Minimalismo aplicado ao Estilo
O Minimalismo surgiu em 1960 nos EUA. Suas principais características são o uso de forma geométrica simples (retilínea) com repetições simétricas e a utilização de poucas cores. Enquanto aspecto filosófico, o minimalismo irá adequar as necessidades da vida aquilo que é realmente essencial, descartando futilidades no caminho da realização pessoal. Já no mundo da moda, o percursor do minimalismo foi o estilista espanhol Cristóbal Balenciaga, que ficou conhecido por transformar a silhueta e os ombros, tornando-se um verdadeiro arquiteto da costura.
Minimalismo e a Moda
Cada vez mais frequente no cenário da moda, o termo Minimalismo está muito ligado com o conceito do slow fashion e do consumo consciente. O estilo que está mais para estilo de vida e não só de moda, procura otimizar as peças do guarda-roupa e transformá-lo em algo mais atemporal e versátil. O “lema” dos minimalistas é ter poucos e bons produtos, portanto fogem das tendências. Não se trata de ir “contra” a moda, mas ser mais consciente sobre ela. E o princípio de que menos é mais pode ser aplicado ao nosso dia a dia para termos uma vida sem excessos, consciente e mais prática. É claro que aderir ao lifestyle 100% minimal é um exercício diário que requer esforço, e às vezes não se aplica para a vida de algumas pessoas que gostam um pouco mais de cores, excesso, estampas e décor que chamam atenção.
No minimalismo encontramos peças mais chiques e ajustadas, contanto que sejam atemporais. O legal do estilo é que ele abrange tanto looks mais informais quanto mais formais, e sem lotar o armário de roupas! A paleta cores que predominam no minimalismo são as nossas conhecidas cores neutras: branco, preto, cinza, azul-marinho e marrom. A combinação monocromática é uma das principais características de tais looks. As estampas aparecem bem pouco, mas, quando aparecem, são bem discretas. As listras, os poás e o xadrez são as preferidas justamente por serem clássicas. E para otimizar ainda mais o guarda-roupa, temos a opção do mix de estampas. Seu acervo irá render que é uma beleza!
+Melhores Pais: 8 chaves para educar as crianças
+Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar
Dica para arrasar, tenha um guarda roupa cápsula
Não há nada mais minimal e consciente do que reinventar peças que você tenha no closet, para criar infinitos looks. Um guarda-roupa cápsula – com poucas peças, onde todas combinem entre si é o objetivo, e para compor esse armário deixo aqui algumas sugestões: apostar em um mix de acessórios delicados e discretos, as cores são super bem-vindas e criam uma atmosfera cool e divertida para as peças mais básicas, os clássicos como camisas, peças de alfaiataria, mom jeans, sandálias e camisetas são perfeitos para montar looks charmosos, elegantes e imbatíveis. Na moda íntima e sleepwear, o minimalismo surge como referência em conforto e praticidade.
E você, se identifica com o Estilo Minimalista?