Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

12 Dicas para visitar recém nascido

27

 

Vai visitar recém nascido? Então não deixe de ler esse artigo, nele você vai encontrar dicas para não errar na hora da visita.

A chegada de um bebê é lindo, não é mesmo? Porém mexe com toda rotina da casa e principalmente da mãe, que fica bastante cansada, independente de qual tenha sido o parto.
Todos ficam bastante ansiosos com a chegada daquele “serzinho” que foi tão esperado durante 9 meses. Mas temos que ter cautela na hora da visita.
Ocorreu um caso que um bebê contraiu herpes por ser beijado por uma visita que recebeu, a reportagem saiu no Bebê Mamãe.

12 Dicas para visitar recém nascido

1. Visita em casa ou hospital?

Visitar recém nascido no hospital ainda é a preferência das mães, pela praticidade de poder contar com todo o suporte das enfermeiras para os cuidados com o bebê, por não precisar se preocupar com a organização e a limpeza da casa, nem com o que servir. Eu particularmente acho essa uma ótima opção, porém não foi o ocorrido comigo. A maioria veio em casa, e olha sem hora para ir embora, até mesmo familiares. É muito bom receber todos, mas é exaustivo, principalmente os primeiros meses. O melhor é depois que a mãe já passou os resguardo e está adaptada a nova vida.

2. Ligue antes de aparecer

Receber visita surpresa não é muito agradável, ainda mais com recém-nascido em casa. Ligue antes de aparecer, e procure combinar com a família o melhor horário. O bebê ainda não tem horários definidos para dormir e você pode tocar a campainha bem na hora da soneca, que também é um dos poucos momentos que a mãe tem para aproveitar e descansar.
3. Não leve crianças

Pode soar um pouco forte, mas os pequenos sempre querem pegar, beijar, correr pela casa, fazem muito barulho, não agradando muito. É o comportamento normal e esperado. Caso seja da família, converse antes como deve se comportar para que não fique uma situação constrangedora, e seja breve na visita.

visitar recém nascido

4. Não vá se estiver doente

Esse tópico dispensa explicações, mas, mesmo assim, é bom lembrar. Como é recém nascido, acabou de chegar ao mundo, ainda não tem o sistema imunológico completamente desenvolvido, nem tomou todas as vacinas, então ele fica mais suscetível a ação de vírus e bactérias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.

5. Não fume e não use perfumes

O olfato do bebê é muito sensível, você não sabe se possui alergias. Evite expor a criança a cheiros desnecessários. Eu passei por isso, e nós ficávamos até sem jeito de falar. Então, esqueça os perfumes em geral. Quanto ao cigarro, despensa explicações…

6. Higiene reforçada

Fazer uso do álcool-gel não é frescura, nem exagero. Caso não tenha lave bem as mão, isto é proteção de vírus e bactéria, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Eu comprei e deixei bem a vista, e sempre pedia para passar antes de pegar.

Confira também:

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas

Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto e como tratar

7.Visitas rápidas

Visitar recém nascido significa o carinho que você tem pela família, então não precisa ficar horas. Até porque você não sabe como foi a noite do bebê. Procure ser breve, quando o bebê adormece, é o momentos de descanso para os pais. Fique apenas se for solicitado.

8.Não pegue na mão do bebê, não beije e nem pegue no colo, caso a mãe não queira

Nossas mãos encostam por vários objetos no decorrer do dia, então, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Pegar no colo, só se a mãe oferecer. Pois estão desprotegidos, podem ser fontes de vírus e bactérias.

9. Evite os conselhos e palpites

Nas primeiras semanas, ainda é fase de adaptação ao novo papel, evite deixar a mãe irritada, insegura, triste. Eu já me aborreci várias vezes, e não gosto que deem palpites.

visitar recém nascido

10. Não tire fotos, se a mãe não permitir

Sempre peça permissão para fotografar e principalmente postar fotos nas redes sociais. É lindo, fofinho, mas algumas famílias não gostam.

11.Não é festa, principalmente se for a noite

Se chegar na casa da família e tiver outra visita, procure voltar outro dia. Muita conversa, muita gente deixa o bebê estressado. E quando a visita resolve aparecer, a noite, hora de descanso? Peça ao esposo, ou quem estiver com você para fazer sala ou pedir para voltar outra hora. Eu passei muito por isso e é cansativo demais.

12. Hora de amamentar

Hora de amamentar é sagrada, então se perceber que está no momento, se despeça e vá para um lugar tranquilo, principalmente quando não se tem muita prática.

visitar recém nascido

Espero que tenham gostado!
Abraços, Mayara Figueredo!

27 Comentários
  1. Camila Moraes - Milagre Disse:

    Adorei essas dicas! Tem coisa que é básica mas que muita gente não se liga…

    1. Mayara Figueredo Disse:

      É bem isso. Coisas simples mais que fazem a diferença. Obrigada pela visita. Bjus

  2. baby cute Disse:

    Palavras excelentes. Bem colocado e fácil de entender, parabéns e continue assim para sempre. Ótimo artigo, gostei muito.

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Olá. Obrigada pelo feedback. Abraços.

  3. […] 12 Dicas para visitar recém nascido […]

  4. Larissa Zorzenone Disse:

    Olá
    Quando tive meu filho, fui chamada de chata por muitas pessoas por pedir o básico, como avisar antes de vir em casa, não vir se estiver doente e coisas assim. Sinceramente, não ligo. Acho que tem que ter noção.

    1. By Mayara Figueredo Disse:

      Olá Larissa, tudo bem! É assim mesmo que somos chamadas. Mas também não ligo, a prioridade é o bebê!
      bjus

  5. *Mulher Virtuosa By Vany* Disse:

    Dicas ótimas e que devemos muito utilizar nessa ocasião.

  6. Inter Cachos Disse:

    Quando ganhava meu filho, não queria ninguém no hospital e só depois de 3 dias em casa eu recebia alguém, só mãe e tia mesmo, adorei as dicas.

  7. Amor e Maternidade Disse:

    Obrigada Aldine!
    Bjus.

  8. Amor e Maternidade Disse:

    Que bom Verônica!
    Obrigada.
    Bjus.

  9. Amor e Maternidade Disse:

    Obrigada Cristina!
    Bjus.

  10. Amor e Maternidade Disse:

    Oi Carla! também não gosto não, ainda mais quando se compara.
    Bjus, obrigada pela visita!

  11. Amor e Maternidade Disse:

    Olá! Eu que agradeço, fico feliz por ajudar!
    Bjus.

  12. Amor e Maternidade Disse:

    Obrigada, bjus!

  13. Amor e Maternidade Disse:

    Olá! Fico feliz.
    Obrigada.

  14. Amor e Maternidade Disse:

    Obrigada Jennifer! É complicado não é mesmo?
    Bjus

  15. Amor e Maternidade Disse:

    Obrigada!

  16. Aldine Azevedo Disse:

    Adorei as dicas abordadas no post! São muito úteis para muita gente!
    Parabéns

  17. Keep n Pop Disse:

    Dicas valiosas e que todos deveriam seguir. Passei por cada coisa quando tive minha filha, as pessoas não respeitam, deveriam pesquisar dicas assim antes de irem visitar. Adorei. Bjo Verônica Alves

  18. Residente Não Domiciliada Disse:

    Adorei as dicas, ainda mais que atualmente estou pra conhecer um novo integrante da família.
    Obrigada pelas dicas, bjs

  19. Anny - Blog Doce 18 Disse:

    Dicas muito importantes, poque tem muita gente sem noção por aí. Bjs

  20. Cristina Borges Disse:

    Parabéns pelo post! Tem muitas pessoas que não sabem como agir ao visitar um recém nascido.

  21. carla Disse:

    Aff o q mas odiava e odeio e os palpites. O que mas me irritava era as comparacoes.
    "Meu filho nao era assim/ meu filho rra quieto/ meu filho nao chorava tanto/ meu filho dormia tantas horas. "…
    Eu odiava e odeio ate hj. Nao e obrigado um bebe ser igual ao outro, cada um e de um jeito. Assim como as pessoas sao diferentes a das outras. Aff ate un dia me irritar com bebe chorando e uma pessoa badalando em meu pe de ouvido " os meus nao eram assim, os meus nao choravam tanto"
    Aquilo me sobiu a cabeca e explodi e falei " ta bom seus filhos eram santos e a minha nao entao eu cuido.da maneira quee convem." Ate hj nunca mas palipitou em nada. Aff

  22. By Jhessi Disse:

    Menina esse post vai ajudar muita gente, vou seguir algumas dicas quando eu for ver o filhinho da prima que nasceu.

  23. Jennifer Gobbi Disse:

    Nossa esse post deveria ser utilidade publica, pq tem pessoas muito inconvenientes que vai visitar recém nascido. As vezes com crianças ou gripadas, sem noção!! Ótimo post! Bjs

  24. Anna Rodrigues Disse:

    Super concordo com as dicas… sempre prezar pela saúde do bebê e da mãe também que deve descansar e repor energia.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

5 Receitas com mandioca para você se deliciar! Planejar Viagem em Família: Descubra em 7 Passos! (Copia) 5 Tipos de Viajantes! Qual é o seu? Renova Be: Os Benefícios do Colágeno e do Retinol PARKIDS: Onde a Diversão Infinita Encontra a Imaginação! Guia Prático de Como Organizar a Mala de Viagem e/ou Mala Maternidade