Retorno às aulas após pandemia: tudo que você precisa saber!

retorno às aulas após pandemia

Ainda não há uma previsão de quando as aulas voltarão, mas muitas pessoas têm falado sobre as práticas para o retorno às aulas após pandemia. A verdade é que pensar no retorno das aulas diante de um cenário tão inóspito para as crianças é algo bem difícil. Mas é preciso ter em mente algumas práticas para lidar com o retorno das aulas no pós-pandemia.

Por isso, reuni neste artigo algumas dicas de como se preparar, o que você deve saber e como se orientar da melhor forma. Isso facilitará para que as crianças retornem para a escola com segurança. 

7 dicas para a rotina de volta às aulas

Quando voltam as aulas pós-pandemia? 

Não há uma previsão de quando as aulas irão retornar, até porque ainda estamos vivendo uma pandemia. O ano de 2021 começou com um cenário de esperança, as vacinas estão sendo aprovadas em várias regiões do mundo. Por isso, há uma grande expectativa de que tudo possa voltar ao normal ainda neste ano.

Mas é importante não criar expectativas demais, afinal, a prioridade é a saúde de todos. Por isso, é fundamental pensar além das aulas presenciais e aderir ao máximo possível à prática do ensino a distância. Dessa forma, podemos manter as crianças em constante aprendizado em um ambiente seguro. 

Dica de site para compra de material escolar

O que esperar da escola pós-pandemia?

Quando a pandemia acabar, é esperado que as crianças voltem às aulas com revezamento entre os alunos. Essa medida ocorrerá até que o vírus esteja completamente controlado ou erradicado. Isso porque o novo coronavírus é um vírus ainda desconhecido e que está evoluindo rapidamente. 

Sendo assim, toda prática que beneficie a saúde e segurança das crianças no pós-pandemia é muito bem-vinda e necessária. Por isso, as aulas devem retornar com práticas sanitárias para garantir que todos estejam seguros.

Além disso, é muito importante que os pais tenham uma preocupação maior com qualquer sintoma ou contato com alguém que esteja doente ao longo do ano letivo após a pandemia. É responsabilidade dos pais assegurar que a família está saudável e que a criança não apresenta nenhum risco para as outras crianças, professores e funcionários da escola. 

Por isso, as ações no pós-pandemia devem ser de cooperação entre as práticas sanitárias da escola e o bom senso dos pais.

Como será a volta às atividades na educação infantil e juvenil? 

Volta as aulas: dicas para ajudar seu filho

As atividades na educação infantil e juvenil deverão voltar com revezamento, segundo informações dadas por gestores de escola em todo o país. Além disso, dentro das escolas os alunos receberão instruções de como manter um convívio seguro. Também serão aplicadas medidas sanitárias para reduzir o risco de contágio. 

No caso dos estudos, algumas escolas têm divulgado que farão uma espécie de recuperação do ano letivo que foi perdido em 2020. Ou seja, é esperado que os alunos façam a reposição das matérias que não foram aprendidas no ano passado. Isso será aplicado para que todos fiquem no mesmo nível de conhecimento. 

Os desafios para as crianças e pais das aulas à distância em tempos de pandemia

Até o momento, falar sobre o retorno às aulas após pandemia é difícil, pois a maior preocupação no momento está sendo conter a disseminação do vírus e levar a imunização ao maior número de pessoas possível. Só depois disso é esperado a volta à normalidade, inclusive das aulas escolares. 

O que você acha sobre o retorno às aulas após pandemia? Deixe seu comentário para interagirmos!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais