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5 princípios Método Montessori: o que é e como funciona

o que é método Montessori
O que é método Montessori

Em algum momento você deve ter ouvido falar em Método Montessori e seus inúmeros benefícios. Mas afinal, você sabe o que é Método Montessori e como funciona? É isso que eu vou explicar para você neste artigo!

Método Montessori, o desenvolver espontâneo!

O que é Método Montessori?

Saiba que o Método Montessori é uma perspectiva educacional observada e desenvolvida por Maria Montessori. Ao longo do tempo o método ganhou ajuda de colaboradores e se tornou uma prática educacional utilizada no mundo todo. Tendo como base o comportamento das crianças em diferentes ambientes, sendo eles estruturados ou não, o objetivo deste método é auxiliar no desenvolvimento da criança por inteiro, dando prioridade para o autoconhecimento. 

O Método Montessori tem sido estudado há anos por cientistas do mundo todo. Os últimos estudos realizados sobre o assunto comprovam que esse método educacional é a melhor forma de auxiliar no desenvolvimento das crianças, indo desde aspectos cognitivos, sociais, de conteúdo e emocionais, até o desenvolvimento cerebral. 

É importante compreender que esse método possui um jeito diferente de educar. O objetivo desta educação é despertar a curiosidade, o autoconhecimento, a empatia, o olhar social, entre outros aspectos de desenvolvimento que são muito importantes. Por isso, a pedagogia montessoriana utiliza inúmeras atividades diferentes e precisa de um local adaptado para aplicação do método. 

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Como o Método Montessori surgiu?

Criado por Maria Montessori no final do século XIX na Itália, esse método recebeu a colaboração de muitas pessoas desde a sua criação. Mas primeiro, saiba que Maria Montessori foi uma das primeiras mulheres a se formar em Medicina na Itália. Além disso, ela se tornou psiquiatra e cuidava especificamente de crianças com deficiências internadas nas alas psiquiatras. Foi observando as condições de vida dessas crianças naquela época que a médica começou a implementar mudanças na vida dessas crianças.

Em parceria com a Universidade de Roma, Montessori criou a Escola Ortofrênica, tendo como base métodos didáticos criados por Édouard Séguin. As crianças com deficiência estavam aprendendo mais na Escola Ortofrênica do que as crianças que não tinham deficiência e frequentavam as escolas comuns daquela época.

Os resultados surpreenderam a todos, por isso, Montessori começou a se aprofundar cada vez mais no assunto e a estudar métodos que auxiliam no desenvolvimento de todas as crianças, incluindo as que não tinham nenhuma deficiência. Depois de muitos anos surgiu a Pedagogia Científica, tendo como princípio uma abordagem gentil, educada, generosa, concentrada, disciplinada, com estímulo da independência e curiosidade das crianças. 

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Embora ainda existam poucas escolas que são, de fato, Montessori em todo o mundo, alguns aspectos educacionais deste método se tornaram universais, tais como:

  • Cadeiras e mesas baixas;
  • Educação baseada no trabalho sensorial;
  • A importância de práticas de movimento na primeira infância;
  • A eliminação do castigo nas escolas;
  • Comunicação respeitosa entre todos;
  • Uso de materiais concretos que possam ser manipulados pelas crianças;
  • Valorização de descobertas científicas que incluem a prática pedagógica.

Essas e outras práticas foram criações de Montessori, que foram organizadas e disseminadas em cursos, livros e por meio de várias outras pessoas que passaram a aplicar o método ou parte dele nas escolas do mundo todo.

Princípios do Método Montessori

O Método Montessori não foi desenvolvido tendo como base princípios, mas sim em metodologias de ensino que se aplicam ao ambiente e ao tratamento gentil com as crianças. No entanto, alguns princípios fazem parte da abordagem montessoriana e são importantes para a aplicação do método. Veja a seguir quais são eles:

Autoeducação

No Método Montessori as crianças são estimuladas a aprender algumas coisas sozinhas, como falar, andar, comer, receber, reconhecer a aparência e a voz, fazer carinho, entre outras coisas. Tudo isso foi observado inicialmente por Montessori, que percebeu a importância de estimular essas e outras formas de autoconhecimento. 

Hoje em dia, sabe-se que a criança é capaz de aprender muito apenas observando, tendo oportunidade para experimentar e tentar, não sendo interrompida, aprendendo com os próprios erros, corrigindo os erros sozinha e superando suas próprias dificuldades, tudo em seu ritmo particular.

Educação cósmica

As crianças são naturalmente curiosas e o Método Montessori visa manter esse interesse pelo mundo ao longo da infância. Neste método, as crianças aprendem que todas as coisas estão conectadas e que dependem umas das outras para poder existir. Essa visão traz para a criança a sua importância no mundo, o senso de gratidão, a união e o respeito pela natureza. 

Educação como ciência

O ensino da maioria das escolas atualmente, ainda é baseado em métodos arcaicos onde os professores ensinam aquilo que aprenderam quando eram jovens e esse conhecimento é passado de forma mecânica, com o mesmo conteúdo, no mesmo tempo e para todas as crianças, sem respeitar a individualidade de cada um.

Na pedagogia montessoriana a educação tem como base a ciência, ou seja, práticas que comprovadamente funcionam e possibilitam o desenvolvimento das crianças por completo. Além disso, é respeitada a individualidade, o tempo de cada criança e suas particularidades. 

Ambiente preparado

A liberdade é uma das coisas mais importantes para esse método, por isso, é fundamental ter um ambiente preparado com todos os estímulos necessários. Em uma escola montessoriana, o ambiente é adaptado para a altura da criança, para que ela possa se tornar alguém independente, que descobre e aprende sozinha e que sabe aproveitar seu espaço da melhor forma possível.

Adulto preparado

Outro princípio muito importante é que o adulto próximo a criança deve estar preparado para aplicar o método educacional criado por Montessori. A forma como esse método é aplicado é diferente do ensino comum da maioria das escolas. Por isso, é importante ter esse conhecimento específico.

Um adulto preparado é aquele que trata a criança com respeito, educação, disciplina, reconhece as necessidades da criança, oferece estímulos, sabe usar o ambiente a favor do desenvolvimento, estimula a independência e interfere minimamente no aprendizado, para que a criança possa descobrir o mundo sozinha. 

Criança equilibrada

As crianças quando pequenas possuem o equilíbrio entre mente e corpo, mas acabam perdendo essa noção com a influência dos pais e adultos à sua volta. Elas passam a experimentar o medo, a submissão, a irritabilidade e outras consequências de uma educação que não é baseada no Método Montessori. 

No entanto, uma criança que aprende por esse método fica cada vez mais próxima desse equilíbrio, trabalhando mente e corpo ao mesmo tempo em cada ação. Isso traz inúmeros benefícios, sendo o principal deles a concentração e alegria em realizar atividades. 

Como funciona uma escola montessoriana?

Em uma escola montessoriana, todos os princípios anteriores estão presentes, além de outros aspectos muito importantes para que o Método Montessori seja implementado com sabedoria. Sendo assim, veja a seguir o que é indispensável em uma escola montessoriana:

  • Profissionais de educação formados e especializados no Método Montessori;
  • Currículo Montessori incluindo ambiente preparado, materiais de aprendizado, períodos de trabalho ininterrupto, atividades em grupos e individuais, ensino com alto grau de liberdade, entre outras práticas;
  • Salas preparadas e com agrupamentos etários adequados de acordo com o desenvolvimento;
  • Avaliação do desenvolvimento por meio de observações e registros.

É importante compreender que cada escola montessoriana possui suas regras e formas de conduzir o método de ensino, mas todas elas se baseiam nos elementos mencionados anteriormente para guiar a educação das crianças. 

Agora que você já sabe o que é Método Montessori e como funciona, conte nos comentários o que você achou desta prática pedagógica. 

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

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