O material dourado é idealizados pela médica e educadora Maria Montessori, com foco no trabalho com a matemática, apesar de ter sido elaborado para o trabalho com aritmética, seguiu os mesmos princípios montessorianos sobre a educação sensorial.
O material dourado é destinado a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, algorítimos).
No ensino tradicional, as crianças acabam dominando os algorítimos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem.
Com material dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão.
Obtém-se, então, além da compreensão dos algorítimos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
Leia também:
REFLETIR, REPARAR e REAVIR – 3 erres da consciência
Exemplo de atividade que pode ser desenvolvida
Jogos livres
É o contato da criança com o material de maneira livre, sem regras. Brincam com o material, fazendo construções livres, representando o sistema de agrupamento. Sendo assim, as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças.
Por exemplo, podem concluir que:
- A barra é formada por 10 cubinhos
- Placa é formada por 10 barras
- O cubo é formado por 10 placas
Que bom Maria!
Bjus, May.
Olá Leslie!
Fico feliz que tenha gostado!
Bju, May
Ja conhecia , muito bom mesmo!!
Eu não conhecia esse tipo de material para auxiliar na aprendizagem infantil, amei a ideia.
Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br