O exercícios físico durante a gestação não só traz benefícios para a saúde, como também ajuda a preparar o corpo para o parto.
A gestação é um momento de felicidade, mas também de muitas transformações na vida de qualquer mulher. Durante este período passamos por muitas modificações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em praticamente todos os sistemas e estas modificações ocorrem durante todo o período gestacional. São muitos os fatores que estimulam a gestante se manter fisicamente ativa durante a gestação; entre eles, evitar dores lombares, as quais são muito frequentes durante esse período da mulher, e oferecer, tanto para a mãe quanto para o bebê, uma gravidez segura e saudável.
Mas se a mudança no padrão de atividade física da população em geral é uma preocupação hoje em dia, imagine quando se trata de mulheres grávidas.
É seguro fazer exercícios durante a gestação?
O número de gestantes ativas, a duração, a frequência e a intensidade dos exercícios são ainda menores quando comparadas às não gestantes. Mesmo sabendo que a prática do exercício físico durante a gestação é regular, pelo menos 30 minutos ao dia, pode promover inúmeros benefícios, incluindo a prevenção de diabetes gestacional e pré eclampsia, além de não haver evidências mostrando malefícios para o feto e/ou recém-nascido com a prática orientada de exercícios. Exercícios físicos em intensidade leve a moderada igualmente não foram associados, como muitos achavam, ao trabalho de parto prematuro e baixo peso do recém-nascido. Outros benefícios associados a essa prática durante a gravidez, são a redução de dores nas costas, edema e fadiga, na sensação de bem-estar, na qualidade do sono, além de um melhor controle no ganho de peso.
Muitos acreditam ser mais seguro ficar mais quieta, a lei do menor esforço! Imagine as gerações passadas que tinham que capinar, lavar, cozinhar, correr atrás dos filhos, e olha que não eram poucos. Como faziam para ficar de repouso? Ainda não eram conhecidos os benefícios que os exercícios podiam trazer para a gestante.
Hoje depois de muitos estudos e diretrizes com relação a gestação e exercícios podemos concluir que eles podem e devem ser recomendados para todas as gestantes saudáveis mesmo as sedentárias que desejam iniciá-la durante a gestação, sendo nesse caso a recomendação atual iniciá-la após a 12ª semana de gestação.
Alguns cuidados devem ser tomados pela gestante durante a prática de exercícios físico durante a gestação, como hidratação e nutrição adequadas e entender as necessidades de cada trimestre e estar sempre alerta aos sintomas. Procure sempre um profissional de educação física capacitado. E acredite, sua gestação e puerpério será muito mais fácil e agradável!
Texto escrito por Gabriela Cangussu, Mestre em Ciências do Esporte (Laboratório de Fisiologia do Exercício) e Treinadora do Mamãe Sarada.
[…] música na gravidez? Quem não gosta de música? Música para dançar, relaxar, compartilhar, educar e entreter. Há música para tudo. Mas você sabia que também pode […]
[…] É seguro fazer exercícios físico durante a gestação? […]
Mayara,
“Imagine as gerações passadas que tinham que capinar, lavar, cozinhar, correr atrás dos filhos”…É uma ótima referência, ainda mais agora que há oferta demasiada de acompanhamento profissional.
Gravidez não é sinônimo de doença.
Então bora fazer exercícios.