Como organizar Festa Junina sem gastar muito. Veja dicas e inspirações!

como organizar festa junina

A festa junina marca uma das épocas mais deliciosas do ano. A festa é comemorada tradicionalmente no mês de junho e julho. Por se tratar de meses propícios ao frio, os pratos típicos da festa incluem bebidas quentes, como quentão e vinho quente. Doces e muitas guloseimas salgadas também estão entre os pratos tradicionais.

No entanto, essa é uma época pouco favorável aos gastos de dinheiro. Além disso, por conta da crise sanitária que o Brasil enfrenta desde 2020, o mais indicado é fazer a festa junina em casa. Em vista destas duas situações, vou mostrar para vocês como organizar uma festa junina economizando dinheiro e como fazer festa junina em casa.

Como organizar Festa Junina em casa?

Já pensou em fazer a festa junina em casa e não comprometer sua família aos riscos de contrair o coronavírus? Saiba que organizar os pratos, bebidas, decoração, música e todas as brincadeiras típicas da festa junina em casa já é uma realidade desde meados da pandemia de Covid-19. 

O mais indicado é evitar aglomerações e comemorar essa data tão especial da tradição brasileira em casa. Em vista disso, veja neste tópico como organizar sua festa junina em casa e evitar aglomerações. Aprenda a fazer um arraial caseiro em grande estilo e de forma econômica sem sair de casa.

Desenhos coloridos a mão

Comece decorando sua casa para entrar no clima da festa junina. Decore a casa com desenhos de festa junina impressos em preto e branco. O interessante é imprimir desenhos típicos para você e as crianças colorirem cada uma das imagens. Após ter todos os desenhos coloridos à mão, é hora de enfeitar as paredes e todo o ambiente da festa com eles.

Faça bandeirinhas

As bandeirinhas fazem parte de um detalhe intrínseco da decoração de uma festa junina. É fácil e rápido de fazer: corte papel crepom, jornais e revistas em formato de bandeirinha (siga um molde para elas terem o mesmo tamanho) e depois é só colar elas enfileiradas em um barbante. Amarre o barbante próximo do teto, nas paredes e em lugares estratégicos para não atrapalhar o ir e vir dos festeiros.

Fogueirinha de rolos de papel toalha

A fogueira é um dos principais símbolos da festa junina tradicional. Caso você more em uma casa com quintal grande dá para organizar uma fogueira sem risco de acidente. No entanto, essa dica é para quem deseja fazer a festa em casa sem quintal, ou para quem mora em apartamento.

Com rolos de papel toalha, rolos de papel higiênico e papel colorido (crepom, TNT, dentre outros), você monta a estrutura de uma fogueira imitando a lenha com os rolos e as chamas da fogueira com papéis coloridos. Também dá para fazer cones de pipoca com sacos reaproveitáveis, barraquinhas com caixas de papelão, dentre outros materiais recicláveis que podem ser explorados. 

Roupas, chapéu e música

Em relação à vestimenta, faça retalhos em camisas, calças e outras peças que você e as crianças irão usar. Utilize roupas velhas e retalhos de panos que podem ser adquiridos de graça com uma costureira. O chapéu de palha é um item que você terá que comprar, mas também existem tutoriais ensinando como fazer um belo chapéu de festa junina. 

Para finalizar a decoração do ambiente, coloque músicas temáticas para tocar. Baixe na internet uma playlist com essas músicas e deixe tudo preparado para a festa começar! Nos próximos tópicos irei falar mais sobre as músicas de festa junina e onde conseguir. 

Pratos típicos

Agora que você já tem uma casa toda decorada para não fugir da tradição é hora de cuidar das guloseimas. Faça pratos típicos, como pé de moleque, cuscuz, baião de dois, caruru, quentão, milho cozido, vinho quente, o famoso caldo verde, dentre outros pratos.

Nos próximos tópicos vou mostrar uma deliciosa receita em detalhes, com os ingredientes e o modo de preparo. Optei por uma receita de baixo custo e que a maioria adora. Você também pode contribuir levando o prato que irei ensinar a uma festa com vários convidados. É comum as pessoas se reunirem na festa junina e cada família levar alguma guloseima.

Músicas de Festa Junina

Você consegue acessar as músicas que vou indicar através de aplicativos e plataformas, como YouTube, Spotify, Amazon Music, dentre outros. É claro que o repertório vai além das músicas indicadas e você pode e deve incluir mais músicas. A seguir, veja uma lista com algumas das principais músicas de festa junina para tocar em sua festa. 

  • Asa Branca – Luiz Gonzaga
  • O Xote das Meninas – Luiz Gonzaga
  • Xote dos Milagres – Falamansa
  • Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos
  • Rindo à Toa – Falamansa
  • Colo de Menina – Rastapé
  • Nosso Xote – Bicho de Pé
  • Pai Francisco – Galinha Pintadinha
  • Antônio, Pedro e João – Benedito Lacerda
  • Forró do Xenhenhém – Elba Ramalho
  • Pot Pourri: Capelinha de melão / Cai cai balão / Sonho de Papel – Tinho & Zé Pipa

Doces de Festa Junina

Os doces de festa junina dão água na boca em crianças e adultos. Tem pé de moleque, quindim, maçã do amor, pipoca doce, paçoca, bolinho de chuva, além de muitos outros. Para ensinar a vocês, escolhi uma receita simples de doce que qualquer um pode fazer sem dificuldade. 

A receita que mostrarei a seguir é típica de festa junina, fácil de fazer, barata, deliciosa e vegana por usar leite vegetal. Mas, se você preferir utilizar leite de vaca também dá certo. Veja a receita a seguir:

Bolo de Milho de Lata com Leite Vegetal Feito no Liquidificador (Receita Vegana)

  • 1 lata de milho já com o líquido retirado
  • 1 lata de leite vegetal (utilizar a mesma medida da lata de milho como referência)
  • 1/2 lata de açúcar demerara (também utilizar a lata de milho como medidor)
  • 1 lata de fubá (lata de milho como medidor)
  • 1/2 lata de óleo de coco/soja (lata de milho novamente)
  • 1 colher e 1/2 de fermento em pó (utilizar colher de sopa para medir)

Preparo

Você deve escorrer toda a água do milho, untar a forma com o óleo e preaquecer o forno em 200ºC. Depois, coloque o milho sem o líquido no liquidificador, acrescente leite vegetal, fubá, açúcar, óleo e bata tudo. Espere até que o milho fique com um aspecto bem moído.

Em seguida, acrescente o fermento em pó e mantenha o liquidificador no modo pulsante, somente por algumas vezes. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 30 minutos em 200ºC e teste com um palito para ver se realmente já assou. Se tiver assado e com um tom de amarelo agradável, espere esfriar e sirva.

Dicas importantes para organizar uma festa junina

Dá para organizar a decoração, as músicas e os pratos típicos de sua festa junina com materiais recicláveis e gastar pouco com outros itens e ingredientes. Veja vídeos e tutoriais ensinando detalhes de como fazer cada uma das peças, dicas de decoração de festa junina em casa, no sítio e com vários convidados.

Organize os pratos que mais condizem com seu orçamento dando preferência para os pratos mais tradicionais. Elabore pratos doces e salgados, e peça que os convidados levem um prato de seu agrado para contribuir, isso faz parte da tradição! Lembre-se, o mais indicado é festejar em casa só com sua família por conta da crise sanitária que vivemos.

Se você gostou das dicas sobre decoração, música e comidas típicas de festa junina, deixe seu comentário. Veja mais artigos como esse aqui no blog e aprenda dicas interessantes sobre outras datas comemorativas.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais