Você acha o seu bebê preguiçoso?

preguiçoso

Algumas mães, em minhas consultas diárias, trazem essa observação: “Amanda, o meu bebê é preguiçoso. Ele não gosta de rolar, não gosta de andar, de brincar…”. Nessas horas, pergunto às mães: será que o seu filho é apenas preguiçoso?

A “preguiça” pode, sim, ser fruto de um sono insuficiente! Eu explico.

O sono é o grande restaurador de energia. Isso porque é nesse período que irá ocorrer a restauração da parte cognitiva e física do indivíduo, assim como a liberação de determinados hormônios. No caso dos bebês, que estão em fase de desenvolvimento e, portanto, gastam uma quantidade enorme de energia no dia a dia, se faz ainda mais necessário o dormir!

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

Qual é a importância de dormir no escuro?

Se há um sono noturno de má qualidade, provavelmente o seu bebê irá passar o dia sonolento e, sinto informar, as sonecas não serão suficientes para reparar a falta do sono noturno. Soneca não deve ser um reparador das horas mal dormidas à noite! Isso acaba por fazer com que o seu bebê não tenha energia, disposição, o que se reflete na chamada “preguiça”!

Como lidar com o meu bebê (que não é preguiçoso, só está cansado)?

Avalie se o sono dele aparenta ser muito agitado. Por exemplo, se o lençol ou travesseiro estão babados ao despertar dele, se estão ocorrendo vários despertares noturnos e se, nessas horas, há uma dificuldade em voltar a dormir. Não deixe de considerar se fatores externos, como a luz do ambiente ou os barulhos no quarto e na casa podem estar provocando os despertares.

Dicas de brincadeiras que podem ajudar na construção de uma rotina saudável

As janelas de sono do bebê e sua importância na construção da rotina saudável

E, claro, se perceber que algumas dessas observações estão ocorrendo, não deixe de considerar um profissional especializado em Medicina do Sono! Organizar os aspectos da higiene do sono podem ser cruciais para fazer com que o seu bebê passe a ter mais energia e, assim, esteja mais aberto para as atividades ao longo do dia!

bebe preguiçoso

Escrito por Psicóloga Amanda Pascoal

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais