Cachorro para criança: Entenda quando ter e sob quais circunstâncias!

cachorro para criança

Quando alguém fala sobre cachorro para criança, geralmente se refere a uma raça dócil e que permita um bom convívio com crianças. Contudo, você já parou para pensar se essa é realmente uma boa ideia? Ou ainda, qual é o melhor momento para a criança ter um animal de estimação?

Algumas crianças já nascem em lares com animais de estimação. Enquanto outras insistem para os pais dizendo que desejam ter um cachorro, um gato, um coelho e por aí vai. Embora a amizade entre crianças e animais de estimação seja muito benéfica, é importante considerar alguns pontos dessa decisão. Por isso, vamos a mais um bate-papo, dessa vez com tema “cachorro para criança”

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

Fases do desenvolvimento infantil: entenda cada uma delas!

Cachorro para criança é benéfico?

Existem inúmeros estudos sobre o assunto e todos apontam para diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto mental e emocional de ambos. Cachorros e crianças se dão muito bem e constroem uma linda relação de amizade.

Não há dúvidas de que ter um cachorro em casa proporcionará muitos benefícios para a criança. Os benefícios incluem:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Desenvolvimento educacional e afetivo acima da média;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade;
  • Redução de problemas alérgicos como dermatite crônica, bronquite e asma;
  • Melhora do desenvolvimento muscular;
  • Menor incidência de obesidade e sedentarismo infantil.

Quando dar um cachorro para criança?

A primeira coisa que é importante esclarecer que, independente da idade da criança, a responsabilidade pelo animal será sempre dos pais. Então se você pensa em dar um cachorro para seu filho, saiba que você será responsável pelo animal, o que inclui: alimentá-lo, levar ao veterinário, dar vacinas, limpar xixi e coco, levá-lo para passear, entre uma série de cuidados. 

Birra Infantil: Causas e como evitá-las

Dicas de exercício físico para fazer em casa com as crianças

Embora a criança queira muito e esteja disposta a ser responsável pelos cuidados com o pet, vai ter um momento que ela não vai querer limpar a sujeira do cachorro, ou vai se esquecer de alimentá-lo, enfim. O que eu quero dizer é que a responsabilidade é dos pais, em todo caso. Portanto, se você pensa em dar um animal para a criança pense por um momento: eu posso cuidar desse animal? Terei tempo e dinheiro para cuidar do cachorro?

Idade ideal para a criança ter um cachorro

Não existe um consenso sobre o assunto. Alguns aconselham que as crianças tenham o convívio com animais de estimação desde quando nascem. Outros recomendam esse contato após determinada idade. 

Se os pais espera um maior contato de ambos, o ideal é esperar até que a criança tenha 4 anos de idade. Nessa idade, a criança já estará desenvolvendo uma maturidade maior para entender certas coisas. É nesse momento também que a coordenação motora melhora e o convívio com os animais se torna mais fácil.

O que você precisa saber antes de adotar um pet?

Infelizmente algumas pessoas adotam animais de estimação e acreditam que eles irão se comportar como pelúcias fofinhas. Contudo, quando descobrem o quanto um animal pode dar trabalho, acabam se desfazendo do pet. Então para você não cometer esse mesmo erro, veja algumas informações importantes sobre o pet para você decidir se vale a pena ter um cachorro.

  • Cachorros latem, rosnam e podem ser muito barulhentos, principalmente os filhotes;
  • Quando filhotes, não sabem onde fazer suas necessidades então você terá que ensiná-los;
  • Alguns gostam de roer coisas como calçados, móveis, tapetes, cortinas, entre outras coisas;
  • Os custos para manter um animal são altos, eles precisam de alimentação específica, vacinas, consultas, banhos e outros cuidados que variam de acordo com a raça;
  • Nem todos os cachorros se dão bem com crianças, alguns só gostam de sossego;
  • Um cachorro é para a vida toda, é uma relação muito forte que não deve ser abandonada, doada ou desfeita de nenhuma forma.

O que eu quero dizer é que dar cachorro para criança é muito benéfico, mas quando for tomar essa decisão pense de forma consciente. 

cachorro para criança

Nós começamos esta experiência a dois meses e estamos amando! E você, tem algum animal de estimação? Conte nos comentários! 

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais