É bastante comum nos depararmos grávidas e ansiosas com o que nos espera. Afinal, estamos esperando pelo desconhecido! Mas saiba que é possível sim, nos prepararmos para a maternidade em si. Aliás, a melhor forma de curtir de verdade o que vamos viver é nos informando, nos antecedendo aos fatos.

Hoje minha amiga Hellen Xavier do Blog Integralmente mãe, nos explica o que devemos fazer.

Como se preparar?

cursos para gestantes

A preparação pode até acontecer antes mesmo de você engravidar. E neste caso, muitas mulheres que são tias, quando engravidar podem ter facilidade em viver tudo o que espera. Mas ainda assim, sabemos que a responsabilidade de filho difere muito da de um sobrinho.

A preparação deve acontecer com coleta de informações com profissionais das áreas de obstetrícia, psicologia, nutrição, pediatria e até mesmo com aquelas mães mais experientes. Lembre-se que o interessante é absorver a informação com quem estudou sobre o assunto, e comprová-la com a experiência.

+Aleitamento Materno e seus Benefícios

+Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho

Precisa mesmo de curso para ser mãe?

Cursos online tem sido uma prática em diversas áreas de estudo. Portanto na maternidade não é algo totalmente novo. E qualquer curso online que abrange grande equipe de profissionais é mais barato que um curso semelhante (com grande equipe multidisciplinar) presencial.

Os cursos para gestantes online estão cada vez mais presentes para preencher esta lacuna. A maioria dos cursos presenciais não dispõe de grande equipe multidisciplinar (variedade de profissionais). Sem contar que tudo que é via internet é muito prático, podendo ser usufruído onde e quando quiser né!

Por que se preparar?

Sem contar que tudo que é online você assiste as aulas quantas vezes desejar. Em aulas presenciais é apenas uma única vez! Isso justifica que se você for comparar os cursos para gestantes online e os presenciais, a versão online sempre terá um conteúdo mais elaborado e amplo para oferecer.

O despreparo para exercer a maternidade contribui para que as crianças sejam criadas como sobreviventes. O que significa que todas as decisões acerca da maternidade podem não ser as melhores.

Um grande exemplo é em relação a oferecer doces à bebês antes dos 24 meses. Muitas mães o fazem pelo simples motivo de que até àquele momento “todos em sua família comeram e ninguém morreu”.

É uma justificativa pobre, não é mesmo? Afinal tantas informações gratuitas na internet sobre isso! Este exemplo se aplica em muitos âmbitos da maternidade. Aplica-se inclusive na escolha do tipo de parto (normal ou cesariana), nas decisões que abrangem a amamentação do bebê e outros assuntos.

+Os benefícios da terapia holística na gestação

+É seguro fazer exercícios físico durante a gestação?

Estudar para ser mãe?

A verdade é que um curso é interpretado como estudar algo desconhecido. Todavia, a gravidez e todos os processos seguintes não são algo tão desconhecido assim para as mulheres grávidas.

Em suma podemos dizer que cursos para gestantes tem o grande objetivo de ampliar e agregar maior informação / conhecimento acerca de todo o processo da maternidade.

cursos para gestantes

Passar pela gravidez, pelo processo de trabalho de parto e parto em si parece natural. Todavia quando se conhece o próprio corpo e os processos científicos correspondentes tudo é facilitado!

Há quem diga que não precise “estudar” para passar por um parto normal. Mas e se eu te disser que há meios de aliviarem as dores do parto, contribuindo para que a hora “h” seja menos dolorosa?

Com certeza você vai querer conhecer não é mesmo? Enfim, as janelas se abrem de verdade, para quem busca informações!

A maternidade como um todo, é rica de conhecimento e descobertas, mas tenha certeza que informação nunca é demais. E a cada fase do seu filho, você precisará se atualizar com um ou outro conceito.

Uma birra pode significar algo diferente do que a maioria pensa. E é aí que entra o seu papel de mãe, que busca informações apropriadas para o bem-estar do filho!

A tranquilidade da maternidade. Existe?

Esteja certa que em tudo na vida, se você se preparou para viver algo que nunca viveu, você terá paz e tranquilidade. Isso porque o “novo” não será tão novo assim, já que você se preparou com leitura e busca dei informações.

A maternidade é da mesma forma! Você não se planeja para fazer um almoço em família? Se todos chegarem sem avisar em sua casa a chance de não haver comida será grande! Por isso a preparação, planejamento. E na hora da refeição em família haverá paz, tranquilidade e você vai curtir o momento, tenho certeza!

cursos para gestantes

Este artigo foi útil pra você? Imagino que sim não é mesmo! Espero de verdade que você tenha compreendido a importância de se preparar para o melhor momento de sua vida: a maternidade! Um abraço!

Este artigo foi escrito por Hellen Xavier, mãe do Estêvão de 5 anos, esposa, dona-de-casa, arquiteta nas horas vagas e autora do blog Integralmente Mãe. Lá você encontra reflexões e dicas sobre gravidez, maternidade, vida em família e empreendedorismo materno.

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!