Amamentar emagrece mesmo? Descubra a verdade

amamentar emagrece

Amamentar emagrece ou é apenas um mito? Aposto que você já ouviu diversas vezes que a amamentação é amiga da perda de peso. Como esse é um assunto de grande interesse para quem acabou de ter um bebê, resolvi esclarecer esse assunto e explicar qual é a relação da perda de peso com a amamentação.

Amamentação Cruzada e seus perigos

Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Amamentar emagrece mesmo?

Algumas pessoas dirão que a amamentação não emagrece, mas há inúmeros relatos e estudos que comprovam a relação entre a perda de peso e a amamentação. Segundo um estudo publicado no International Journal of Community Medicine and Public Health, mães que amamentam por no mínimo seis meses conseguem voltar ao peso de antes da gestação mais rapidamente e mantém o peso ao longo de dois anos. 

Já as mães que amamentam menos de seis meses ou não conseguem amamentar, demoram mais para emagrecer e podem ter dificuldade em manter o peso estável dentro dos próximos 2 anos.

A amamentação emagrece mesmo por uma razão simples: a produção de leite gasta muitas calorias, logo, o estoque de gordura e outras fontes de energia do corpo são utilizados para a amamentação. 

Amamentar emagrece: mito ou verdade?

De acordo com diversos estudos e especialistas, amamentar ajuda a emagrecer e manter o peso estável dentro dos próximos 2 anos. Sendo assim, podemos concluir que a afirmação “amamentar emagrece” é realmente verdade. 

Maternidade e Carreira: amamentação e a volta ao trabalho

Contudo, é importante lembrar que a relação entre amamentação e emagrecimento também considera o tipo de alimentação e estilo de vida da mamãe. Portanto, não podemos dizer que amamentar emagrece muito ou milagrosamente, mas que auxilia na perda de peso saudável quando associado a uma alimentação equilibrada. 

Amamentar emagrece quantos quilos por mês?

Sabendo que amamentar emagrece de verdade, você deve estar se perguntando quantas calorias perde amamentando ou quantos quilos perde por mês ao amamentar. Antes de qualquer coisa, saiba que a perda de peso ocorrerá de forma gradual e única para cada mulher. Isso porque cada pessoa possui um organismo que também é influenciado por diversos aspectos.

Diariamente, a amamentação utiliza 600 a 800 calorias do corpo da mãe para a produção de leite. Sendo assim, há algumas estimativas de que as mamães possam perder cerca de 2 quilos por mês amamentando exclusivamente. 

Se considerarmos o gasto calórico diário, podemos dizer que amamentar equivale a uma caminhada moderada de meia hora. Contudo, proporciona um retorno ao peso inicial muito mais rápido e ainda contribui com diversos benefícios tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Em quanto tempo é possível emagrecer amamentando?

As mulheres só querem emagrecer no pós-parto, por isso, podem acabar se iludindo com a ideia de que poderão voltar ao peso de antes da gravidez instantaneamente. Saiba que o emagrecimento no pós-parto é gradual e leva tempo.

Todavia, o mais comum é que a mulher demora 6 meses para perder os quilos adquiridos ao longo da gravidez. Logo após o parto, 9 a 10 kg são eliminados apenas pela saída do bebê e de outros pesos adicionais como placenta e líquido amniótico.

Dicas de amamentação: Como fazer a pega correta e muito mais!

Desmame: como fazer e quando é o melhor momento?

Com a amamentação exclusiva, até os 3 meses de pós-parto é possível perder entre 5 e 6 quilos. Ao chegar nos 6 meses de amamentação, é possível eliminar mais 5 ou 6 quilos com a produção de leite materno.

É normal emagrecer ao amamentar?

Como vimos neste artigo, emagrecer ao amamentar ou emagrecer depois do parto é algo normal sim. Já o emagrecimento excessivo na amamentação não é normal e pode trazer problemas para a sua saúde. Se isso estiver acontecendo com você, procure um médico. 

Não consigo emagrecer amamentando, isso é normal?

Sim e pode acontecer com muitas mulheres. O que acontece é que a produção de leite materno exige um grande gasto calórico, mas se você não tem uma alimentação equilibrada pode ser mais difícil perder peso no pós-parto. 

Emagrecer amamentando parece fácil, mas você precisa conciliar a amamentação exclusiva com uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos, caso seja liberado para você e até drenagem pós-parto para a eliminação de líquidos. 

amamentar emagrece

Agora que você já sabe que amamentar emagrece mesmo, conte nos comentários quantos quilos ganhou durante a gestação e qual é a sua meta de emagrecimento no pós-parto. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais