As janelas de sono do bebê e sua importância na construção da rotina saudável

Sono do bebê e sua importância na construção da rotina saudável!

Quem não gosta de tirar uma boa soneca? Logo após o almoço, bate aquele soninho e a vontade é de parar tudo e cochilar, não fossem as obrigações do dia a dia! E a boa notícia é que existem estudos que comprovam que tirar uma soneca durante a tarde pode ser extremamente benéfico, melhorando o funcionamento do cérebro e ajudando a consolidar a memória de longo prazo.

Isso vale para os adultos, mas para o bebê, que já necessita de mais horas de sono do que nós, a importância é ainda maior!

+Está sem criatividade para fazer a papinha do seu filho? Aqui você aprenderá deliciosas receitas fáceis e rápidas!

Conforme o bebê se desenvolve, a necessidade de dormir vai diminuindo gradativamente. De uma maneira mais lúdica, podemos dizer que as janelas de sono do bebê abrem e fecham muito rápido quando ele é pequeno e, conforme ele cresce, vai sendo capaz de mantê-las aberto por mais tempo.

sono do bebe

MAS O QUE SÃO A JANELA DE SONO DO BEBÊ?

Elas seriam os intervalos entre os períodos de sono. Simplificando, é o tempo que o bebê consegue ficar acordado entre os períodos de sono contando dia e noite. É preciso estar atento a estas janelas, pois elas podem ser explicações para alguns comportamentos aversivos apresentados pela criança. Por exemplo, aquela criança que acorda totalmente cheia de energia, mas que, aos poucos, vai ficando irritada e choraminga bastante? Isso é sinal de que sua janela está fechando, e é o momento ideal para a soneca.

+Saiba quais os benefícios de ouvir música na gravidez

JANELA DE SONO OU SONECA?

Entender as necessidades do sono diurno da criança pode ser tão confuso quanto compreender o sono noturno, afinal, muitas coisas que podem provocar desconforto no bebê (por exemplo: cólicas, resfriado, fase de dentição…) podem levá-lo a reagir da mesma forma como se estivesse com sono. Por isso, esses aspectos devem ser considerados, para sabermos se os sinais de irritação são mesmo ligados ao sono (provavelmente serão!).

Quando somos capazes de nos atentarmos a isso e conseguimos permitir que o bebê tire a soneca nos primeiros sinais de sonolência, fortalecemos os benefícios do seu reservatório de sono. Para o bebê, é como se cada soneca lhe permitisse “recomeçar” o dia, com mais energia!

Vou compartilhar com vocês uma tabela extremamente útil, que organiza o tempo de duração das janelas de sono conforme a idade. Partir destes horários pode ser uma ótima base para iniciar a estruturação da rotina!

+Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

QUAL A POSIÇÃO QUE O BEBÊ PODE DORMIR?

A melhor posição que o bebê pode dormir é sempre de barriga para cima. Sabemos que os antigos dizem que não, que o bebê tem que ficar deitado de lado, porém isso não é seguro porque colocar o bebê para dormir de lado e de bruços é muito parecido, o bebê pode facilmente virar de bruços de
forma involuntária por não ter ainda a condições de controlar o corpinho. Então ele pode virar de bruços e daí acabar causando sufocamento.

O QUE FAZER NA JANELA DE SONO DO BEBÊ?

O sono do bebê é uma das principais mudanças pelas quais as mamães precisam se adaptar quando chega um filho. E isso não é só um problema apenas das mamães de primeira viagem, as mamães experientes também passam por isso. Até porque nenhuma gestação é igual a outra, e consequentemente os filhos também não.

O fato é que se adequar a rotina de sono do bebê pode ser uma das maiores dificuldades da maternidade. Prova disso é que até mesmo entre os amigos, a principal pergunta para os pais é: como andam as noites de sono? E a resposta, pelo menos nos primeiros meses, é basicamente a mesma: cansativas!

É necessário ficar alerta, porque o sono é um dos principais indicativos de saúde do seu filho. E sabemos que toda mudança tem a sua fase difícil, porém lembre que é o bebê que precisa se adaptar a sua rotina de sono, e não você se adaptar a dele.

Confira 5 dicas que vão te ajudar a melhorar a rotina de sono do seu bebê:

  1. Respeite as janelas do sono
  2. Respeite os sinais de que o bebê está com sono
  3. Ensine o bebê a diferenciar dia e noite
  4. Crie uma rotina de sono começando pelo banho
  5. Banho relaxante

JANELA DO SONO POR IDADE

Respeitar as janelas de sono do bebê é muito importante, pois elas são parte fundamental do seu desenvolvimento. O tempo que o bebê consegue ficar acordado entre uma soneca e outra, ao longo do dia e também da noite.

E para cada fase de desenvolvimento, o bebê tem diferentes janelas de sono, olha só:

0 a 1 mês: até 40 min acordado
1 a 2 meses: de 40 a 60 min acordado
2 a 3 meses: de 60 a 80 min acordado
3 a 4 meses: de 60 a 90 min acordado
4 a 6 meses: no máximo entre 1h15 e 1h45 acordado
6 a 8 meses: aproximadamente 2h30 acordado
8 a 10 meses: de 2h a 3h30 acordado
12 meses: de 3h a 4h acordado
18 meses: de 4h a 6h acordado
2 anos: de 5h a 7h acordado
3 anos: de 6h a 8h acordado
4 anos: de 6h a 12h acordado

Cada intervalo é importante para interagir com o seu bebê, de modo que ele gaste energia e descanse melhor durante os períodos de sono. As sonecas diurnas também são importantes nesse processo.

Para melhorar o sono do bebê de 2 até 4 meses, por exemplo, é recomendado de 3 a 4 sonecas durante o dia. De 6 a 12 meses, uma média de 2 sonecas durante o dia é o bastante. Já de 1 a 3 anos, apenas uma já basta para regular o sono.

sono do bebê

E por aí, coo tem sido esta janela de sono do bebê?! Compartilhe sua experiência!

Posts Relacionados
12 Comentários
  1. Geovânia Disse:

    Muito bom, realmente o sono diurno precisa de um cuidado especial, adorei a forma como você explicou, muitas vezes achamos que devemos evitar esse sono da tarde para que eles durmam melhor quando na verdade é o contrário,

  2. Popy Disse:

    A janela de sono de 10 a 12 meses está faltando, que é exatamente a que eu quero saber ‍♀️

  3. Geovânia Disse:

    Adorei essa janela de sono do bebê, realmente são os mesmos horários que meus filhos dormem.

  4. Bianca Disse:

    Adorei a matéria, depois que li fui prestando mais atenção nos sinais de sono da minha bebê q está 38 dias, os dias que ela não dormia ela ficava super irritada e brigando com o sono o dia todo. Agora rua presto atenção no sono faço ela dormir, ela fica super bem dia todo.

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Seja bem vinda Bianca! Como é bom ter esse feedback! Deus abençoe vocês! Grande beijo!

  5. juliana lussani Disse:

    Boa tarde Mayara

    Minha segunda filha tem menos de 1 mês. Sem querer, achei esta matéria sobre a tabela janela de sono do bebê. Achei muito legal e interessante! Vou repassar para minhas amigas. Obrigada!

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Bom dia Juliana! Seja bem vinda!
      Que ótimo, fico muito feliz! Isso mais quanto mais informações nos mais tivermos melhor, mais estaremos ajudado. Gratidão, tudo de melhor. Grande beijo!

  6. Sandra Disse:

    Muito interessante a janela de sono do bebê eu não sabia que tem todo este detalhamento, sabia que mudava mais não já de mês a mês. Muito legal saber.

  7. julia rotta Disse:

    Adorei as dicas da amorematernidade ! muito boa !!!!!

  8. Carolline Oliveira Disse:

    Muito proveitoso, meu bebe tem q mes e não sabia quanto tempo ele podia ficar acordado entre um sono e outro. Agora ja fico atenta a janela de sono dele.

  9. Talita Rodrigues Nunes Disse:

    Sempre valorizei muito as sonecas do meu filhote. Elas são fundamentais para o desenvolvimento e humor dele.

  10. HELLEN XAVIER MANSO Disse:

    Importante informação! Muitas vezes exigimos demais dos pequenos esquecendo que dormir tem sua extrema importância!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais