5 Ideias de brincadeiras para desenvolvimento infantil

brincadeiras para desenvolvimento infantil

As brincadeiras têm um papel muito importante no desenvolvimento infantil. Todavia, elas podem estimular a curiosidade, criatividade, coordenação motora, empatia, cooperação, trabalho em equipe e muitos outros aspectos. Sendo assim, no caso das brincadeiras para desenvolvimento infantil, o objetivo é realmente estimular essas diferentes áreas. 

Sabemos da importância que as brincadeiras de desenvolvimento infantil têm para as crianças. Por isso, neste artigo vou sugerir 5 ideias legais para brincar com as crianças e explorar diversas áreas de desenvolvimento. 

10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças

Brincadeiras para desenvolvimento infantil

1. Adivinhação

Essa brincadeira tão simples é muito eficiente para o desenvolvimento infantil. Todavia, ela consiste em pensar em um animal, objeto ou pessoa e dar pistas para os participantes. Além disso, as crianças podem ainda fazer perguntas e a pessoa deve responder apenas “sim” ou “não”. Por exemplo: “é de comer?”, “é de qual cor?”, entre outras. 

Quanto mais velha for a criança, maior deve ser o nível de dificuldade na brincadeira. Por exemplo, se a criança tem de 2 a 5 anos, o ideal são objetos mais materiais, presentes no dia a dia e fáceis de serem descritos. Contudo, crianças com mais de 5 anos já possuem uma maior diversidade de vocabulário. Sendo assim, elas conseguem entender melhor as características de um objeto.

Como estimular o desenvolvimento infantil

2. Brincadeiras ou atividades motoras

Existem muitas brincadeiras de desenvolvimento infantil com o foco no desenvolvimento motor, consciência corporal, fortalecimento do tônus muscular e exercício do equilíbrio. Por exemplo, dança, gincana, jogos com vários participantes, entre outros. 

Uma ideia bem simples de praticar esse tipo de atividade é dispor os brinquedos da criança em um ambiente em que ela tenha que levantar, andar, abaixar, pegar e se mexer por completo para brincar. 

3. Brincadeiras para desenvolvimento infantil com brinquedos de montar

Os blocos de montar e brinquedos com peças encaixáveis são ótimas opções para o desenvolvimento infantil. Eles permitem desenvolver coordenação motora e aprender sobre formatos e tamanhos. É um ótimo lazer que pode ser feita inclusive com materiais que você tem em casa. Por exemplo, como cestos, bacias, copos de plástico, entre outros. 

4. Amarelinha

Essa brincadeira antiga, com aquele gostinho de infância, é uma ótima opção de atividade que permite exercitar o corpo e ao mesmo tempo trabalhar o equilíbrio corporal. Aposto que você sabe como brincar de amarelinha, mas caso tenha esquecido, basta desenhar a amarelinha (pode ser com giz ou fita crepe) e escolher quem começará a brincadeira. 

O intuito do jogo é passar pela amarelinha sem pisar na casa com a pedra. Depois é preciso voltar toda a amarelinha e recolher a pedra. Feito isso, o jogador poderá jogar a pedra na próxima casa e repetir todo o processo. Portanto, quem completar as 10 casas primeiro ganha. 

Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

5. Faz de conta

Simples, porém muito útil para estimular a imaginação, criatividade, empatia, cooperação e entendimento dos próprios sentimentos. A brincadeira de faz de conta consiste em utilizar objetos e acessórios como parte do jogo. Por exemplo, uma vassoura pode virar um cavalo, algumas caixas de papelão podem virar um castelo, um lençol azul no chão pode ser um rio cheio de crocodilos. 

Todavia, o ideal é deixar a criança imaginar, utilizar objetos seguros e criar um cenário em sua mente. Nesse contexto, os pais podem auxiliar entrando no jogo, sendo um personagem e aplicando ideias, valores e preceitos ao longo do faz de conta. 

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

Viu só quantas ideias legais de brincadeiras para desenvolvimento infantil? A maioria delas as crianças fazem no dia a dia, pois faz parte da própria rotina delas. Mas você poderá estimulá-las ao longo dos dias. 

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais