O que fazer quando a criança tem dentes tortos? Descubra agora!

Dentes Tortos
Dentes Tortos

Dentre os problemas odontológicos, os dentes tortos são os mais comuns e podem surgir ainda na infância. Há diversos nomes para isso, como dentes apinhados, dentes encavalados ou dentes entramelados, mas em todos os casos trata-se de uma má oclusão que pode ser prejudicial no presente e no futuro da criança. 

Quando a criança começa a apresentar dentes tortos, a principal dúvida dos pais é sobre quando começar a tratar. Por isso, reuni várias informações sobre tratamento para dentes tortos em crianças e as orientações de dentistas. Confira!

Saiba quais são as vacinas para cada criança por idade

Quando tratar os dentes tortos das crianças?

Não existe uma idade em específico para começar a tratar, pois tudo dependerá do caso de cada criança. O ideal é levar a criança ao dentista quando os dentes começarem a ficar tortos para fazer uma avaliação. Se não for possível tratar no momento, a criança deve fazer acompanhamento para identificar o melhor momento para tratar.  

Em todo caso, saiba que antes dos setes anos é recomendado que a criança tenha uma consulta de ortodontia para avaliar o desenvolvimento dos dentes. E em alguns casos, é orientado intervenções imediatas para não comprometer o crescimento de outros dentes. 

Como é feito o tratamento para dentes tortos?

O primeiro passo para começar a tratar é avaliar os dentes da criança. Nessa etapa é comum que o dentista solicite alguns exames para ter mais precisão sobre o tratamento certo para a criança, como fotos intraorais, raio x, moldes dentários e exames de mordida. 

Após a avaliação, o profissional irá indicar o melhor tratamento para a criança, que pode ser através de aparelhos ortodônticos do tipo fixo ou móvel.

5 cuidados com a visão das crianças e porquê começar agora

Em quanto tempo é possível corrigir os dentes?

Problemas de alinhamento dos dentes podem levar meses para serem corrigidos ou até anos. Depende muito de cada caso, quanto mais apinhado, desalinhado ou torta está a mordida e os dentes da criança, mais demorado é o tratamento. Há casos em que a criança precisa de vários aparelhos diferentes para um tratamento completo e eficaz.

Por isso é importante começar desde cedo, para que a criança chegue na adolescência ou na fase adulta com os dentes alinhados e com um sorriso bonito.

Onde tratar os dentes desalinhados?

Outra dúvida muito comum dos pais e mães é sobre onde tratar o desalinhamento dos dentes dos filhos. Há um profissional específico para isso? Posso ir em qualquer dentista? Essas são dúvidas comuns para a maioria das pessoas.

Saiba que o profissional que cuida do alinhamento dos dentes é o ortodontista. No entanto, a primeira avaliação dos dentes pode ser feita com qualquer dentista para identificar possíveis problemas. Se houver a necessidade, o próprio dentista recomendará realizar uma consulta com o ortodontista para iniciar o tratamento.

É importante fazer uma pesquisa na sua região e avaliar alguns aspectos antes de escolher o lugar certo. No Rio de Janeiro por exemplo, ao pesquisar por dentistas Barra da Tijuca, as opções são muitas, mas como saber qual a melhor opção?

Verificar as condições do local, tecnologia utilizada e fazer uma busca por avaliações e reclamações em sites especializados já é um bom começo para acertar na escolha. Certamente assim ficará mais fácil encontrar um bom profissional para avaliar a saúde bucal do seu filho e propor o melhor tratamento para a criança.

Gostou dessas informações sobre dentes tortos? Comente aqui em baixo. Aproveite para me acompanhar nas redes sociais.

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais