Hoje trago para vocês dicas e sugestões para ajudar nessa importante etapa na vida das crianças, onde precisamos de muita paciência!
Saiba como realizar o processo com filho.
Os livros e bonecos podem ser um aliado aos pais para explicar o desfralde aos seus filhos.
A vida é feita de fases, e no início dela, uma das quais todos temos que passar é o desfralde, o momento em que as crianças deixam de usar as fraldas e passa a utilizar o banheiro. Essa etapa requer muita paciência dos pais, pois cada criança tem o seu tempo, e do mesmo jeito que pode ser algo fácil para algumas, para outras pode significar muita sujeira e dificuldades. Também vale ressaltar que não existe um tempo correto para a realização dessa etapa, porém, gira em torno dos 2 anos e meio aos 3 anos e, sem uma lógica concreta, essa etapa costuma ser mais fácil com as meninas.
Um dos pontos mais importantes além da já citada paciência, é o diálogo com o seu filho. Os pais devem conversar e explicar como funciona essa etapa, sem colocar pressão e com muita calma, deixando a criança tentar no seu tempo.
Qual o momento ideal para o desfralde?
Para saber o momento ideal, os pais podem ficar de olho em algumas atitudes do seu filho, pois eles mesmos podem ajudar a acelerar todo o processo.
Uma situação que é bem rotineira nessa etapa é o incomodo com as fraldas sujas, pois a criança começa a ficar mais agitada, querendo ela mesma retirar a fralda conforme vai enchendo, mostrando que não está satisfeita com o acessório no corpo.
+ Como organizar os brinquedos com as crianças?
+ Garrafa da Felicidade: como desenvolver o pensamento positivo nas crianças
Outro ponto que é importante é ter atenção e observar se a criança já consegue se sentar mantendo a posição por um tempo sem muitas agitações, desequilíbrios, pois é fundamental para leva-la ao vaso sanitário sem o risco de quedas e acidentes. Sempre fique em alerta.
Outro detalhe é observar se ele já consegue controlar o momento de fazer o xixi e o cocô. No início é natural que a criança não saiba diferenciar o momento de fazer um ou outro, portanto é aconselhável sempre que se sente no vaso até mesmo quando os meninos queiram fazer o xixi, assim evitando situações inesperadas. Com o passar do tempo e a consciência da vontade de fazer cada coisa, a própria criança irá ter noção se é o momento do número 1 ou do 2.
+Introdução Alimentar: Confira aqui 15 receitas de papinhas fáceis e rápidas
A curiosidade também pode ser uma aliada, visto que a criança poderá despertar a vontade de usar o vaso, com os papais sempre explicando a sua função. Para isso, sempre fale pausadamente, com calma, ensinando como deve-se utilizar o banheiro corretamente e repetindo o procedimento sempre que necessário, até que o seu filho desperte a vontade de fazer as suas necessidades no vazo sanitário.
Desfralde diurno x Desfralde noturno
Tenha calma e paciência, pois essa etapa pode durar meses, variando de criança para criança.
O desfralde noturno é diferente do diurno, e requer ainda mais paciência. Ambos não precisam acontecer no mesmo momento, inclusive é indicado que se comece com o diurno e, apenas quando a criança já conseguir pegar um pouco de confiança e identificar o momento e que sente necessidade de ir ao banheiro sozinho, passar para o noturno. Essa etapa de transição pode demorar, dependendo mais uma vez do tempo de cada criança.
Uma dica para ajudar os papais nessa etapa são os livros infantis que falam sobre o tema, contando as historinhas e explicando para a criança como é o processo, tudo de maneira bem simplificada e prática, com calma para que eles entendam. A utilização de bonecos também é válida, como uma forma de mostrar a postura.
É aconselhado que, para melhor entendimento da criança, apenas uma pessoa fique encarregada do desfralde, sendo o papai ou a mamãe. Quem assumir essa responsabilidade, deverá estar sempre atento aos horários da criança, até que tudo se torne uma verdadeira rotina, pois todo o processo pode durar semanas e até mesmo meses.
Quando iniciar o desfralde, tanto diurno quanto o noturno, é importante que os pais não retornem a utilização de antes, pois este fato pode frustrar as crianças e até vocês mesmos. Tenha calma, pois imprevistos serão normais, tanto no chão e na roupa, como na cama, jamais brigue ou mostre irritação, isso irá atrapalhar todo o processo.
+ Como preparar seu filho para a chegada de um irmãozinho
Meu Relato
Por aqui passei por esse processo com Luiz Miguel a 9 anos, e foi bem tranquilo. Claro que levou um tempo para associar, não me recordo quanto, mas assim que aprendeu foi muito rápido! Já o da noite me surpreendi, pois assim que comecei, ele fez xixi na cama apenas uma noite.
Já com a Laura de início ao processo. Comprei um piniquinho, ela sentava, sabia diferenciar, já entendia bem onde ela precisava fazer. Muitas conversas, mas fui deixando no seu tempo, sem forçar, naturalmente e observando. Não obtive sucesso, pois ela iniciou na creche e precisei interromper.
Porém, no período das férias de Julho retomei com força total e deu super certo! O desfralde diurno está quase 90%. Ela ainda tem dificuldade na hora de fazer o cocô. Assim que concluirmos, entraremos com noturno.
Divida comigo sua experiência, deixe seu comentário me contando como foi. Também deixe dúvidas e sugestões!
Obrigada por me acompanhar!
Comecei a fazer o desfralde e no começo fazia no piniquinho …. Até que viu o pai fazendo no vaso e quis tbm ….. Mais aí começava só a fazer na roupa …. E eu ficava brava …. Voltei a por fralda e interrompi .. n voltei mais …
Oi Larissa, seja muito bem vinda. Que pena! Ele estava no caminho correto. Nós precisamos ser forte!É trabalhoso mais gratificante. Seja persistente.
Olá Mayara.
Meu filho está quase 100% . Foi muitooo difícil no começo, porque logo que tirava a fralda, ele fazia certinho, sentia vontade e já avisava. Na 2ª, 3ª, 4ª fazia na roupa. Percebi que ele travou quando eu ficava brava com ele. E foi uma parceria mútua, eu me acalmei e ele voltou aos poucos, já avisa e corre pro banheiro. Agora só quando saímos eu coloco fralda, já aconteceu dele precisar e não ter banheiro perto, fez na roupa tadinho, porém não briguei com ele. Ele está seguro, vai voltar pra escolinha sem fralda 😉
Fiz o desfralde com meus filhos, aos 2 anos e foi até rápoido, 2 semanas estavam fazendo tudo no vasinho.
Nossa esse post é super interessante, minha prima vai amar saber como agir nesse momento
Oi
seu post é ótimo eu adorei,com certeza vai ajudar as mamães de primeira viagem,eu sofri para tirar as fraldas dos meus filhos não é nada fácil.
Super bacana e esclarecedor o seu post. Com certeza essa é uma das muitas fases difíceis pelas quais pais e filhos passam, mas penso que com amor e paciência tudo fica bem no final.
É algo complicado, bem informativo seu post.
O mais correto é ficarmos cientes de que cada criança tem seu tempo! E por mais cansativo e desafiador que seja temos que ter paciência com cada uma dessas fases. Com o desfralde não é diferente, é um momento de amadurecimento da criança que precisa totalmente do apoio dos pais para passar com louvor por essa fase.
Muito bom o post eu vou iniciar no verao vivo na irlanda aqui e inverno acho mais facil pk esta mais calor e pra mim e mais facil
Eu ainda nao sou mae, mas vejo pela minha afilhada e sobrinha que nao é facil
Nossa adorei seu post, tenho uma prima minha que foi uma dificuldade para tirar ela da fralda. Não sou mãe, mas já vou levar esse ensinamento para vida.
É uma fase bem difícil, tenho um casal, e comecei o desfraldar com 1 ano e meio, mas vejo MTA criança de uns 4 anos ainda usando fralda, mas por comodismo a dos pais do que por necessidade
Suas informações estão bem completas sobe esse assunto, pois desfralde é uma fase complicada para a criança, esse post com certeza vai ajudar muito as mamães que estão com o filho nessa situação, é sempre bom aprender mais sobre o assunto, bjs.
Desfralde é complicado.. vejo crianças com 4, 5 anos usando fralda. Não sou mãe, enfim, vai de cada um!
Que texto lindo! Foi bem esclarecedor, pois sou mãe de primeira viagem e agora sei lidar da forma correta. Obrigada.
Olá Patrícia, que bom poder ajudar! Fico feliz que tenha gostado! Beijinhos.
Laura gosta é de subir no pinico.
Verdade!