Que tal aproveitar que o carnaval está chegando e conferir esta dica top de passeio para fazer com sua família!

Hoje trago para vocês um lugar incrível que fomos visitar, um passeio de domingo que rendeu bons conhecimentos, o Parque Arqueológico São João Marcos, localizado na cidade de em Rio Claro/RJ,  a 1h da cidade de Volta Redonda.

Venham comigo conhecer um pouco desta calmaria, que serve de  inspiração para os fotógrafos da região!

20181209_171420

A Cidade

São João Marcos era uma cidade formada por uma dezena de ruas, três largos e algumas travessas. A área urbana era composta de casas de construção térrea e sobrados neoclássicos e o calçamento feito de pedra de cantaria. Tinha prefeitura, câmara municipal, cadeia, duas escolas públicas, agência de correios, hospital, duas igrejas (Matriz e Nossa Senhora do Rosário), dois cemitérios, teatro (São João Marcos, mais tarde também conhecido como Tibiriçá), estação meteorológica, time de futebol (Marcossense F.C.), lojas de comércio e dois clubes (Marquense, frequentado pela elite; e o Prazer das Morenas, mais popular), com suas respectivas bandas de música.

Em 1939, São João Marcos foi tombada pelo órgão de proteção do patrimônio histórico e artístico da época. No ano seguinte, entretanto, foi destombada por decreto do presidente Getúlio Vargas. A cidade foi então desocupada e demolida devido à previsão de alagamento do seu perímetro urbano. A inundação, decorrente do aumento da capacidade de armazenamento do reservatório de Ribeirão das Lajes, foi necessária para a construção da Usina de Fontes Nova, até hoje em funcionamento.

A área desocupada, onde outrora existiu São João Marcos, foi arrendada a pecuaristas da região e os vestígios da cidade ficaram adormecidos por décadas. Em 1990, a Ponte Bela e as ruínas do centro histórico de São João Marcos foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2008, toda essa história começou a ser redescoberta e valorizada com a construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Design sem nome (10)-compressed

Leia também:

Lançamento do Blog Materno Amor e Maternidade

Desenvolvimento Infantil: um passo de cada vez

O Parque

Em 2008, por uma iniciativa da empresa Light, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, formou-se uma equipe multidisciplinar com o objetivo de criar o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, um museu a céu aberto para reverter o processo de esquecimento de São João Marcos, recuperando a memória dessa antiga cidade do Vale do Café Fluminense e, ao mesmo tempo, um espaço de preservação da natureza e de divertido aprendizado.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos tem três objetivos principais: acolhimento do público visitante, exposição sobre a memória da cidade e guarda e conservação dos documentos e objetos originais. A localização das construções foi objeto de vários estudos.

O Parque promove atividades e ações de educação voltadas, prioritariamente, para alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro, cujo calendário anual é definido pela gestão do projeto em parceria com as escolas, Light – proprietária e principal mantenedora do Parque – e secretarias de educação dos municípios da região.

Hoje as pessoas usam muito para fazer seus ensaios fotográficos, seja de gestante ou de casamento! É um ótimo lugar para relaxar.2 3

O que tem para ver e fazer

  • Caminhar pela histórica Estrada Imperial, do pórtico na estrada à entrada do Parque;
  • Participar de uma visita mediada por guias em grupos pré-agendados;
  • Fazer um piquenique entre as ruínas;
  • Relaxar no Mirante, à beira da represa;
  • Pedir um binóculo emprestado para a guia e observar os passarinhos no Observatório de Pássaros;
  • Aprofundar-se na história da antiga cidade visitando a exposição e a maquete do Centro de Memória;
  • Assistir ao documentário ‘A história de São João Marcos’;
  • Aprender sobre eficiência energética e consumo consciente de energia;
  • Acessar fotos e documentos nos totens digitais;
  • Agendar um almoço no Quiosque São João Marcos, com refeições retiradas de um livro de receitas de uma antiga moradora da cidade;
  • Comprar café orgânico plantado no Parque, biscoitos, doces e geleias;
  • Levar para casa uma lembrancinha do Parque à venda na loja de souvenir;
  • Reservar o campo de futebol para bater uma bolinha com os amigos;
  • Tirar muitas fotos.

Design sem nome (12)Design sem nome (11)Para quem quiser visitar e obter maiores informações

Endereço:
Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro/RJ

Visitação:
De Quarta a Sexta-feira –  das 10h às 16h
Sábados e Domingos – das 9h às 17h

Ingresso:
Entrada Franca

Agendamento de visitas (apenas grupos escolares)
(21) 2233-3690

Pin (7)

Espero que tenham gostado!
Abraços, Mayara Figueredo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

2 Comentários

  1. Nós, da equipe do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, amamos o post! <3

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!