Como cuidar de gêmeos: 5 truques para dividir a atenção com os cuidados

como cuidar de gêmeos

Ser mãe de gêmeos significa ter trabalho, cuidados e amor em dobro. Portanto, organização e truques de como cuidar de gêmeos fazem a diferença no dia a dia. Por isso, reuni uma série de dicas e coisas úteis para gêmeos, com o intuito de auxiliar principalmente a mãe de gêmeos de primeira viagem. 

Sendo assim, veja a seguir os 5 truques para dividir a atenção com os cuidados dos filhos e muitas dicas de como cuidar de gêmeos. 

Com quantos meses nasce dente no bebê

Como cuidar de gêmeos recém-nascidos?

O bebê recém-nascido exige muitos cuidados e atenção. São inúmeras preocupações, trocas de fralda, mamadas e etapas ao longo do dia. Com gêmeos todos esses cuidados são em dobro. Contudo, há algumas dicas que podem te ajudar nos primeiros dias de vida com recém-nascidos gêmeos. 

1. Aceite toda forma de ajuda

Nada de ser modesta ou assumir toda a responsabilidade sozinha. Você é mãe, mas também precisa de cuidados e do seu tempo para descansar. Os primeiros meses do bebê são muito agitados, pois é preciso se acostumar com uma nova rotina e adaptar-se às necessidades dos bebês. 

Sendo assim, reconheça que você precisa de ajuda, que isso auxiliará você no seu dia a dia e se permita viver a maternidade com menos pressão. E quando eu falo de ajuda não estou me referindo ao marido, mas sim de pessoas próximas como mãe, pai, sogro, sogra, cunhada, irmã, irmão, cunhado, entre outras pessoas. O pai é igualmente responsável pelo bebê, então não trata-se de ajuda, mas sim de compartilhar tarefas e cuidados. 

Saiba como as brincadeiras são essenciais na construção de uma rotina saudável que leve a um sono de qualidade

2. Prepare-se para a chegada dos bebês

Sabendo que o dia a dia com dois bebês não é nada fácil, você pode se preparar para a chegada dos gêmeos. Por exemplo, preparando comida para as primeiras semanas. Cozinhar é algo que demanda tempo, logo, se você puder deixar comida preparada terá mais tempo para outras tarefas. 

A ideia é preparar previamente tudo que possa economizar seu tempo no dia a dia. Isso permitirá que você tenha um tempo extra para dormir, descansar, revezar os cuidados entre os bebês, ou seja, fazer aquilo que é necessário no momento. 

3. Mantenha sua organização

Se tem uma coisa que irá te auxiliar muito é manter-se organizada. A organização é uma grande aliada, principalmente quando há muitas tarefas e pouco tempo disponível. Portanto, inicie a organização já nos preparativos para a chegada dos bebês. 

Organize principalmente aqueles lugares que mais demandam nosso tempo no dia a dia, como a sapateira, guarda-roupa, armários da cozinha, geladeira, lavanderia, entre outros. A ideia é organizar e manter esses locais organizados no cotidiano. Assim você gastará menos tempo com arrumação e encontrará tudo que precisa com mais facilidade. 

Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é

Como cuidar de gêmeos sozinha?

Se cuidar de gêmeos já é difícil, imagina fazer isso sozinha? Essa é a realidade de muitas mulheres, que às vezes não mora perto de familiares e o marido precisa sair para trabalhar. Além das situações onde a mulher acaba cuidando dos filhos sozinha por outros motivos.

Independente disso, saiba que é possível cuidar de gêmeos sozinha, desde que você tenha planejamento, organização e segurança. Esses são os três itens mais importantes nos cuidados com os gêmeos. Sendo assim, veja a seguir algumas dicas. 

  • Faça do carrinho duplo seu grande aliado no dia a dia;
  • Tenha sempre um brinquedo para usar quando necessário;
  • Quando houver um momento desafiador, crie brincadeiras;
  • Não amamente ou dê comida para os dois ao mesmo tempo, isso pode criar uma rotina mais difícil;
  • Tenha sempre leite reserva, caso amamente exclusivamente.
como cuidar de gêmeos

5 truques de como cuidar de gêmeos

Como vimos até aqui, cuidar de gêmeos é o mesmo que ter todos os cuidados em dobro, afinal, são dois bebês. Contudo, dá para passar por essa adaptação com mais harmonia, de forma mais tranquila e organizada. Pensando nisso, reuni 5 truques para auxiliar mamães e papais a cuidar de gêmeos.

1. Adapte sua rotina conforme sua necessidade

Você irá encontrar na internet diversos modelos de rotina para cuidar de gêmeos. No entanto, a melhor organização é aquela que atende às necessidades da sua casa e do seu dia a dia. 

Sendo assim, planeje sua rotina do início ao final do dia atendendo suas necessidades, adaptando as tarefas e cuidados dos bebês e deixando um tempo livre para o seu próprio descanso. 

2. Organize sua vida por completo

Se tem uma coisa que facilita no dia a dia é uma vida organizada. Portanto, organize suas finanças, sua vida pessoal, sua casa, seu dia e até sua alimentação. Tudo que puder organizar proporcionará economia de tempo e você irá se desgastar muito menos ao longo do dia com tarefas e preocupações. 

Desenvolvimento afetivo no primeiro ano do bebê

3. Prepare-se para a amamentação dupla

Amamentar um bebê já é difícil para tantas mães, imagina só para quem tem gêmeos. Portanto, esteja preparada para enfrentar o grande desafio da amamentação. O ideal é que você tente a amamentação com os bebês da forma que for mais confortável e fácil.

Uma ótima dica, nesse caso, é retirar leite sempre que possível para armazenar. Dessa forma, se um dos bebês estiverem mamando e houver a necessidade de alimentar o outro também, alguém poderá oferecer o leite já ordenhado. 

4. Aceite e peça ajuda para cuidar de gêmeos

Ninguém dá conta de tudo sozinha o tempo todo. Então saiba reconhecer seu cansaço, suas necessidades e peça ajuda. Você precisa de tempo para ir ao banheiro, tomar banho, comer, dormir e viver. Então não tenha vergonha ou medo de pedir ajuda, pois você não deixará de ser uma super mãe por ter alguém te ajudando. 

5. Concilie determinadas atividades dos bebês

É interessante conciliar determinadas atividades dos bebês, como o horário do banho, da soneca ou das brincadeiras. Além de proporcionar o contato entre irmãos para os bebês, isso torna a rotina muito mais fácil. Portanto, dependendo dos cuidados você pode tentar incluir os dois na mesma atividade, como banho juntos (se houver alguém para te ajudar), estimular brincadeiras com os dois acordados no mesmo momento, entre outras coisas. 

como cuidar de gêmeos

O que achou dessas dicas de como cuidar de gêmeos? Se você é mãe ou pai de gêmeos, conte como está sendo sua experiência e compartilhe também suas dicas nos comentários.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais