Massinha de modelar e educação infantil: Entenda mais sobre isso

Massinha de Modelar
Massinha de Modelar

A massinha de modelar é uma atividade educativa e de entretenimento voltada para as crianças. Com certeza você já deve ter tido contato com massinha de modelar quando criança. Essa atividade é bastante comum entre as crianças de diversos países. Fora das escolas, a massinha de modelar é comercializada como um tipo de brinquedo educativo.

Os especialistas no assunto explicam que a massinha de modelar estimula a criatividade das crianças. Mas, será que é seguro deixar as crianças ter contato com essa massinha? Existe risco de intoxicação quando uma criança modela a massinha? Essas e outras perguntas irei responder ao longo deste artigo. 

Como educar seus filhos sem proibir a internet

O que é massinha de modelar?

A massa de modelar, também conhecida como plasticina e massinha de modelar, é um material com propriedade moldável, com cores diferentes e utilizado na educação infantil. A massinha de modelar também ficou muito famosa por ser utilizada na criação de filmes animados “stop motion“, como em “A Fuga das Galinhas” e em “Wallace & Gromit: A Batalha dos Vegetais“.

Origem da massinha de modelar

Durante uma bateria de experimentos realizados pelos irmãos Joseph e Noah McVicker em 1930, que tinham como objetivo encontrar uma substância que pudesse ser comercializada como limpador de papel de parede, os irmãos observaram que o produto criado não servia para isso, mas servia como um produto de modelar ideal e seguro para as crianças.

Os irmãos McVicker continuaram com as pesquisas em uma fábrica de produtos de limpeza localizada em Cincinnati. O foco da pesquisa mudou para a massinha de modelar para as crianças. O produto era divertido, remodelável por quantas vezes a criança quisesse e não tóxico. Após os aprimoramentos no produto, os irmãos distribuíram amostras da massinha de modelar em jardins de infância e escolas de Cincinnati.

Devido ao sucesso do produto entre as crianças, os irmãos fundaram em 1956 a Rainbow Crafts. Passaram a produzir a massinha de modelar Play-Doh, também conhecida como Super Massa. A massinha produzida pelos irmãos McVicker começou a ser vendida na loja de departamento da Woodward & Lothrop, localizada em Washington, EUA.

O sucesso foi tão grande que a massinha de modelar para crianças passou a ser vendida em todo o país. Mas, naquele momento, ainda só tinha sido criada a massinha de modelar na cor branca. Foi só em 1957 que as cores azul, vermelha e amarela foram introduzidas como opções de massinha de modelar.

No início da década de 1960, a Play-Doh começou a ser vendida para outros países. Especialistas em educação infantil de diversos países também viram uma grande vantagem do produto na educação das crianças. Nas décadas seguintes, outras cores foram sendo adicionadas à massinha de modelar. Já em 1991, a empresa foi adquirida pela Hasbro, responsável por vender a massinha Play-Doh até hoje.

Como lidar com adolescência dos filhos

Massinha de modelar é um brinquedo seguro?

Hoje, é comum ver diversas marcas de massinha de modelar no mercado. Mas, saiba que todas elas são seguras para as crianças, pois todas são testadas antes de irem para os mercados. Então, desde o surgimento da massinha de modelar até sua comercialização, o produto é considerado seguro para as crianças.

Na embalagem do produto, independente da marca, está informado que a massinha de modelar não é tóxica, nem mesmo se for ingerida pelas crianças. Esse é um cuidado importante com as crianças, pois, mesmo não sendo tóxico, o brinquedo não é comestível. 

De acordo com o Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança (Ceatox), localizado em São Paulo, não há necessidade de preocupação quando a criança engole a massinha de modelar.

Como fazer massinha de modelar caseira?

Existem diferentes receitas de massinha de modelar caseira, uma ótima opção para quem deseja economizar. No entanto, fique atento aos produtos utilizados e dê preferência por receitas sem produtos tóxicos. Os produtos não podem ser tóxicos, tanto para o contato com a pele quanto para a ingestão. 

Mas, como esse é um assunto bastante difundido, há diversas receitas, inclusive há vídeos de crianças ensinando a produzir massinha em casa. Tenho um da Laura fazendo com farinha de trigo, que fica pronto em minutos e não é tóxico. Para quem é novo no blog, Laura é minha filha. Sendo assim, escolhi uma receita simples de massinha de modelar caseira que pode ser recriada sem dificuldades. Veja a seguir:

Receita indicada para crianças acima de 1 ano de idade devido ao sal refinado como um dos ingredientes:

  • 2 copos de farinha de trigo 
  • ½ copo de sal 
  • 1 colher de chá com óleo (preferencialmente óleo de coco, mas pode ser azeite de oliva ou óleo de girassol)
  • 1 copo de água
  • Corante alimentício nas cores que quiser

Obs. A receita original tem como base a medida de um copo americano e uma colher de chá. Desta forma, copos com outras medidas podem não oferecer o resultado desejado.

Modo de preparo

Misture bem a farinha de trigo e o sal em um recipiente grande. Em seguida, vá colocando água aos poucos e misturando com as mãos, amasse bem. Ao perceber que a mistura está em um ponto bom, acrescente o óleo e volte a amassar bem. O ideal é que a mistura fique completamente homogênea.

Você pode dividir a massa em pequenas quantidades e acrescentar o corante alimentício de diferentes cores. Para que a massinha de modelar não fique suja, o ideal é deixar a criança modelar em uma superfície limpa. Após a brincadeira, guarde a massinha embalada em saco plástico ou em um vidro, assim ela não resseca.

Existem outras receitas na internet onde mais ingredientes são utilizados para fazer a massinha de modelar caseira. Atenha-se para tais ingredientes e a idade recomendada. Em algumas receitas, o suco em pó e a cola também serão usados. 

Encontre mais inspirações aqui!

Se você gostou de saber mais sobre a origem da massinha de modelar, que se trata de um brinquedo seguro e estimula a educação infantil, veja mais artigos como esse aqui no blog. Deixe um comentário dizendo se seu filho ou filha gostam de brincar com massinha de modelar.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais