Dica de passeio cultural e relaxante

Que tal aproveitar que o carnaval está chegando e conferir esta dica top de passeio para fazer com sua família!

Hoje trago para vocês um lugar incrível que fomos visitar, um passeio de domingo que rendeu bons conhecimentos, o Parque Arqueológico São João Marcos, localizado na cidade de em Rio Claro/RJ,  a 1h da cidade de Volta Redonda.

Venham comigo conhecer um pouco desta calmaria, que serve de  inspiração para os fotógrafos da região!

20181209_171420

A Cidade

São João Marcos era uma cidade formada por uma dezena de ruas, três largos e algumas travessas. A área urbana era composta de casas de construção térrea e sobrados neoclássicos e o calçamento feito de pedra de cantaria. Tinha prefeitura, câmara municipal, cadeia, duas escolas públicas, agência de correios, hospital, duas igrejas (Matriz e Nossa Senhora do Rosário), dois cemitérios, teatro (São João Marcos, mais tarde também conhecido como Tibiriçá), estação meteorológica, time de futebol (Marcossense F.C.), lojas de comércio e dois clubes (Marquense, frequentado pela elite; e o Prazer das Morenas, mais popular), com suas respectivas bandas de música.

Em 1939, São João Marcos foi tombada pelo órgão de proteção do patrimônio histórico e artístico da época. No ano seguinte, entretanto, foi destombada por decreto do presidente Getúlio Vargas. A cidade foi então desocupada e demolida devido à previsão de alagamento do seu perímetro urbano. A inundação, decorrente do aumento da capacidade de armazenamento do reservatório de Ribeirão das Lajes, foi necessária para a construção da Usina de Fontes Nova, até hoje em funcionamento.

A área desocupada, onde outrora existiu São João Marcos, foi arrendada a pecuaristas da região e os vestígios da cidade ficaram adormecidos por décadas. Em 1990, a Ponte Bela e as ruínas do centro histórico de São João Marcos foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e, em 2008, toda essa história começou a ser redescoberta e valorizada com a construção do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos.

Design sem nome (10)-compressed

Leia também:

Lançamento do Blog Materno Amor e Maternidade

Desenvolvimento Infantil: um passo de cada vez

O Parque

Em 2008, por uma iniciativa da empresa Light, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, formou-se uma equipe multidisciplinar com o objetivo de criar o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, um museu a céu aberto para reverter o processo de esquecimento de São João Marcos, recuperando a memória dessa antiga cidade do Vale do Café Fluminense e, ao mesmo tempo, um espaço de preservação da natureza e de divertido aprendizado.

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos tem três objetivos principais: acolhimento do público visitante, exposição sobre a memória da cidade e guarda e conservação dos documentos e objetos originais. A localização das construções foi objeto de vários estudos.

O Parque promove atividades e ações de educação voltadas, prioritariamente, para alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro, cujo calendário anual é definido pela gestão do projeto em parceria com as escolas, Light – proprietária e principal mantenedora do Parque – e secretarias de educação dos municípios da região.

Hoje as pessoas usam muito para fazer seus ensaios fotográficos, seja de gestante ou de casamento! É um ótimo lugar para relaxar.2 3

O que tem para ver e fazer

  • Caminhar pela histórica Estrada Imperial, do pórtico na estrada à entrada do Parque;
  • Participar de uma visita mediada por guias em grupos pré-agendados;
  • Fazer um piquenique entre as ruínas;
  • Relaxar no Mirante, à beira da represa;
  • Pedir um binóculo emprestado para a guia e observar os passarinhos no Observatório de Pássaros;
  • Aprofundar-se na história da antiga cidade visitando a exposição e a maquete do Centro de Memória;
  • Assistir ao documentário ‘A história de São João Marcos’;
  • Aprender sobre eficiência energética e consumo consciente de energia;
  • Acessar fotos e documentos nos totens digitais;
  • Agendar um almoço no Quiosque São João Marcos, com refeições retiradas de um livro de receitas de uma antiga moradora da cidade;
  • Comprar café orgânico plantado no Parque, biscoitos, doces e geleias;
  • Levar para casa uma lembrancinha do Parque à venda na loja de souvenir;
  • Reservar o campo de futebol para bater uma bolinha com os amigos;
  • Tirar muitas fotos.

Design sem nome (12)Design sem nome (11)Para quem quiser visitar e obter maiores informações

Endereço:
Estrada RJ-149 (Rio Claro-Mangaratiba) Km 20 – Rio Claro/RJ

Visitação:
De Quarta a Sexta-feira –  das 10h às 16h
Sábados e Domingos – das 9h às 17h

Ingresso:
Entrada Franca

Agendamento de visitas (apenas grupos escolares)
(21) 2233-3690

Pin (7)

Espero que tenham gostado!
Abraços, Mayara Figueredo!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais