Como organizar roupas: dicas para armários, closet, ideias, diy e mais!

como organizar roupas

Existem muitas técnicas de como organizar roupas em armários, closets e cômodas. Por isso, se você está procurando por uma solução simples, mas que seja eficaz para suas roupas, confira o artigo até o final. 

Portanto, a seguir você encontrará várias dicas para organizar roupas, técnicas de dobras, quais organizadores são úteis e como montar alguns móveis para auxiliar na sua organização!

13 dicas de como organizar guarda roupa de bebê

Dez dicas de como lavar roupas de bebê recém nascido

Como organizar roupas definitivamente?

O mais importante na organização das roupas é saber quantas peças você têm e o espaço disponível para elas. Todavia, todas as técnicas de organização começam com as seguintes etapas:

  1. Comece retirando todas as peças e coloque-as sobre a cama. Isso facilitará a visualização das roupas que você possui e do espaço disponível para organizá-las.
  2. Crie categorias para suas roupas, amontoando camisetas, calças, shorts, vestidos, entre outras classificações. Contudo, você também pode dividir as peças entre inverno, verão e meia estação.
  3. Veja quais roupas de fato você usa, considere doar algumas peças e lembre-se: quanto menos roupa você tiver, mais fácil será organizar e manter tudo no lugar. 
  4. Use dobras que auxiliem na organização. Isso também dependerá da forma como você irá armazenar cada roupa. No entanto, a seguir falaremos mais sobre dobras e armazenamento. 
  5. Limpe o local de armazenamento, organize as peças por categorias, tipos de tecido ou material e cores. Isso auxiliará na visualização da peça que você deseja usar. 

Esse é o passo a passo inicial para organizar roupas. Contudo, para auxiliar você na organização de armários ou do closet, veja algumas dicas legais e truques!

Quando doar, jogar fora ou manter as roupas?

Não sabe quando você deve doar, jogar fora ou manter as roupas em seu armário? Às vezes é difícil decidir entre o melhor destino de uma peça, pois nos prendemos ao apego emocional, memória importante ou outro argumento. Então veja um diagrama que exemplifica como tomar essa decisão sabiamente. 

como organizar roupas

Quantas peças de roupa uma pessoa precisa?

Embora essa seja uma questão muito particular e depende de uma série de fatores (gosto pessoal, necessidade, tipo de trabalho), sabemos que algumas peças são fundamentais para a construção de múltiplos looks. Por isso, saber exatamente quais peças você precisa ter para fazer combinações de inverno, verão e meia-estação, é algo que facilitará sua organização das roupas. 

12 Dicas para organizar sua vida financeira em tempos de crise

Lista de compras de supermercado: dicas de organização e checklist!

Portanto, veja a seguir o que é necessário para montar looks bonitos com peças que combinam entre si. Lembrando que, essas são apenas algumas ideias para que você se desfaça de peças que só atrapalham na organização e não são fundamentais em seu dia a dia. 

como organizar roupas
como organizar roupas
como organizar roupas

Organização Diária: 10 dicas infalíveis para manter a casa organizada

Como ter uma rotina organizada e mais leve

Como organizar roupas nos armários?

Primeiramente, defina o tamanho do seu armário. Ele é adequado para suas roupas? É pequeno ou grande? Isso é importante, pois definirá a forma como você irá organizar o setor. Por exemplo, se seu armário é pequeno para a quantidade de roupas que você tem, então é importante priorizar a otimização de espaço. Veja algumas dicas para cada caso.

  • Armários pequenos: use cabides para organizar peças que podem ser penduradas. Em alguns casos, dá para sobrepor cabides e otimizar ainda mais o espaço disponível. Nas gavetas, coloque organizadores do tipo colmeia e guarde apenas peças pequenas. 
  • Armários grandes: o mais importante nesse caso é usar etiquetas para saber onde está cada item e organizar por seções, categorias e até mesmo estações do ano. 

Como organizar roupas nas gavetas?

Se você tem cômoda ou gaveteiro em seu armário de roupas, reserve esse espaço para peças pequenas. Isso porque as gavetas permitem organizar melhor as peças pequenas, além de evitar que elas se percam pelo armário. 

Peças como roupas íntimas, meias, cachecóis, toucas e luvas podem ser colocadas em gavetas para auxiliar na organização. Nesse caso, é possível ainda melhorar a organização utilizando colmeias organizadoras, assim é mais fácil manter tudo no lugar. 

Como organizar roupas no closet?

Por ser um armário aberto, é importante que o closet esteja sempre organizado, com fácil visualização das peças e bonito. Logo, veja algumas dicas de organização para closet:

  • As roupas mais usadas no dia a dia devem ser organizadas nas prateleiras e cabideiros mais acessíveis. 
  • Roupas pouco usadas ou de outra estação devem ser colocadas em andares mais altos, pois você não usará com tanta frequência.
  • Para acessórios ou peças pequenas, use organizadores como caixas bonitas e decorativas.
  • Coloque etiquetas nos organizadores, gavetas, cabideiros e até mesmo nas prateleiras para identificar as roupas.

Como organizar roupas: técnicas de dobras

Usar a dobra certa a organização de cada categoria de roupa auxiliará muito na visualização das peças e na possibilidade de manter tudo organizado. Por isso, veja a seguir algumas formas de dobrar roupas.

Quais peças dobrar?

  • Camiseta
  • Malha
  • Pijama
  • Legging
  • Jeans
  • Meias
  • Roupas íntimas
  • Crochê
  • Peças de tricô e lã
  • Todas as peças que não amassam facilmente

13 dicas de como organizar guarda roupa de bebê

como organizar roupas

Quais peças pendurar?

  • Vestido
  • Terno
  • Camisa social
  • Calça de tecido que amassa
  • Sobretudo
  • Jaqueta
  • Blazer 
  • Casaco
  • Todas as peças que amassam facilmente

Faça você mesmo: organização de armários e closet

Agora que você já sabe como organizar roupas em armários e closets, além de técnicas de dobra e muito mais, vamos a algumas dicas de faça você mesmo para auxiliar na sua organização. 

1. Colmeias ou divisórias para gavetas

Já falamos da importância de dividir os itens dentro da gaveta, pois isso auxilia na organização diária. Logo, você pode comprar esse item ou fazer em casa com alguns materiais baratos. Por exemplo, divisórias de papelão que se encaixam, colmeias confeccionadas com tecido e cola quente, entre outras. Veja algumas inspirações.

como organizar roupas
como organizar roupas
como organizar roupas
como organizar roupas

2. Caixas organizadoras para closet

Outra forma de organizar facilmente suas roupas é utilizando caixas organizadoras. Esse é sem dúvidas um dos faça você mesmo mais fáceis que existem, pois você pode aproveitar caixas de presente ou de papelão para usar no closet. Veja algumas ideias bem legais.

como organizar roupas
como organizar roupas

3. Personalize cabides 

Essa dica possibilita organizar peças que amassam facilmente e ainda dá um charme para o closet ou cabideiro. Embora pareça complexo, a personalização pode ser feita com materiais simples que você tem em casa. Portanto, veja algumas formas de personalizar cabides.

como organizar roupas
Como organizar roupas
como organizar roupas
como organizar roupas

O que achou de todas essas dicas de como organizar roupas? Conte nos comentários como você organiza as roupas na sua casa e quais dicas vai colocar em prática a partir de agora!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais