Todas nós mamães, sabemos que não é uma missão fácil o desmame noturno. Hoje vou te ajudar a entender e conseguir realizar essa difícil tarefa. Dos 4 meses em diante as mamadas noturnas costumam ficar mais espaçadas. Mas é a partir do 6° mês que já se inicia a introdução alimentar durante o dia, onde é possível fazer o desmame noturno de forma gentil. Como havia dito, não é uma missão fácil, mas com as dicas que vou te passar você irá conseguir! Vamos às dicas!
Como se preparar para amamentação? Veja 6 dicas para se preparar!
Dicas para fazer o desmame noturno gentil
Separei algumas dicas para você, podendo conciliar uma com a outra. Lembrando que o método que será utilizado varia de acordo com cada mamãe. Veja a seguir:
1. Rotina do sono e rotina alimentar
A rotina do sono do bebê é muito importante, além de organizar o sono do bebê, vai também te auxiliar na hora do desmame noturno. Na rotina alimentar do seu bebê, é recomendado que ele não se alimente até muito tarde, sempre no mesmo horário, não ultrapassando às 18hs. E a última mamada da noite seja até às 22hs. Para não sentir tanta necessidade das mamadas noturnas.
2. Observe a temperatura do bebê
Para que o bebê tenha uma noite tranquila, é importante verificar se está bem quentinho, ou se não está sentindo calor e desconforto. Assim ele terá uma noite tranquila, sem acordar e possivelmente querer mamar.
3. Ofereça somente uma mama
Durante esse processo de desmame noturno o ideal é oferecer apenas uma mama durante a noite. Para que o bebê receba, o que chamamos de “leite gordo”, assim saciar sua fome e conseguir dormir por mais horas.
Como começar a introdução alimentar corretamente: dicas, orientações e muito mais
4. Verifique se está nascendo dentes
Por estar numa fase delicada, de dentição, pode ficar ainda mais difícil o desmame. Pois o bebê pode procurar a mama sempre que sentir irritação nas gengivas, para aliviar esse desconforto.
5. Tenha paciência
Isso mesmo! Muita paciência para realizar o desmame noturno, você vai ter que ser firme e realmente se dedicar. Toda vez que seu bebê acordar, converse com ele(a). Com o tempo e persistência ele(a) vai começar a entender e adormecer sem interrupções a noite.
6. Amamente em pé ou sentada, nunca deitada
Sim, muitas mamães têm o hábito de amamentar deitada, colocando o bebê ao seu lado na cama. Para conseguir o desmame noturno é importante trocar a posição da mamada.
Entenda que do 6° mês em diante, onde se começa a introdução alimentar, as mamadas noturnas não são obrigatórias, pois seu bebê já está recebendo vitaminas e nutrientes na alimentação durante o dia.
Essas foram algumas dicas para você que está começando essa missão com seu bebê.
Lembrando sempre que você deve pedir orientação sempre ao pediatra do seu bebê. Ele saberá se é a hora de iniciar o desmame noturno, vai te orientar de uma maneira adequada, e você pode conciliar com essas super dicas. Não é fácil, mas faz parte do desenvolvimento do seu bebê.
Se gostou das dicas, deixe seu comentário.