Muita coisa mudou desde que começamos a viver a pandemia do novo coronavírus. Uma delas é o fechamento temporário das escolas como medida de proteção contra o vírus. E isso trouxe diversos desafios para as crianças e pais que ainda não estavam preparados para viver a experiência da aula à distância.
Contudo, se olharmos pelo lado positivo podemos tirar disso tudo uma grande lição: a valorização dos professores e das escolas. Se você também está passando por esse desafio, junte-se a mim neste bate-papo sobre aula à distância.
Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças
7 dicas para a rotina de volta às aulas
Quais são os desafios da aula à distância?
Quem está passando por essa situação, já percebeu que não é nada fácil aplicar este método para uma criança. Todavia, em sala de aula, os professores possuem toda a capacidade e técnica para lidar com as crianças, chamar a atenção, ensinar e orientar corretamente.
Infelizmente, nós pais, não temos toda essa competência. Portanto, ensinar em casa é mais difícil do que parece, mesmo tendo recursos disponíveis como internet, computador, material de estudo e aulas online. Imagine só para quem não tem nem mesmo essa oportunidade? Sim, é um desafio enorme.
Veja alguns dos principais desafios quanto as aulas à distância!
Manter um ritmo de estudos diário
Todos tentam e se esforçam, mas é mais difícil manter um ritmo de estudos diário. Não é o mesmo que acordar todo dia no mesmo horário, tomar café da manhã e ir para a aula. As crianças ficam mais preguiçosas sabendo que podem ficar em casa, os pais não cobram tanta disciplina neste aspecto e fica difícil manter o ritmo.
Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!
Criança na web: como educar seus filhos sem proibir a internet
Dica: para vencer esse desafio, implemente uma rotina que seja confortável para todos. Ou seja, as crianças não precisam acordar muito cedo, mas devem ter horário para iniciar e terminar as aulas.
Prestar atenção na aula à distância
Quando não há um professor por perto cobrando, chamando a atenção e sendo interativo na explicação, as crianças perdem o foco e desviam a atenção do que estão estudando. É muito difícil para elas prestarem a atenção em uma aula gravada ou em um livro de matemática, por exemplo.
Dica: se puder, acompanhe as aulas com as crianças auxiliando nas explicações, nas atividades e interagindo sobre o conteúdo aprendido.
Desinteresse em cumprir as atividades escolares
O desinteresse é um dos maiores desafios da aula à distância. As crianças simplesmente não querem estudar e não querem aprender. É, e isso não acontece apenas em casa, os professores também enfrentam esse desinteresse dos alunos quanto as atividades escolares.
Dica: entenda o interesse da criança e o que a motiva a estudar. Por exemplo, aprender através de histórias, sonho de se tornar um cientista, facilidade em aprender sobre números, ou seja, algo que desperte essa vontade.
Conselho sobre aula à distância em plena pandemia de covid-19
Tenho visto muitos pais, professores e especialistas dizerem isso e espero que esse conselho também te ajude: não se cobre tanto. Não cobre tanto das crianças! É um momento difícil que exige adaptação. Não somos professores, não temos esse dom, técnica e capacidade de ensinar nossos filhos.
Birra Infantil: Causas e como evitá-las
Dicas de aulas online para crianças durante a pandemia
Então leve as coisas com mais leveza e não pense que esse ano será perdido. Felizmente temos a oportunidade de estarmos com nossos filhos em casa, com a máxima da proteção contra o novo coronavírus.
E para você, qual tem sido o maior desafio da aula à distância com as crianças?