5 cuidados com a visão das crianças e porquê começar agora

cuidados com a visão

O Dia Mundial da Visão, celebrado em outubro, que também tem como destaque o Dia das Crianças, traz um olhar preocupante para a saúde dos olhos dos pequenos. Todavia, essa é uma ótima oportunidade para trazer à tona uma discussão de grande importância, que são os cuidados com a visão das crianças

Além dessa coincidência surpreendente, há uma relação entre crianças e problemas de visão, que é o alvo da nossa discussão neste artigo. O fato é que a vida moderna está cada vez mais tecnológica e dependente das telas (com sua prejudicial luz azul). Sendo assim, é esperado que crianças apresentem problemas de visão cada vez mais precoce, considerando os efeitos nocivos que toda essa modernidade pode causar aos olhos. 

E não é apenas a tela do celular, tablet, computador e televisão os únicos vilões da saúde dos olhos das crianças. Existem vários fatores que podem prejudicar a saúde ocular das crianças, por isso, é fundamental saber e colocar em prática os cuidados com a visão dos pequenos. 

Saiba quais são os cuidados com as crianças em caso de coronavírus

1. Cuidado com o ambiente e objetos perigosos

Uma coisa que poucas pessoas relacionam ao cuidados dos olhos são objetos perigosos como àqueles que são pontiagudos ou até mesmo produtos químicos. Em contato com os olhos, diversos produtos químicos podem levar a complicações, assim como acidentes causados por objetos perfurocortantes. 

Sendo assim, tenha sempre o cuidado de verificar se a criança está em um local seguro e supervisionada por um adulto.

2. Perceba os sinais de problemas oculares

A criança está apresentando coceira nos olhos, dor ocular, lacrimejamento ou dor de cabeça? Todos esses sintomas podem ter relação com a dificuldade visual. Nesse caso, para que o sintoma realmente aponte um problema de visão é importante considerar a frequência do sintoma, quando ele aparece, se é persistente, entre outras características.

Lembrando que apenas um médico oftalmologista poderá determinar através da anamnese e exames se realmente a criança tem um problema de visão. Portanto, se perceber que algo está diferente consulte um oftalmologista. Quanto antes o diagnóstico for dado, maiores são as chances de reverter ou barrar a progressão do problema. 

Crianças na web: como educar seus filhos sem proibir a internet?

3. Tenha cuidados com a visão das crianças quanto à luz azul

Há inúmeros estudos que comprovam que a exposição à luz azul é prejudicial aos nossos olhos. Sendo assim, é importante que você controle o quanto essa criança fica exposta às telas e aparelhos eletrônicos. 

Outra forma de prevenir problemas oculares causados pela exposição à luz azul é por meio dos filtros de luz azul presente em diversos aparelhos eletrônicos ou ainda com a utilização do óculos com proteção de luz azul. 

4. Tenha cuidados com a visão das crianças quanto aos raios solares

Os óculos de sol são mais que adornos bonitos que complementam o look. Eles tem a função de proteger nossos olhos contra os raios solares prejudiciais a nossa visão. Por isso, também é importante garantir que as crianças recebam essa proteção quando necessário.

Lembre-se também da importância de comprar em uma ótica confiável, de credibilidade e que oferece óculos de sol seguros para os olhos das crianças. 

Caso você seja de São Paulo, uma ótima opção de ótica para adquirir óculos de sol, de grau e de proteção de luz azul é a Ótica Blue

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

5. Não deixe a criança coçar os olhos

Você sabia que coçar os olhos aumenta o risco de desenvolver um problema ocular chamado ceratocone? Esse fato curioso já foi relatado por diversos estudos e tem uma relação muito importante sobre a prevenção da ceratocone. Sendo assim, sempre que ver a criança coçando os olhos explique a importância de prevenir o problema. 

Saiba que a cada ano o número de pessoas, incluindo crianças, com problemas de visão aumenta. Os dados têm apontado a inclusão de crianças cada vez mais pequenas no aumento dos problemas de visão. 

Por isso, é fundamental que você coloque todas essas dicas de cuidados com a visão das crianças em prática. Você já sabia desses cuidados? Conte nos comentários qual é o seu conhecimento sobre o assunto. 

Posts Relacionados
1 comentário
  1. Humberto Delgado Disse:

    Boa tarde! Muito boas essas informações visando um cuidado rigoroso sobre a visão dos pequenos, pois só assim evitaremos problemas mais tarde! Valeu! Um abraço!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais