Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

13

É um choque para os pais! De repente, parece que um botãozinho no bebê é ligado e ele, que até então era sossegado e carinhoso, passa a adotar uma postura de gritos, birras e choros incessantes. Os pais começam a se perguntar: será que fiz algo errado? Isso é normal?

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

Saibam que sim!

Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos dois anos” ou “terrible two”. E, pasmem, é muito normal no desenvolvimento do bebê, costumando ocorrer entre um ano e meio até os 3 anos de idade. O comportamento da criança lembra o de um adolescente, pois há uma tendência em apresentar um comportamento opositor às solicitações dos pais. Mas é importante também lembrarmos que cada criança é única. Apesar de todas passarem por essa fase do desenvolvimento, cada uma pode reagir de forma diferente e com intensidade diferente.

Recomendo a Leitura: Birras: Causas e como evitá-las

E afinal, por que a crise dos dois anos ocorre?

A grande questão é que os bebês são muito dependentes, mas nesta idade (terrible two), eles vão descobrindo, aos pouquinhos, serem capazes de realizar algumas tarefas sozinhos. Com isso, a criança vai tendo uma percepção maior de seus desejos – afinal, pode ter uma certa liberdade para realizar suas escolhas. E isso gera um conflito, que pode levar aos comportamentos de birra! Podemos pensar que a criança está conhecendo o mundo sobre o seu ponto de vista, e divergências podem surgir entre pais e filhos.

É uma fase complicada para os pais, no sentido de que exige paciência com a criança. Porém é um esforço necessário, afinal, é nessa fase que começa o processo de educação, ensinar a criança o que pode ou não ser feito e o que é certo ou errado. Também é importante pensar que a criança leva um tempo para assimilar o “não” e as novas informações ao seu redor.

Confira também: Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Como ajudar seu filho com a temida terrible two?

terrible two

Para ajudar o seu filho durante essa fase e educa-lo, respire fundo! Bater ou gritar são atitudes disfuncionais que só pioram o comportamento. Procure aguardar o momento da birra passar e, então, converse com a criança. Pontue o que ela fez de errado, mas de uma forma que não seja tão aversiva. Sabemos que ignorar o comportamento do seu filho quando ele está em ambientes como shoppings ou restaurantes é complicado, mas a falta de atenção dos pais nesse momento da birra ajuda a não incentivar o comportamento!

Outra dica que pode ser positiva nessas horas é tentar manter uma rotina com a criança, diminuindo as chances de que elas se irritem com mudanças. Afinal, nessa idade a criança não tem uma maturidade cognitiva emocional para entender tudo o que está ocorrendo ao seu redor sozinha! O sono, por exemplo, é algo que pode ser afetado por essa fase, pois a criança pode se recusar a dormir nos horários estipulados. Procure mostrar a ela qual a importância dessa rotina, para que, aos poucos, ela assimile os seus benefícios.

Educação é um processo que demanda tempo, esforço e paciência, mas os efeitos a logo prazo são muito importantes!

Espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para mandar dúvidas e sugestões.

Texto escrito pela Psicóloga Amanda Pascoal

13 Comentários
  1. Paula Disse:

    Já havia ouvido falar dessa fase. Gostei do seu texto, vai ajudar bastante aos pais de primeira viagem.

  2. Patricia Disse:

    olha que interessante, não sabia disso, amei saber, já me preparando quando tiver os meus filhos né! bju

  3. Tahis Disse:

    Olá!
    Nooossa não sabia disso haha… tenho um receio com crianças pirracentas, que tenho medo.
    Muito interessante o post!

    beijos!

  4. Verônica Alves Disse:

    Não sabia dessa crise não. Minha filha passou dessa idade, mas sei que é bem dificil lidar com cada fase. Tem sempre uma descoberta rs Muita paciencia!

  5. Sueli Disse:

    Nossa tomei um susto com o título mas me acalmei ao ler as informações, mas achei que de fato se parece com algumas atitudes mais comuns na adolescência.

  6. Miranda Disse:

    Minha sobrinha está quase chegando nessa idade e o pior está vindo um irãozinho pra ela, tenho medo dela se sentir “largada” sabe…

  7. Janaina Braga Disse:

    Nossa é bem a idade do meu filho, e estou passando por isso… não sabia dessa crise!!! Foi ótmio seu post… Obrigado pelas dicas

  8. Anny Disse:

    Ao ler este post me lembrei completamente da minha irmã! hahaha Super verdade tudo isso.

  9. Caroline Silva Disse:

    Não tenho filho mas tenho sobrinha e foi assim mesmo rsrs Ainda bem que é uma fase.

  10. Dayane Frazão Disse:

    Eu passei por essa fase 5x hoje com minha caçula com 5 anos, fico feliz que a cada dia ela entende mais as coisas.

  11. Lucimar da Silva Moreira Disse:

    Você trouxe boas dicas para os pais, pois essa fase é bastante complicada, os precisam saber li dá com isso, suas dicas vão ajudou muito os pais bjs.

  12. Ana Lu Fragoso | Blog Oxente Menina Disse:

    Meu filho com quase 6 anos aparentemente ainda não saiu dos terrible two. É tanta birra que parece um adolescente mesmo!
    Agora está na fase de querer contra-argumentar tudo q eu falo.

  13. Lívia Disse:

    nossa nao sabia dessa fase, fica o alerta pra quem tem filhos nessa faixa

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.