Ortodontia infantil preventiva: O que é e quando começar?

ortodontia infantil

Poucas pessoas sabem, mas vários problemas ortodônticos podem ser evitados desde a infância por meio da ortodontia infantil preventiva. Todavia, saiba que trata-se de um acompanhamento feito por ortodontista onde o objetivo é avaliar o crescimento dos dentes, desenvolvimento da mordida e estruturas como a mandíbula e maxilar. 

Mas afinal, quando começar a prevenção de problemas ortodônticos? Quais são os cuidados com os dentes das crianças? O que fazer para evitar problemas de dentição? Portanto, se você tem todas essas dúvidas, veja neste artigo tudo que você precisa saber sobre ortodontia infantil preventiva. 

Com quantos meses nasce dente no bebê

O que é ortodontia infantil preventiva?

A ortodontia infantil é a especialidade odontológica que cuida do alinhamento e desenvolvimento das estruturas dos dentes das crianças. Contudo, ela é dividida em três modalidades, ortodontia preventiva, interceptativa e corretiva

A modalidade preventiva é a primeira na ortodontia e tem como finalidade prevenir os problemas ortodônticos ainda na infância. Todavia, as outras modalidades são colocadas em prática quando há a necessidade de intervir ou corrigir um problema ortodôntico. 

Qual a importância da ortodontia infantil preventiva?

A principal finalidade da ortodontia infantil preventiva é prevenir os problemas ortodônticos. Portanto, por ser um método preventivo, a eficácia está justamente em começar o quanto antes com práticas que permitem auxiliar no desenvolvimento saudável da dentição e das estruturas ósseas do maxilar e mandíbula. É através do método preventivo que é possível evitar problemas ortodônticos.

Quais são os principais problemas ortodônticos?

Os principais problemas ortodônticos são:

  • Mordida aberta: ocorre quando os dentes superiores e inferiores não se tocam.
  • Apinhamento dentário: ocorre quando a arcada dentária tem espaço inferior a quantidade de dentes presentes na boca, causando modificações alinhamento anormal dos dentes.
  • Mordida cruzada: ocorre quando a maxila não encaixa corretamente na mandíbula.
  • Mordida profunda ou sobremordida: ocorre quando os incisivos superiores sobrepõem os inferiores.
  • Diastema: ocorre quando a arcada dentária tem espaço superior a quantidade de dentes presentes na boca, causando espaços entre os dentes. 

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

Quando começar a ortodontia infantil preventiva?

Os cuidados odontológicos devem começar desde bebê, por meio de consultas com um odontopediatra. Contudo, esse é o primeiro passo para começar a prevenção de problemas ortodônticos. Além disso, crianças entre 6 e 11 anos devem agendar uma consulta com ortodontista para acompanhar o desenvolvimento dos dentes. 

Por meio deste acompanhamento, o ortodontista dará as recomendações necessárias para que a dentição se desenvolva corretamente. Dessa forma é possível evitar que no futuro a criança precise de intervenções corretivas.

Dicas para evitar problemas ortodônticos

Existem alguns cuidados que você pode ter com as crianças que auxiliam na prevenção de problemas ortodônticos. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas para evitar problemas ortodônticos:

  • Cuide muito bem da higiene bucal, com escovação adequada, uso de fio dental e enxaguante bucal.
  • Cuidado com quedas ou batidas na região da boca, visto que isso pode causar o desalinhamento dos dentes.
  • Caso a criança tenha mais de 3 anos e use chupeta, é preciso fazer acompanhamento ortodôntico para que não ocorra o desalinhamento dos dentes. 
  • Realize consultas com um ortodontista regularmente. O especialista dirá a frequência ideal para acompanhamento em cada caso. 
  • Caso surja qualquer anomalia ou desalinhamento, não espere para iniciar a intervenção. Quanto antes identificado o problema, mais fácil será a correção. 

Leitura infantil: entenda a importância e dicas para colocar em prática!

Essas foram as dicas de ortodontia infantil preventiva. Conte nos comentários qual a sua experiência com o assunto e compartilhe esse conteúdo com outras pessoas. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais