fbpx
chá de bebê

O chá de bebê é unânime em todo o país, todo mundo gosta e quase todas as pessoas realizam o evento para compor parte do enxoval do bebê. Além de ajudar no enxoval, é durante o chá de bebê que as pessoas se reúnem para compartilhar carinho com amigos e familiares para festejar a chegada do bebê.

Esse momento todo especial exige um certo cuidado com a preparação, já que a lista de convidados quase sempre é grande. Então se você não sabe por onde começar o chá de bebê, confira este artigo até o final.

Como é um chá de bebê?

Se você nunca participou de um chá de bebê e precisa organizar um evento como esse, saiba que trata-se de uma reunião entre amigos e familiares. Nesta reunião, os convidados trazem um presente conforme sugerido no convite do chá de bebê. No evento, é interessante realizar algum tipo de decoração, preparar comidas e até mesmo oferecer lembrancinhas como forma de agradecimento pela participação.

Claro que nada disso é obrigatório, mas o tradicional chá de bebê é feito dessa forma. Além disso, no evento é comum que as pessoas realizem brincadeiras com a gestante para tornar o momento ainda mais leve e descontraído.

O chá de bebê é comumente marcado para o 7º mês de gestação, pois é o momento que a barriga da mamãe já está bem definida. Esse evento tornou-se uma tradição no Brasil, mas é realizado em vários outros países também.

Chá de bebê ou chá de fralda?

Outro evento que se popularizou nos últimos tempos é o chá de fralda. Criado a partir do chá de bebê, o chá de fralda é uma variação dessa festa, com o diferencial que são os presentes: todos os convidados trazem fraldas descartáveis. Essa variação do chá de bebê conquistou muitas pessoas, pois as fraldas descartáveis são de longe os itens mais utilizados nos primeiros anos de vida da criança.

Mas nem todo mundo gosta do chá de fraldas, pois mesmo representando uma grande economia para o casal, há casos em que o bebê pode apresentar alergia a determinada fralda, e se no chá de fraldas os pais receberam muitas fraldas dessa mesma marca, o estoque fica comprometido. Isso pode acontecer com qualquer marca de fraldas, então não dá para prever com 100% de certeza qual será a melhor opção.

8 tipos de chá de bebê para encantar seus convidados

Licença Maternidade: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Como organizar um chá de bebê ou de fraldas?

São muitos detalhes para organizar, escolher e decorar. Por isso, criamos um passo a passo completo para realizar esse evento tão aguardado!

1. Escolha a data do evento

O primeiro passo é decidir em qual dia será o chá de bebê. É indicado escolher uma data que facilite a organização do evento e que os convidados possam comparecer, como no fim de semana. O horário também deve ser “amigável”, ou seja, preferencialmente depois do almoço (entre às 14 e 18 horas).

Nesse quesito, é importante também pensar no local do evento. Caso você queira contratar um espaço para o evento, é importante consultar disponibilidade para a data pretendida. Porém, esse tipo de evento é comumente realizado na casa dos anfitriões ou de algum familiar ou amigo. O mais importante nesse caso é que o local seja confortável para os convidados.

2. Faça os convites

Definido a data, horário e local, é hora de começar a convidar seus amigos e familiares para curtir esse momento. Há diversas opções de convite, os mais tradicionais são feitos em papel e entregues pelos anfitriões e por parentes e amigos próximos. Mas há outras formas de entregar esses convites atualmente, como pelo WhatsApp.

Para criar um lindo modelo de convite de chá de bebê, você pode se inspirar em algumas imagens do Pinterest. É interessante colocar o nome do bebê no convite, por exemplo: chá de bebê da Laura ou chá de fraldas do Henrique. Veja alguns exemplos:

chá de bebê
chá de bebê

Ao criar o convite, é importante colocar todas as informações pertinentes ao eventos, por exemplo: nome do bebê e dos pais, nome do convidado (quando houver parceiro e filhos, pode mencionar o nome do convidado e família) local, data, horário e a sugestão de presente. Já a mensagem é bastante opcional, você pode usar as seguintes frases para enfeitar seu convite:

  • Ainda não cheguei, mas já quero festa! Venha participar do meu chá de bebê.
  • Venha tomar um chazinho comigo, te espero aqui de dentro da barriga da mamãe.

Você ainda pode criar uma mensagem personalizada para cada um dos convidados, por exemplo:

  • Titia Lúcia, estou ansioso pela sua participação no meu chá de bebê. Com amor, Lucas!
  • Vovô Silvio e vovó Maria, conto com a participação de vocês em meu chá de fralda. Beijos de sua netinha Cecília.

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

Como montar enxoval de bebê – Lista completa com todos os itens

3. Prepare a festa

A preparação da festa exige planejamento com a decoração, comidinhas que serão servidas, tema da festa e todos os detalhes importantes para o evento. Nesse caso, é interessante que você busque inspirações no Pinterest para ter referências legais de como decorar. Além disso, você pode aprender a fazer vários elementos decorativos para deixar sua festa mais personalizada.

Veja a seguir algumas referências interessantes no Pinterest:

Chá de bebê de menino

chá de bebê

Chá de bebê de menina

chá de bebê

Decoração para chá de fraldas

chá de bebê

Bolo de fraldas

chá de bebê
chá de bebê
chá de bebê

Lembrancinhas para chá de bebê

chá de bebê
chá de bebê
chá de bebê

Por fim, você deve montar um cardápio para servir no dia do evento. O cardápio deve ter comidinhas fáceis de comer, como aperitivos, pães, chá, café, sucos, entre outros alimentos. Confira a seguir algumas sugestões:

  • Sanduíche de metro;
  • Patês com torradas;
  • Tortas salgadas;
  • Salgadinhos;
  • Cachorro quente;
  • Bolo;
  • Docinhos;
  • Cupcake;
  • Bebidas.

Mapa Natal do Bebê, entenda melhor seus filhos

Como começar a introdução alimentar corretamente: dicas, orientações e muito mais

Veja algumas inspirações:

chá de bebê
chá de bebê
chá de bebê
chá de bebê
chá de bebê

Também é importante definir as brincadeiras do evento. Há diversas opções de brincadeiras, as mamães que já fizeram chá de bebê podem te ajudar nesse quesito. Você também pode conferir algumas sugestões na internet ou ainda deixar as brincadeiras por conta da criatividade dos convidados.

Para te ajudar a colocar tudo isso em prática, é recomendado que você tenha o auxílio do marido e de pessoas próximas, como familiares ou amigos. Lembre-se que no 7º mês de gestação a mamãe já se sente mais cansada, por isso, é indispensável ter ajuda na preparação do chá de bebê ou de fraldas.

Os buffets infantis são ótimas opções para você se inspirar, confira qui algumas idéias!

chá de bebê
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

Deixe seu comentário

catorze − sete =

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!