Veja as 5 posições para amamentar mais recomendadas

posições para amamentar

Já falei aqui no Amor e Maternidade sobre a pega correta e o quanto isso influencia no sucesso da amamentação. Mas você sabia que existem várias posições para amamentar? Além disso, que a posição para amamentar pode influenciar na qualidade da amamentação? Pensando nessas questões decidi criar um conteúdo específico sobre posições para amamentar. 

A seguir você encontrará as principais dúvidas sobre posição para amamentar e as 5 posições mais indicadas por especialistas, incluindo o Ministério da Saúde. Confira!

Desmame: como fazer e quando é o melhor momento?

Existe posição correta para amamentar o bebê?

A posição do bebê durante a amamentação é algo importante, pois evita problemas como refluxo, pega incorreta e até dificuldade para se alimentar. Contudo, não existe uma posição certa para amamentar. O próprio Ministério da Saúde não informa qual deve ser a posição para amamentação, deixando a mulher e o bebê livres para se adaptar da melhor forma.

Contudo, existem algumas recomendações que são muito importantes, sendo elas:

  • O bebê precisa estar virado para a mãe, alinhado ao seu corpo, com os braços livres e corpo apoiado.
  • A cabeça do bebê deve estar alinhada ao corpo e virada para o peito da mãe, de forma que o nariz esteja de encontro ao mamilo.

Depressão pós-parto: sintomas e tratamento

Qual a melhor posição para amamentar?

Assim como no tópico anterior, não existe a melhor posição para amamentar, já que cada mamãe e bebê são únicos e livres para experimentar a posição que preferirem. Contudo, a melhor posição para amamentar é aquela que segue as recomendações mencionadas, deixa ambos em posição confortável e permite que a amamentação ocorra tranquilamente. 

Nesse quesito, é importante ressaltar algumas considerações no caso de recém-nascido e de bebê com refluxo. 

Posições para amamentar recém-nascido

Por não ter um corpo firme e ser mais delicado, a mãe pode optar por posições mais tradicionais, como quando o bebê fica virado de frente para a mãe, na transversal ou na posição deitado na cama. 

Posições para amamentar bebê com refluxo

Para bebês com refluxo, o ideal são as posições que deixem a cabeça pouco mais elevada que o corpo, para que o leite desça pela garganta com mais facilidade. Por isso, as posições mais indicadas são na vertical e a de cavaleiro, que é uma posição onde o bebê senta no colo da mãe. 

Qual é a melhor pomada para assadura de bebê recém-nascido?

Posições para amamentar mais recomendadas

Agora que você já sabe um pouco sobre posição para amamentação e outras peculiaridades em casos especiais, vamos às 5 posições de amamentação que são mais recomendadas e utilizadas pelas mamães e bebês.

1. Sentada com bebê de frente para você

É aquela posição tradicional que todos estão acostumados. Essa posição é bem fácil de fazer e consiste em manter a barriga do bebê encostada na sua. 

2. Sentada com o bebê tipo cavaleiro

Nesta posição o bebê senta em seu colo como se fosse um cavaleiro e fica completamente de frente para você. É uma boa posição para bebês com refluxo.

Amamentar emagrece mesmo? Descubra a verdade

3. Deitada de lado na cama

Essa é sem dúvidas a posição mais confortável para as mamadas da madrugada. Ela consiste em deitar na cama de lado, apoiando um dos braços no colchão, com o bebê de frente para você. 

4. Sentada com o bebê invertido

Essa é uma ótima opção para as mamães que possuem seios muito grandes ou ainda que estão se recuperando da cesária. Ela consiste em colocar o corpo do bebê na lateral do corpo da mãe, bem abaixo do braço. Já a cabeça fica bem de frente ao peito. 

5. Sentada com o bebê na transversal

A posição na transversal é ótima para recém-nascidos, pois conta com o maior apoio dos braços da mãe e permite auxiliar na pega correta nas primeiras mamadas. Ela consiste em apoiar o bebê com o braço contrário ao seio da mamada. Já o outro braço fica livre para auxiliar na pega e apoiar o bebê como preferir. É similar a posição mais tradicional. 

posições para amamentar

Essas são as posições para amamentar mais recomendadas por especialistas em amamentação. O que achou dessas posições? Deixe seu comentário e compartilhe o post. 

2 Comentários
  1. Patricia S Pires Disse:

    Oi Mayara Eu adorei seu conteudo sobre maternidade na socie https://app.socie.com.br/MayaraF estou de 3 meses.

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Olá Patrícia tudo bem! Seja muito bem vinda. Parabéns. Fraterno abraço!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo