O que fazer ao ar livre com crianças? 5 brincadeiras da educação infantil que elas amam

As brincadeiras ao ar livre são muito referenciadas e até mesmo indicadas pelos médicos que concordam em dizer que as crianças precisam ter ambientes que possibilitam o desenvolvimento delas. Mas, o que fazer ao ar livre com as crianças? Descubra!

Da prática de esportes coletivos até mesmo as atividades em playgrounds, as saídas sempre passam por aquelas que tenham um viés pedagógico. Isto é, que ensinam as crianças sobre algo novo, além da chance de se divertirem. E você vai conhecer algumas alternativas agora.

Para quem quer saber o que vem nas próximas linhas, saiba que vamos falar sobre: caça ao tesouro, playground, jogo de adivinhação bicicleta e esportes coletivos. Só que antes disso, veja por que é interessante pensar nas atividades ao ar livre focadas nas crianças.

5 Ideias de brincadeiras para desenvolvimento infantil

Qual é a importância de se brincar ao ar livre

Antes de começar os tópicos que citam essas brincadeiras, que são indicadas até mesmo dentro dos conceitos de educação infantil, vamos considerar o lado pedagógico. Ou seja, será que brincar ao ar livre é mesmo bom para os pequenos? É claro que sim.

Brincadeiras ao ar Livre
Brincadeiras ao ar Livre

De modo resumido, considere que as atividades ao ar livre são recomendadas por várias finalidades. Por exemplo, pelo fato de permitir que as crianças entendam o funcionamento do próprio corpo em uma aula prática de biologia humana.

Além disso, é ao ar livre que ela vai entender o conceito de um mundo que se conecta com a natureza, o que tem tudo a ver com a ecologia. Até mesmo porque estar em contato com a natureza auxilia na criação de anticorpos, o que é ótimo para o sistema imunológico delas.

Mas, o que fazer ao ar livre com crianças?

E se a pergunta de alguns meses atrás era sobre como divertir as crianças em casa, considere que hoje o termo mais usado é sobre as “brincadeiras ao ar livre”. Afinal, como acabamos de mencionar, isso traz um monte de benefícios para os pequenos, da educação à saúde.

Pensando nisso, nós fomos atrás de 5 brincadeiras, que tenham cunho focado na educação infantil, e que podem ser muito interessantes para o dia a dia dos pequenos. O ideal é saber o número de crianças e a idade delas. No geral, essas brincadeiras infantis são para todos.

1. Caça ao Tesouro

Sim, é aquela brincadeira ultra tradicional que você já conhece, certo? Só que é possível pensar em elementos dos mais diferentes e ecológicos quando se tem em vista um espaço além das paredes de casa. Por exemplo, pode ser uma praça, um parque ou uma rua do bairro.

A ideia é que se formem grupos ou equipes individuais mesmo. Assim, alguém fica responsável por esconder um objeto. Depois, os times devem procurar tal objeto. É possível usar até o famoso “quente e frio”, sabe? Essa ideia de encontrar o objeto se liga às novas descobertas.

2. Playground

Outra ideia que responde muito bem a pergunta sobre o que fazer ao ar livre com crianças tem a ver com o playground infantil de madeira. Esse tipo de atividade é muito estimulante em vários sentidos. Primeiro porque permite uma forma organizada de brincar.

Assim, em um mesmo espaço, que geralmente é chamado de espaço kids, dá para ter crianças pequenas até as maiores. E depois vem a variedade de brinquedos, como escorregadores e balanços. E será que tem alguma criança que não gosta disso, hein?

3. Jogo da Adivinhação

Nós usamos o nome genérico para falar do jogo Imagem e Ação, que é mais conhecido. Mas, por que ele está aqui se esse jogo poderia ser feito dentro de casa? A ideia é considerar o jogo de adivinhação como uma brincadeira ao ar livre justamente pelo cenário que isso permite.

Por exemplo, ali no meio de uma praça ou de um gramado dentro do seu condomínio, dá para considerar outros elementos mais naturais que as crianças terão contato. Por exemplo, elas usam árvores, bancos, galhos e até mesmo a terra como pano de fundo para apresentações.

Brincadeiras para fazer nas férias, confira aqui algumas dicas

4. Bicicleta

Para falar sobre a brincadeira de andar de bicicleta, a gente pode dividir o tópico em duas partes. A primeira é para mencionar os pequenos que ainda não sabem fazer isso. Ou seja, aqui está uma ótima chance para aprender a andar de bicicleta ou de patins ou de skate.

Depois, vem a ideia de considerar as crianças maiores, que já sabem fazer isso. Nesse caso, que tal você organizar um dia de ciclismo com elas? Dá para criar uma rota em um lugar seguro e que permita a elas verem paisagens novas e naturais. Será um dia inesquecível.

5. Esportes

E para concluir a lista de dicas sobre o que fazer ao ar livre com crianças, a gente vai mencionar aqui os esportes coletivos. Conforme a idade, eles sempre estão no gosto dos pequenos, sejam das meninas ou dos meninos.

Aliás, a dica é você considerar além do futebol ou da queimada, que já são bastante conhecidos. Mas, que tal criar o próprio boliche, usando garrafas pets e ajudando o meio ambiente a reciclar os seus produtos, por exemplo? Bem legal, né.

Participe!

E para finalizar o texto, a gente não poderia deixar de dar aqui uma dica final, que vai servir como uma espécie de reflexão. É claro que muitas vezes, conforme a idade e a brincadeira, as crianças podem brincar sozinhas no meio da natureza sem correrem riscos.

Brincadeiras ao ar Livre
Brincadeiras ao ar Livre

Porém, sempre que for possível, participe! É isso mesmo, ao estar ali com elas, além de dar mais segurança para que elas executem as suas tarefas, como encontrar um objeto ou subir as escadas de um playground, elas vão ver em você um exemplo do que fazer ou não fazer.

Por isso, essa participação dos país, dos responsáveis ou de adultos tem vários bons motivos para acontecer, desse um acompanhamento mais de perto das atividades até mesmo aquela sensação única de estar em um mundo feliz onde só as crianças podem permitir.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais