Empatia é a capacidade de perceber e ouvir o outro, entendendo o que ele está sentindo, a fim de conectar-se com seus sentimentos e perspectivas. Em um mundo cada vez mais globalizado, diverso e desafiador, para ser possível conviver é preciso desenvolver certas habilidades como criatividade, empatia, capacidade de trabalhar em equipe e protagonismo social. Afinal, com as constantes transformações, é preciso ser adaptável e resiliente ao que acontece.
Sendo assim, é fato que quanto mais cedo essas questões forem trabalhadas melhor será. Afinal, é muito comum hoje em dia, vermos crianças e adolescentes focados em seus interesses imediatos, sem qualquer preocupação sobre como suas ações afetam os que estão a sua volta. Como resultado, se tornarão adultos sem limites, egoístas e que em vez de melhorar, irão prejudicar toda a sociedade de alguma maneira.
Portanto, no post de hoje vamos falar justamente sobre qual a importância da empatia para as crianças e como é possível trabalhar e desenvolvê-la.
Mentiras: Veja 6 dicas de como lidar com filhos que mentem!
O que é empatia?
Muito se fala sobre empatia, mas é fato que nem todos sabem exatamente o que ela é. Por isso, conhecer seu significado e entender quais são os impactos que ela promove é fundamental para tornar-se capaz de ensinar às crianças.
Sendo assim, a empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro. Esse é um conceito relativamente amplo, e a empatia ainda vai além, pois significa também estar pronto para ajudar o outro com respeito e de maneira segura.
Mas, para isso, é essencial desenvolver diversas competências socioemocionais, como habilidades de comunicação, autonomia, compreensão social, entender as diferenças, entre outros.
Qual a importância de ensinar a empatia para as crianças?
A empatia fortalece e estimula a construção de relacionamentos saudáveis, seja com a família, colegas ou professores. Ao mesmo tempo que você amplia a vida social da criança, ela ainda aprende a diferenciar os tipos de relacionamento e quais podem promover impactos positivos em sua vida e quais podem afetar sua qualidade de vida negativamente. Inclusive, essa habilidade será utilizada pelo resto de sua vida!
Além disso, por aumentar a autoconfiança e diminuir as crenças limitantes em relação ao potencial de aprendizagem das crianças, ela ainda ajuda na consolidação de seu aprendizado e educação. Isso porque, ela não estimula apenas compreensão e respeito das dificuldades dos outros, mas também de si mesmo. Com isso, os pequenos se tornam mais confiantes, desenvolvem habilidades para ajudar os outros e assim contribuem para uma sociedade melhor em diferentes âmbitos.
Como trabalhar a empatia com seu pequeno?
Como falamos, ensinar a empatia com a criança é muito mais fácil, visto que ela está em uma fase propícia para compreender o funcionamento do mundo e as relações interpessoais. Veja agora algumas estratégias:
Simule situações de conflito
É fato que conflitos acontecem todos os dias e utilizá-los a seu favor pode ser uma das melhores maneiras para ensinar sobre empatia. Aqui, você pode apostar em brincadeiras lúdicas e que simulem acontecimentos estressantes, reconhecendo junto com a criança quais as atitudes adequadas para lidar com a situação. Seja por meio de histórias, brinquedos educativos, teatro, desenhos ou criação de personagens, é essencial reforçar a ação quando o pequeno apresentar uma fala ou comportamento empático.
Converse sobre os sentimentos da criança
Da mesma forma que os adultos, as crianças também sentem dificuldade em lidar com determinadas emoções e pensamentos, desenvolvendo até mesmo comportamentos impulsivos e agressivos, por não serem capazes de compreender e expressar o que estão sentindo.
Então, separe um tempo para conversar com o pequeno sobre o que ele está sentindo, ensinando que ele deve respeitar suas emoções desde que não prejudique o outro.
Ensine pelo exemplo
O exemplo é uma das principais maneiras de aprendizado dos pequenos, visto que os adultos são seus heróis. Sendo assim, seja empático em seu ambiente familiar e em outros espaços ocupados, ensinando pelo exemplo o respeito e a importância de ajudar o outro.
Contudo, sabemos que essa pode não ser uma tarefa fácil, visto que raramente é possível manter a estabilidade emocional em todos os momentos. Então respeite seu tempo e aproveite para conversar mais com o pequeno para que ele também aprenda sobre suas emoções.
Estimule o convívio social
A socialização é muito importante para o desenvolvimento das crianças, visto que oferecem outras competências, como facilidade de comunicação, respeito ao próximo, empatia e também a construção de vínculos saudáveis com outros indivíduos. Além disso, as crianças podem ser um tanto quanto egoístas e perceber que o mundo não gira a seu redor é uma maneira de aprender a respeitar as necessidades do outro.
Então, como você viu, a empatia é capaz de promover diversos benefícios, tanto para o desenvolvimento da criança, quanto para a sociedade. Com as dicas de hoje você já pode começar a trabalhar essa competência e assim garantir que seu pequeno se torne uma pessoa cada vez melhor.