Como escolher armação de óculos para criança? 6 dicas!

Armação de óculos para criança
Armação de óculos para criança

Após o diagnóstico e recomendação do uso de óculos de grau, é comum que os pais tenham dúvidas sobre como escolher armação de óculos para criança. Afinal, esse é um item que pode cair facilmente no chão, então pensar na durabilidade é muito importante. Mas também é preciso considerar a funcionalidade, conforto e estética.

Sendo assim, como escolher? É o que você descobrirá a seguir! 6 dicas para escolher a armação de óculos ideal para seu filho ou filha.

Massinha de modelar: Tudo que você precisa saber + receita!

6 dicas para escolher a armação de óculos para criança

1. Considere a espessura das lentes

Uma das coisas mais importantes ao escolher a armação do óculos de grau da criança é considerar a espessura das lentes. O ideal é que a armação seja compatível com a espessura da lente, sem torná-la ainda maior. Isso evitará distorções de imagens na borda da lente. 

2. Escolha um estilo que agrade a criança

É a criança que usará o óculos, então é importante que ela faça parte dessa escolha. A não ser que ela seja muito pequena, nesse caso, o ideal é que os pais busquem um estilo neutro, que harmonize principalmente com o formato do rosto e tom de pele.

3. Escolha uma armação de plástico ou metal

Hoje em dia as armações para óculos infantil foram projetadas para terem uma maior durabilidade, já que as crianças constantemente deixam o óculos cair no chão. 

A armação de metal é mais pesada, mas é mais indicada para lentes finas e para quem procura um contorno mais discreto. Já a armação de plástico é mais leve, podendo ser produzida até em material hipoalergênico no caso de crianças com sensibilidade na pele.

Saúde e Cuidados

4. Preste atenção no ajuste da ponte

Um fator determinante na escolha da armação ideal é o ajuste na ponte. Esse ajuste é mais fácil em armações de metal, pois elas possuem protetores de nariz ajustáveis. No caso das armações de plástico, é preciso ter o cuidado para garantir que a armação irá encaixar perfeitamente na ponte. 

5. Considere o estilo da haste

A haste do óculos é importante para impedir que o acessório fique deslizando no rosto o tempo todo. Também ajuda a impedir que a criança derrube os óculos no chão, pois as hastes ficam na parte de trás da orelha segurando os óculos com firmeza no rosto. 

Também chamada de hastes de cabo, você encontrará facilmente em armações de metal. Lembrando que bebês e crianças pequenas ainda utilizam a cinta elástica para manter os óculos no lugar certo. 

6. Procure por dobradiças de mola

Essas são as melhores dobradiças para armações de óculos infantil. Sabemos que as crianças não são experts em pôr e tirar os óculos com facilidade. É comum que a criança abra as hastes, flexionando-as para fora. Em uma armação comum, isso poderá danificar o óculos ou até quebrar a haste. Já em uma armação com dobradiças de mola, esse movimento não trará prejuízo para as hastes.

No início, pode parecer difícil escolher a armação de óculos para criança que seja confortável, bonita, do tamanho certo e com boa durabilidade. Mas com todas as dicas que você encontrou neste artigo, será muito mais fácil escolher o modelo ideal para seu filho ou filha. 

Gostou do post? Então deixe seu comentário. Vamos interagir!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais