Como estimular o desenvolvimento infantil? Neste post trago para vocês dicas de como estimular o desenvolvimento infantil de seu filho de acordo com sua faixa etária. Desde o nascimento até os 3 anos.
A primeira infância, de zero a 6 anos, é um período muito importante para o desenvolvimento mental e emocional e de socialização da criança.
É fundamental estimular bem a criança nessa fase, para que ela tenha uma vida saudável e possa desenvolver-se bem na infância, na adolescência e na vida adulta. Acompanhe o desenvolvimento da criança com o profissional de saúde. Se achar que algo não vai bem, não deixe de alertá-lo para que possa examiná-la melhor.
Do nascimento até 2 meses de idades
- Para que o bebê se desenvolva bem, é necessário, antes de tudo, que seja amado e desejado pela sua família. A ligação entre a mãe e o bebê é muito importante neste início de vida; por isso, deve ser fortalecida.
- Converse com o bebê, buscando contato visual (olhos nos olhos). Não tenha vergonha de falar com ele de forma carinhosa, aparentemente infantil. É desse modo que se iniciam as primeiras conversas. Lembre-se de que o bebê reconhece e se acalma com a voz da mãe. Nessa fase, o bebê se assusta quando ouve sons ou ruídos inesperados e altos.
- Preste atenção no choro do bebê. Ele chora de jeito diferente dependendo do que está sentindo: fome, frio/calor, dor, necessidade de aconchego.
- Estimule o bebê mostrando-lhe objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 cm.
- Para fortalecer os músculos do pescoço do bebê, deite-o com a barriga para baixo e chame sua atenção com brinquedos ou chamando por ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Isto o ajudará a sustentá-la.
De 2 a 4 meses
- Brinque com o bebê conversando e olhando para ele.
- Ofereça objetos para ele pegar, tocar com as mãos.
- Coloque o bebê de bruços, apoiado nos seus braços, e brinque com ele, conversando ou mostrando-lhe brinquedos à sua frente.
- Observe que o bebê brinca com a voz e tenta “conversar”, falando “aaa, qqq, rrr”.
De 4 a 6 meses
- Ao oferecer algo para o bebê (comida, brinquedo etc.), espere um pouco para ver sua reação. Com isso, ele aprenderá a expressar aceitação, prazer e desconforto.
- Acostume o bebê a dormir mais à noite.
- Ofereça brinquedos a pequenas distâncias, dando a ele a chance de alcançá-los.
- Proporcione estímulos sonoros ao bebê, fora do seu alcance visual, para que ele tente localizar de onde vem o som, virando a cabeça.
- Estimule-o a rolar, mudando de posição (de barriga para baixo para barriga para cima). Use objetos e outros recursos (brinquedos, palmas, etc).
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De 6 a 9 meses
- Dê atenção à criança demonstrando que está atento aos seus pedidos. Nesta idade, ela busca chamar a atenção das pessoas, procurando agradá-las e obter a sua aprovação.
- Dê à criança brinquedos fáceis de segurar, para que ela treine passar de uma mão para a outra.Converse bastante com a criança, cante, use palavras que ela possa repetir (dadá, papá etc.).
- Ela também pode localizar de onde vem o som.
- Coloque a criança no chão (esteira, colchonete) estimulando-a a se sentar, se arrastar e engatinhar.
De 9 meses a 1 ano
- Coloque ao alcance da criança, sempre na presença de um adulto, objetos pequenos como tampinhas ou bolinha de papel pequena, para que ela possa apanhá-los, usando o movimento de pinça (dois dedinhos). Muito cuidado para que ela não coloque esses objetos na boca, no nariz ou nos ouvidos.
- Brinque com a criança com músicas, fazendo gestos (bater palmas, dar tchau etc.), solicitando sua resposta.
- Converse com a criança e use livros com fi guras. Ela pode falar algumas palavras como (mamã, papá, dá) e entende ordens simples como “dar tchau”.
- Deixe a criança no chão para que ela possa levantar-se e apoiando.
De 1 ano a 1 ano e 3 meses
- Seja firme e claro com a criança, mostrando-lhe o que pode e o que não pode fazer.
- Afaste-se da criança por períodos curtos, para que ela não tenha medo da sua ausência.
- Estimule o uso das palavras em vez de gestos, usando rimas, músicas e sons comumente falados.
- Ofereça à criança objetos de diversos tamanhos, par que ela aprenda a encaixar e retirar um objeto do outro.
- Crie oportunidades para ela se locomover com segurança, para aprender a andar sozinha.
De 1 ano e 3 meses a 1 ano e 6 meses
- Continue sendo claro e firme com a criança, para que ela aprenda a ter limites.
- Conte pequenas histórias, ouça música com a criança e dance com ela.
- Dê ordens simples, como “dá um beijo na mamãe”, bate palminha.
- Dê à criança papel e giz de cera (tipo estaca, grosso) para que ela inicie os seus rabiscos. Isto estimula a sua criatividade.
- Crie oportunidades para a criança andar não só para frente como também para trás (puxando carrinho etc).
Leia também:
Pico de Crescimento: Entenda o que é
Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é
De 1 ano e 6 meses a 2 anos
- Estimule a criança a colocar e tirar suas roupas, inicialmente com ajuda.
- Ofereça brinquedos de encaixe, que possam ser empilhados, e mostre como fazer.
- Mostre fi guras nos livros e revistas falando seus nomes.
- Brinque de chutar bola (fazer gol).
- Observe que a criança começa a juntar palavras e a falar frases simples como “gato cadê?” ou “leite não”.
- Entenda que nesta idade a criança demonstra ter vontade própria, testa limites e fala muito a palavra não.
De 2 anos a 2 anos e 6 meses
- Continue estimulando a criança para que ela se torne independente em atividades de autocuidado diário, como, por exemplo, na alimentação (iniciativa para se alimentar), no momento do banho e de se vestir.
- Comece a estimular a criança a controlar a eliminação de fezes e urina, em clima de brincadeira, sem exercer pressão ou repreender.
- Gradativamente, estimule o uso do sanitário.
- Estimule a criança a brincar com outras crianças.
De 2 anos e 6 meses a 3 anos
- Dê oportunidade para ela ter contato com livros infantis, revistas, papel, lápis, giz de cera. Leia, conte historinhas, brinque de desenhar, recortar fi guras, colagem.
- Mostre para ela figuras de animais, peças do vestuário, objetos domésticos e estimule a criança a falar sobre eles: o que fazem, para que servem (ex.: quem mia?).
- Faça brincadeiras utilizando bola e peça para a criança jogar a bola em sua direção, iniciando, assim, brincadeira envolvendo duas ou mais pessoas.
[…] atenciosa e afetuosa com que vocês pais irão tratar esses momentos, são muito importantes no desenvolvimento da criança, principalmente na primeira infância – de 0 a 3 anos, seguindo por toda a infância, […]
[…] atenciosa e afetuosa com que vocês pais irão tratar esses momentos, são muito importantes no desenvolvimento da criança, principalmente na primeira infância – de 0 a 3 anos, seguindo por toda a infância, […]
Não sabia que existia blogs com esse conteúdo, mas amei conhecer mais. As dicas são incríveis demais, eu amei o conceito do blog. Bjs
Olá Nathaly, fico feliz em ter gostado! Bjus
nada melhor que essa fase linda que aprendemos com ele a cada dia
Excelente dicas, nenhuma mãe tem a receita de como agir no primeiro filho, sempre vamos pela nossa intuição, muitas vezes erramos, mas com estes tópicos fica bem mais fácil ter ideia como agir em cada fase da criança. Bjs
Olá cristina, é verdade aprendemos a lidar com a situação!
Que post mais perfeito!!! Adorei as dicas!!! Beijos
Obrigada Mariana!
Super completo seu artigo, Adorei!! Ja encaminhei para minhas amigas que são mamãe
Obrigada Luciane!
Muito bacana essas dicas, minha sobrinha está na fase de tentar se trocar ajudando, desfralde, e a palavra não pode, nao sai da boquinha dela rsss
Muito bom ver tudo que costumamos ouvir resumido e muito bem explicado neste post!
Que excelente post mostrando o que é importante fazer em cada fase para um desenvolvimento saudável dos bebês. Realmente cada etapa tem um papel importante para o crescimento da criança. É muito importante saber acompanhar bem tudo isso. Muito bom compartilhar com todos.
ótimas dicas amava olhar na caderneta de vacinação todo mês!
Amei o post, adorei as dicas. Tenho um filho de 1 ano e 4 meses. Vou colocar em prática suas dicas. Bjs
Oi Talita fico muito feliz que tenha gostado! Bora praticar, bjus.
Que fase gostoso de desenvolvimento ! Sabe que eu tenho um livro sobre o assunto e quando o Pedrinho era bebê eu seguia as recomendações e foi muito bom 🙂
Olá Mônica, é muito bom mesmo! Bjus
Uau! Que post completo! Ótimas dicas! Parabéns pelo trabalho!
Obrigada Talita! Bjus