As fases do leite materno: do colostro ao leite maduro

As fases do leite materno: do colostro ao leite maduro

Você sabia que existem fases do leite materno? Isso significa que o leite inicial, mais conhecido como colostro, é bem diferente do leite final, que é chamado de leite maduro. Neste artigo, explicarei mais detalhes sobre as fases do leite materno, como elas ocorrem e as diferenças no aleitamento.

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

Quais são as fases do leite materno?

Todo mundo sabe que a amamentação oferece inúmeros benefícios para a mamãe e o bebê, principalmente pela quantidade e qualidade dos nutrientes que contém no leite materno. Saiba que cada leite materno é único, pois é formulado exclusivamente para atender às necessidades de um determinado bebê.

Durante a amamentação, a saliva do bebê envia sinais para que o corpo da mãe produza o alimento mais completo com base em suas necessidades. Por isso é tão comum ver variações do aspecto do leite em diferentes momentos, como quando o bebê está gripado, por exemplo, o leite pode ficar mais amarelado. 

Dicas de amamentação: Como fazer a pega correta e muito mais!

Contudo, há três tipos principais de leite que são produzidos pela mulher ao longo da amamentação. Esses tipos compõem as três fases do leite materno, que são colostro, leite de transição e leite maduro. 

Fases do leite materno: Colostro

Produzido entre o 1º e 5º dia após o nascimento do bebê, o colostro é um líquido de aspecto amarelado ou transparente rico em proteínas e imunoglobulinas. Por isso, é visto como o fator de imunidade necessário para a proteção do recém-nascido. 

Fases do leite materno: Leite de transição

Entre o 6º e 15º dia de pós-parto o leite finalmente “desce”, momento chamado de apojadura. Nessa fase, a produção de leite é imensa, pois o corpo da mãe precisa aprender e se adaptar a quantidade de leite que o bebê realmente precisa. Além disso, a qualidade do leite também muda bastante ao longo desta fase. A cor do líquido fica entre um branco amarelado e sua composição passa a ter diferentes nutrientes e bastante gordura. 

Fases do leite materno: Leite maduro

Passado o período de transição, a composição, quantidade e aspecto do leite muda novamente. A partir do 15º dia após o parto o corpo materno já entende as necessidades do bebê e passa a produzir apenas o essencial, incluindo a quantidade e qualidade necessária. Chamado de leite maduro, esse é o leite que alimentará o bebê até o desmame.

Tem bebê com cólica? Então vamos aliviar essa dor!

O leite materno pode mudar de aspecto?

Vimos que o leite materno muda ao longo das fases da amamentação. Contudo, sabia que ele pode mudar de aspecto, quantidade e até mesmo composição na fase do leite maduro? Isso acontece porque as necessidades de um bebê podem mudar, dependendo das condições de saúde, composição corporal e outros fatores.

Quantos relatos você já deve ter visto na internet sobre mães que identificaram um leite mais amarelo, rico em gorduras, quando o bebê estava gripado? Essa é a mais perfeita inteligência da natureza presente no corpo materno. O corpo da mãe adapta e produz tudo aquilo que o bebê precisa, por isso, o aspecto do leite pode mudar ao longo da amamentação.

Amamentar emagrece mesmo? Descubra a verdade

Principais diferença entre colostro, leite de transição e maduro

Visualmente, o colostro é mais líquido e pode ser amarelado ou transparente. O leite de transição é mais denso, vem em grandes quantidades e varia entre branco e amarelado. Já o leite maduro fica entre denso e líquido, vem em uma quantidade regular e sua cor pode variar ao longo da amamentação.

Veja as 5 posições para amamentar mais recomendadas

Em termos nutricionais, o primeiro leite é rico em anticorpos e proteínas, o segundo possui mais gordura e grande quantidade de nutrientes e o terceiro contém o valor nutricional de acordo com as necessidades do bebê.

fases do leite materno

Essas são as fases do leite materno e as diferenças ao longo da amamentação. Se você já passou por essas fases, deixe seu relato para auxiliar outras pessoas na amamentação.

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais