Viagem com criança pós-pandemia: dicas de cuidados e orientações!

A pandemia de covid-19 trouxe vários ensinamentos importantes sobre higienização pessoal, convívio e hábitos. Logo, no pós-pandemia é importante adotar alguns protocolos de cuidados, ainda mais em viagens. Por isso, mesmo após a poeira baixar trouxe algumas dicas de cuidados e orientações para viagem com criança no pós-pandemia

Sendo assim, confira a seguir o que você deve considerar ao realizar uma viagem com criança no pós-pandemia de coronavírus e quais são as orientações para garantir uma viagem segura!

Autorização de viagem para criança e adolescente : tudo o que você precisa saber

É seguro viajar com crianças durante a pandemia?

A pandemia de coronavírus ainda não acabou e as pessoas só querem saber se é seguro viajar com crianças durante a pandemia. Quer uma opinião sincera? É difícil manter-se isolado por muito tempo. Aliás, isso pode ter efeitos negativos na saúde mental dos adultos e das crianças. Logo, viajar pode ser um meio de “fugir” de toda essa pressão. 

Mas isso não significa que viajar durante a pandemia é algo seguro. Sendo assim, é importante ter em mente que uma viagem durante a pandemia precisa de muitos cuidados. 

Por exemplo, se o intuito é ir para um local com muitas pessoas, como aeroportos, praias, centros comerciais e pontos turísticos famosos, saiba que essa é uma péssima opção de viagem durante a pandemia. Por outro lado, se a ideia é alugar uma casa para curtir o final de semana em família, essa pode ser uma viagem segura. 

Quais são as orientações para viagem com criança pós-pandemia?

As orientações para uma viagem segura no pós-pandemia segue parâmetros como destino, meio de transporte, higiene pessoal, proteção contra agentes infecciosos e muitas outras coisas. Veja a seguir quais são essas orientações!

1. Destino da viagem pós-pandemia

A primeira orientação quanto à viagem com criança pós-pandemia é sobre a escolha do destino. Em uma viagem com criança, é fundamental pensar em um destino que seja atrativo para a criança e ao mesmo tempo que agrade aos pais. Contudo, em um mundo pós-pandemia é interessante procurar por destinos mais seguros para sua família.

Destinos seguros, considerando possíveis pandemias, seriam aqueles com poucos turistas, que permita passeios ao ar livre e evite aglomerações. Mesmo após a pandemia, é importante que o contato com outras pessoas seja limitado. Afinal, existem diversos vírus, bactérias e outros agentes infecciosos capazes de iniciar uma nova pandemia. 

Check list de viagem: Vai viajar com criança? Confira o que levar.

Portanto, se você pretende viajar com as crianças no pós-pandemia procure por destinos interessantes para as crianças, mas que ao mesmo tempo esteja longe de aglomerações, grandes centros comerciais e pontos turísticos muito famosos. 

2. Meio de transporte

Outra decisão muito importante é sobre o meio de transporte. O ideal é prezar por viagens que possam ser feitas com seu próprio carro, pois isso evita aglomerações e contato com assentos utilizados por outras pessoas. 

Considere que ônibus, trem, metrô e avião, são meios de transportes com alto risco de contaminação, já que eles são utilizados por muitas pessoas o tempo inteiro. Mesmo com a higienização correta desses meios de transportes, sua família terá maior contato com outras pessoas se comparado com uma viagem de carro. 

3. Proteção individual

Mesmo com uma vacina eficaz e controle da doença, é importante manter os cuidados com a proteção individual. Nos países asiáticos, por exemplo, é comum o uso de máscara mesmo sem uma epidemia ou pandemia. Isso porque a população dessa região reconhece, desde muito tempo, a importância da proteção individual.

Sendo assim, essa é uma recomendação que você pode manter por muito tempo. Afinal, se proteger nunca é demais.

Como lidar com a adolescência dos filhos

4. Higienização pós-pandemia

Outra orientação de cuidado em viagem com crianças pós-pandemia é sobre a higienização. Manter os hábitos de higienização no pós-pandemia é crucial para evitar que ocorra novas proliferação de agentes infecciosos. Por isso, tenha sempre álcool em gel, lave bem as mãos, higienize objetos compartilhados com outras pessoas e ensine esses cuidados para as crianças. 

5. Hospedagem

Algo que tem aumentado bastante diante da pandemia é a flexcation, um tipo de viagem onde a família dá preferência por casas de temporada como hospedagem. É esperado que essa tendência se mantenha no pós-pandemia por alguns motivos. O primeiro deles é o distanciamento de centros comerciais e o segundo é pelo número menor de visitantes, se comparado a um hotel. 

Sendo assim, dê preferência por casas de temporada, chalés e outros métodos de hospedagens que recebam menos visitantes. Hotéis, resorts e pousadas com muitos visitantes podem resultar em uma contaminação mais fácil. 

6. Passeios pós-pandemia

Outra orientação é quanto aos passeios durante a viagem. Em uma viagem é comum que a família queira visitar o local, entrar em lojas, conhecer a história da cidade, passear pelos pontos turísticos, entre outras coisas. Mas é necessário considerar que passeios onde há a movimentação de muitas pessoas pode apresentar um risco maior para sua família.

Mesmo com os cuidados de higienização, as crianças tendem a tocar em objetos, levar as mãos aos olhos e estar em maior contato com outras pessoas. Por isso, opções de passeios mais reservados são mais indicados.

Quais são os cuidados em uma viagem com crianças pós-pandemia?

Além de tudo que já foi mencionado até aqui, é fundamental considerar que uma viagem com criança requer vários cuidados. Considerando ainda o cenário de pós-pandemia, esses cuidados devem ser redobrados. 

  • Planeje muito bem o roteiro da viagem: a melhor forma de evitar imprevistos e ter uma viagem mais segura é por meio do planejamento. Então dê uma atenção especial para o plano de viagem, considerando a escolha do destino e passeios que serão feitos.
  • Escolhe os melhores horários para viajar: se a ideia é fazer uma viagem internacional, o ideal é você procurar por um horário de viagem em que o aeroporto fica mais tranquilo. Além disso, evite dias típicos de viagens como vésperas de feriados. 
  • Cuide da alimentação das crianças: descuidar-se da alimentação durante a viagem é comum. Mas se a ideia é manter a imunidade das crianças forte, dê uma atenção especial para a alimentação. Isso vale inclusive para os lanchinhos ao longo da viagem. Dê preferência por opções mais saudáveis. 

Minha experiência

Após longos 8 meses em casa, decidimos aproveitar as férias do papai e tiramos uns dias para viajar! Passamos 7 dias em Cabo Frio, cidade linda, onde Laura conheceu pela primeira vez a praia.

Minha pesquisa foi no site Airbnb, procurei por local que estivesse seguindo as normas de higienização, e com boas avaliações! Acertei na escolha, tudo era higienizado, elevador, corrimão.

O apartamento em si completamente limpo, muito melhor que esperávamos. Na praia claro não usamos máscara, ficamos sempre afastado de onde tinham muitas pessoas.

Nos passeios que fizemos de escuna tanto em Arraial do Cabo quanto em Búzios, cumpriram com os protocolos, fizemos a higienização e aferiram a febre.

Se cada um de nós fizermos nossa parte, tudo fica mais fácil! Foi uma viagem bem tranquila, e acredito sim que podemos voltar a viver.

Essas são algumas orientações e cuidados para viagem com criança pós-pandemia. Deixe nos comentários sua opinião sobre viajar no pós-pandemia e compartilhe essas informações com outras pessoas. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais