Visita ao recem nascido
Arquivo Pessoal: Laura com dois dias.
Vai visitar recém nascido? Então não deixe de ler esse artigo, nele você vai encontrar dicas para não errar na hora da visita.
A chegada de um bebê é lindo, não é mesmo? Porém mexe com toda rotina da casa e principalmente da mãe, que fica bastante cansada, independente de qual tenha sido o parto.
Todos ficam bastante ansiosos com a chegada daquele “serzinho” que foi tão esperado durante 9 meses. Mas temos que ter cautela na hora da visita.

12 Dicas para visitar recém nascido

1. Visita em casa ou hospital?

Visitar recém nascido no hospital ainda é a preferência das mães, pela praticidade de poder contar com todo o suporte das enfermeiras para os cuidados com o bebê, por não precisar se preocupar com a organização e a limpeza da casa, nem com o que servir. Eu particularmente acho essa uma ótima opção, porém não foi o ocorrido comigo. A maioria veio em casa, e olha sem hora para ir embora, até mesmo familiares. É muito bom receber todos, mas é exaustivo, principalmente os primeiros meses. O melhor é depois que a mãe já passou os resguardo e está adaptada a nova vida.

2. Ligue antes de aparecer

Receber visita surpresa não é muito agradável, ainda mais com recém-nascido em casa. Ligue antes de aparecer, e procure combinar com a família o melhor horário. O bebê ainda não tem horários definidos para dormir e você pode tocar a campainha bem na hora da soneca, que também é um dos poucos momentos que a mãe tem para aproveitar e descansar.
3. Não leve crianças

Pode soar um pouco forte, mas os pequenos sempre querem pegar, beijar, correr pela casa, fazem muito barulho, não agradando muito. É o comportamento normal e esperado. Caso seja da família, converse antes como deve se comportar para que não fique uma situação constrangedora, e seja breve na visita.

4. Não vá se estiver doente

Esse tópico dispensa explicações, mas, mesmo assim, é bom lembrar. Como é recém nascido, acabou de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas, então ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.

5. Não fume e não use perfumes

O olfato do bebê é muito sensível, você não sabe se possui alergias. Evite expor a criança a cheiros desnecessários. Eu passei por isso, e nós ficávamos até sem jeito de falar. Então, esqueça os perfumes em geral. Quanto ao cigarro, despensa explicações…
6. Higiene reforçada
Fazer uso do álcool-gel não é frescura, nem exagero. Caso não tenha lave bem as mão, isto é proteção de vírus e bactéria, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Eu comprei e deixei bem a vista, e sempre pedia para passar antes de pegar.
7.Visitas rápidas

Visitar recém nascido significa o carinho que você tem pela família, então não precisa ficar horas. Até porque você não sabe como foi a noite do bebê. Procure ser breve, quando o bebê adormece, é o momentos de descanso para os pais. Fique apenas se for solicitado.

8. Não pegue na mão do bebê, não beije e nem pegue no colo, caso a mãe não queira

Nossas mãos encostam por vários objetos no decorrer do dia, então, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Pegar no colo, só se a mãe oferecer. Pois estão desprotegidos, podem ser fontes de vírus e bactérias.
9. Evite os conselhos e palpites

Nas primeiras semanas, ainda é fase de adaptação ao novo papel, evite deixar a mãe irritada, insegura, triste. Eu já me aborreci várias vezes, e não gosto que deem palpites.

10. Não tire fotos, se a mãe não permitir

Sempre peça permissão para fotografar e principalmente postar fotos nas redes sociais. É lindo, fofinho, mas algumas famílias não gostam.
11.Não é festa, principalmente se for a noite
Se chegar na casa da família e tiver outra visita, procure voltar outro dia. Muita conversa, muita gente deixa o bebê estressado. E quando a visita resolve aparecer, a noite, hora de descanso? Peça ao esposo, ou quem estiver com você para fazer sala ou pedir para voltar outra hora. Eu passei muito por isso e é cansativo demais.
12. Hora de amamentar

Hora de amamentar é sagrada, então se perceber que está no momento, se despeça e vá para um lugar tranquilo, principalmente quando não se tem muita prática.recem-nascido

Espero que tenham gostado!
Abraços,
Mayara Figueredo

22 Comentários

    • By Mayara Figueredo Resposta

      Olá Larissa, tudo bem! É assim mesmo que somos chamadas. Mas também não ligo, a prioridade é o bebê!
      bjus

  1. Quando ganhava meu filho, não queria ninguém no hospital e só depois de 3 dias em casa eu recebia alguém, só mãe e tia mesmo, adorei as dicas.

  2. Dicas valiosas e que todos deveriam seguir. Passei por cada coisa quando tive minha filha, as pessoas não respeitam, deveriam pesquisar dicas assim antes de irem visitar. Adorei. Bjo Verônica Alves

  3. Aff o q mas odiava e odeio e os palpites. O que mas me irritava era as comparacoes.
    "Meu filho nao era assim/ meu filho rra quieto/ meu filho nao chorava tanto/ meu filho dormia tantas horas. "…
    Eu odiava e odeio ate hj. Nao e obrigado um bebe ser igual ao outro, cada um e de um jeito. Assim como as pessoas sao diferentes a das outras. Aff ate un dia me irritar com bebe chorando e uma pessoa badalando em meu pe de ouvido " os meus nao eram assim, os meus nao choravam tanto"
    Aquilo me sobiu a cabeca e explodi e falei " ta bom seus filhos eram santos e a minha nao entao eu cuido.da maneira quee convem." Ate hj nunca mas palipitou em nada. Aff

  4. Nossa esse post deveria ser utilidade publica, pq tem pessoas muito inconvenientes que vai visitar recém nascido. As vezes com crianças ou gripadas, sem noção!! Ótimo post! Bjs

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!