Método Montessori
Método Montessori é o nome dado as teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado por Maria Montessori.
Toda criança é capaz de aprender através do desenvolvimento espontâneo, a partir das experiências efetuadas no ambiente, que deve estar organizado para proporcionar a manifestação dos interesses naturais da criança, estimulando a capacidade de aprender fazendo a experimentação da criança, respeitando fatores como tempo e ritmo, personalidade, liberdade e individualidade.
A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.
Seis pilares educacionais de Montessori são:
- Autoeducação
- Educação como Ciência
- Educação Cósmica
- Ambiente Preparado
- Adulto Preparado
- Criança Equilibrada
Autoeducação
A criança é capaz de aprender sozinha. Todas as crianças aprendem algumas coisas sozinhas: andar, falar, comer, pegar, reconhecer voz e aparência, receber e fazer carinho.
Em Montessori, é confiar na criança. Se adaptando ao ambiente ela poderá desenvolver de forma independente e livre.
Educação Cósmica
É desperto o interesse da criança pelo mundo. É perceber que todas as coisas estão conectadas e dependem umas das outras para existir, desenvolvendo assim a gratidão.
Educação com Ciência
Observar as ações das crianças, trabalhando para a construção do equilíbrio interior e da felicidade na vida da criança e do adolescente.
Ambiente Preparado
É devolver à criança o que lhe pertence, com ambientes de liberdade e independência, onde tudo seja organizado, oferecido e preparado para a ação infantil. É importante que o ambiente da criança fale com ela, que seja do seu tamanho, simples, minimalista mesmo, e que contenha objetos interessantes e importantes para sua caminhada de vida rumo à independência do adulto.
Adulto Preparado
Para que todos os outros princípios funcione, o adulto precisa interagir com a criança. O adulto preparado é um observador que confia na criança e busca nos atos dela as indicações de suas necessidades. Esse adulto nunca ajuda mais do que o mínimo necessário, estará por perto sempre, acreditando que a criança pode agir sozinha garantindo que sua presença possa ser sentida caso seja necessária.
Criança Equilibrada
A criança alcança o equilíbrio interior e torna-se, primeiro, muito mais concentrada, e em seguida a um só tempo mais feliz, generosa, esforçada, cheia de iniciativa e independência e consideração pelo outro. O equilíbrio natural da criança pequena é o único e verdadeiro objetivo de todo o trabalho montessoriano, e é daqui que sai todo trabalho educacional.
Todos os princípios do método Montessori devem funcionar em união, para que a criança se desenvolva de forma completa e equilibrada. É necessário compreender a criança para identificar nela os sinais da eficiência daquilo que lhe está sendo oferecido. De acordo com Montessori, “uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
“Uma das provas da correção do processo educacional é a felicidade da criança”.
O método Montessori já tem sido utilizado em diversas escolas por todo o mundo, desde o berçário até o Ensino Médio.
Fonte: Lar Montessori
Abraços, Mayara Figueredo!