Veja as 5 posições para amamentar mais recomendadas

posições para amamentar

Já falei aqui no Amor e Maternidade sobre a pega correta e o quanto isso influencia no sucesso da amamentação. Mas você sabia que existem várias posições para amamentar? Além disso, que a posição para amamentar pode influenciar na qualidade da amamentação? Pensando nessas questões decidi criar um conteúdo específico sobre posições para amamentar. 

A seguir você encontrará as principais dúvidas sobre posição para amamentar e as 5 posições mais indicadas por especialistas, incluindo o Ministério da Saúde. Confira!

Desmame: como fazer e quando é o melhor momento?

Existe posição correta para amamentar o bebê?

A posição do bebê durante a amamentação é algo importante, pois evita problemas como refluxo, pega incorreta e até dificuldade para se alimentar. Contudo, não existe uma posição certa para amamentar. O próprio Ministério da Saúde não informa qual deve ser a posição para amamentação, deixando a mulher e o bebê livres para se adaptar da melhor forma.

Contudo, existem algumas recomendações que são muito importantes, sendo elas:

  • O bebê precisa estar virado para a mãe, alinhado ao seu corpo, com os braços livres e corpo apoiado.
  • A cabeça do bebê deve estar alinhada ao corpo e virada para o peito da mãe, de forma que o nariz esteja de encontro ao mamilo.

Depressão pós-parto: sintomas e tratamento

Qual a melhor posição para amamentar?

Assim como no tópico anterior, não existe a melhor posição para amamentar, já que cada mamãe e bebê são únicos e livres para experimentar a posição que preferirem. Contudo, a melhor posição para amamentar é aquela que segue as recomendações mencionadas, deixa ambos em posição confortável e permite que a amamentação ocorra tranquilamente. 

Nesse quesito, é importante ressaltar algumas considerações no caso de recém-nascido e de bebê com refluxo. 

Posições para amamentar recém-nascido

Por não ter um corpo firme e ser mais delicado, a mãe pode optar por posições mais tradicionais, como quando o bebê fica virado de frente para a mãe, na transversal ou na posição deitado na cama. 

Posições para amamentar bebê com refluxo

Para bebês com refluxo, o ideal são as posições que deixem a cabeça pouco mais elevada que o corpo, para que o leite desça pela garganta com mais facilidade. Por isso, as posições mais indicadas são na vertical e a de cavaleiro, que é uma posição onde o bebê senta no colo da mãe. 

Qual é a melhor pomada para assadura de bebê recém-nascido?

Posições para amamentar mais recomendadas

Agora que você já sabe um pouco sobre posição para amamentação e outras peculiaridades em casos especiais, vamos às 5 posições de amamentação que são mais recomendadas e utilizadas pelas mamães e bebês.

1. Sentada com bebê de frente para você

É aquela posição tradicional que todos estão acostumados. Essa posição é bem fácil de fazer e consiste em manter a barriga do bebê encostada na sua. 

2. Sentada com o bebê tipo cavaleiro

Nesta posição o bebê senta em seu colo como se fosse um cavaleiro e fica completamente de frente para você. É uma boa posição para bebês com refluxo.

Amamentar emagrece mesmo? Descubra a verdade

3. Deitada de lado na cama

Essa é sem dúvidas a posição mais confortável para as mamadas da madrugada. Ela consiste em deitar na cama de lado, apoiando um dos braços no colchão, com o bebê de frente para você. 

4. Sentada com o bebê invertido

Essa é uma ótima opção para as mamães que possuem seios muito grandes ou ainda que estão se recuperando da cesária. Ela consiste em colocar o corpo do bebê na lateral do corpo da mãe, bem abaixo do braço. Já a cabeça fica bem de frente ao peito. 

5. Sentada com o bebê na transversal

A posição na transversal é ótima para recém-nascidos, pois conta com o maior apoio dos braços da mãe e permite auxiliar na pega correta nas primeiras mamadas. Ela consiste em apoiar o bebê com o braço contrário ao seio da mamada. Já o outro braço fica livre para auxiliar na pega e apoiar o bebê como preferir. É similar a posição mais tradicional. 

posições para amamentar

Essas são as posições para amamentar mais recomendadas por especialistas em amamentação. O que achou dessas posições? Deixe seu comentário e compartilhe o post. 

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Patricia S Pires Disse:

    Oi Mayara Eu adorei seu conteudo sobre maternidade na socie https://app.socie.com.br/MayaraF estou de 3 meses.

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Olá Patrícia tudo bem! Seja muito bem vinda. Parabéns. Fraterno abraço!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais