumando com a nova realidade. Esta adaptação ocorrerá no seu tempo, sem determinação de horário ou regras.

Como você pode ajudar seu filho a voltar as aulas

Tanto para a entrada como para o retorno à escola, é essencial que a criança tenha o apoio e encorajamento dos pais. É necessário que o ambiente familiar seja favorável para que a criança se sinta mais segura e apoiada para se adaptar ao novo ritmo de vida. 

Então, os pais devem conversar com os filhos sobre a nova rotina e transmitir confiança. É necessário destacar as mudanças positivas e participar com elas em todo o processo.

Abaixo deixo algumas dicas de como ajudar:

  1.  É importante que a criança participe com sua opinião na compra do material escolar.
  2. Faça a identificação do material escolar  juntos.
  3. Deixe seu filho escolher a mochila.
  4. Ajude seu filho a se adaptar ao horário escolar algumas semanas antes do início das aulas.
  5. Arme-se com paciência, especialmente durante a primeira semana.

Volta as aulas dicas

Espero que tenham gostado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou sugestão, deixe seu comentário. Ou caso queira divida sua experiência comigo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

7 Comentários

  1. Realmente não é fácil …..Volta as aulas é complicado, mas daqui a pouco se encaixa. Muito obrigada pelas dicas.

  2. Ótimo post. Acabei lembrando de alguns itens que estava deixando passar. Obrigado!

  3. Essa hora da volta às aulas é a mais importante e a mais crítica do ano. Obrigado pelo artigo, excelente!

  4. Leandro Figueredo Resposta

    Ótimo post!!!
    Teremos um baita desafio esse ano….Camila, LM e Laura estudando.
    Que a paciência seja nosso trunfo.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!