Minimalismo aplicado ao Estilo

O Minimalismo surgiu em 1960 nos EUA. Suas principais características são o uso de forma geométrica simples (retilínea) com repetições simétricas e a utilização de poucas cores. Enquanto aspecto filosófico, o minimalismo irá adequar as necessidades da vida aquilo que é realmente essencial, descartando futilidades no caminho da realização pessoal. Já no mundo da moda, o percursor do minimalismo foi o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que ficou conhecido por transformar a silhueta e os ombros, tornando-se um verdadeiro arquiteto da costura.

Minimalismo

+A importância da Autoimagem

+O poder do estilo próprio

Minimalismo e a Moda

Cada vez mais frequente no cenário da moda, o termo Minimalismo está muito ligado com o conceito do slow fashion e do consumo consciente. O estilo que está mais para estilo de vida e não só de moda, procura otimizar as peças do guarda-roupa e transformá-lo em algo mais atemporal e versátil. O “lema” dos minimalistas é ter poucos e bons produtos, portanto fogem das tendências. Não se trata de ir “contra” a moda, mas ser mais consciente sobre ela. E o princípio de que menos é mais pode ser aplicado ao nosso dia a dia para termos uma vida sem excessos, consciente e mais prática. É claro que aderir ao lifestyle 100% minimal é um exercício diário que requer esforço, e às vezes não se aplica para a vida de algumas pessoas que gostam um pouco mais de cores, excesso, estampas e décor que chamam atenção.

minimalismo

No minimalismo encontramos peças mais chiques e ajustadas, contanto que sejam atemporais. O legal do estilo é que ele abrange tanto looks mais informais quanto mais formais, e sem lotar o armário de roupas! A paleta cores que predominam no minimalismo são as nossas conhecidas cores neutras: branco, preto, cinza, azul-marinho e marrom. A combinação monocromática é uma das principais características de tais looks. As estampas aparecem bem pouco, mas, quando aparecem, são bem discretas. As listras, os poás e o xadrez são as preferidas justamente por serem clássicas. E para otimizar ainda mais o guarda-roupa, temos a opção do mix de estampas. Seu acervo irá render que é uma beleza!

+Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças

+Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Dica para arrasar, tenha um guarda roupa cápsula

Não há nada mais minimal e consciente do que reinventar peças que você tenha no closet, para criar infinitos looks. Um guarda-roupa cápsula – com poucas peças, onde todas combinem entre si é o objetivo, e para compor esse armário deixo aqui algumas sugestões: apostar em um mix de acessórios delicados e discretos, as cores são super bem-vindas e criam uma atmosfera cool e divertida para as peças mais básicas, os clássicos como camisas, peças de alfaiataria, mom jeans, sandálias e camisetas são perfeitos para montar looks charmosos, elegantes e imbatíveis. Na moda íntima e sleepwear, o minimalismo surge como referência em conforto e praticidade.

minimalismo

E você, se identifica com o Estilo Minimalista?

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais