Atividades para festa de aniversário infantil: veja 7 sugestões!

atividades para festa de aniversário infantil

Organizar um aniversário infantil requer planejar muitas coisas, como escolher o tema, reservar o local da festa, enviar convites, decorar, preparar comidas, encomendar lembrancinhas, entre outras coisas. Porém, algo pouco lembrado, mas que tem grande importância, é o planejamento das atividades para festa de aniversário infantil

Então se você pretende dar uma festa de aniversário infantil, mas não sabe quais atividades incluir no evento, veja a seguir 7 sugestões de atividades muito legais para crianças de todas as idades!

15 maneiras de perguntar ao seu filho: “Então como foi a escola hoje?”

Veja as 7 atividades para festa de aniversário infantil

1. Show de fantoches

Toda criança adora histórias e essa é uma ótima atividade para acalmar as crianças em um aniversário infantil. Em determinado momento da festa, reúna os convidados e as crianças para um local específico do evento onde você montará um cenário específico para o show.

Você pode contratar alguém para fazer o show de fantoches ou criar suas histórias para esse momento especial. Também dá para recriar histórias infantis com adaptações engraçadas, por exemplo. O mais legal é trazer as crianças para dentro da brincadeira, fazendo perguntas e interagindo sempre que possível. 

2. Massa de modelar

A maioria das crianças gosta de massa de modelar. Portanto, essa é uma atividade bem legal para incluir na festa de aniversário. Sendo assim, reserve um espaço do local da festa para brincadeiras com massa de modelar, de preferência em um local fácil de limpar depois. 

O ideal é colocar uma mesa e cadeiras para as crianças ficarem a vontade. Todavia, as massas de modelar de diferentes cores devem ficar em um local de fácil acesso para as crianças. 

10 ideias de brincadeiras para o Dia das Crianças

3. O mestre mandou

Essa é uma brincadeira antiga e muito legal dentre as atividades para festa de aniversário infantil. Por isso, é uma sugestão bem interessante para resgatar nas festas das crianças. O mestre mandou é um jogo que consiste em reunir um grupo de crianças, onde apenas uma das crianças é o mestre. Por sua vez, o mestre deve dizer “o mestre mandou fazer tal coisa” e os participantes devem fazer o que foi mandado. 

Cada criança deve ser mestre por 5 minutos no máximo, para que a brincadeira fique mais interativa e todos possam participar. Além disso, uma ideia bem legal é escrever ações e colocar em um saquinho para que cada mestre sorteie, tais como “dar 30 pulos”, “equilibrar em um pé só por 30 segundos”, “imitar um cachorro”, “ficar imóvel por 1 minuto”, entre outras. 

4. Dança das cadeiras

Quer uma atividade agitada e muito divertida para a festa infantil? Então aposte na dança das cadeiras. Essa brincadeira antiga, porém muito legal, é uma ótima forma de entreter as crianças e ao mesmo tempo divertir todos os convidados. 

Você já deve imaginar como funciona, todavia, saiba que a dança das cadeiras é uma brincadeira bastante simples. Basta escolher um local apropriado e dispor as cadeiras (pode ser em roda ou uma de costa para a outra). Feito isso, é só colocar uma música para tocar e a cada vez que parar a música as crianças devem sentar em uma cadeira. Detalhe importante, o número de cadeiras deve ser sempre menor do que de participantes, pois quem ficar sem a cadeira deve sair da brincadeira. 

5 dicas incríveis para arrasar na decoração de festa infantil

5. Gincana ao ar livre

Se o local da festa possui um espaço ao ar livre, essa é uma ótima oportunidade para colocar a criatividade em ação e realizar uma gincana muito divertida. O ideal é explorar atividades que não representem riscos para as crianças, mas que ofereçam competitividade e muita diversão. 

Todavia, a gincana deve ser composta por diversas atividades onde o objetivo é fazer com que os participantes passem por todas elas em pouco tempo. Quem for mais rápido e cumprir com todas as atividades vence a gincana. 

Algumas ideias legais para gincana são: jogo de amarelinha, jogo da velha, pintar um desenho, desenhar determinado objeto, montar um quebra-cabeça, corrida de saco, encher 5 bexigas, modelar um coração, entre outras. Para deixar a disputa mais acirrada, ofereça um prêmio especial para o vencedor. 

Temas de festa de aniversário infantil: veja 10 temáticas incríveis

6. Mímica

Essa brincadeira também é antiga e como as outras, é muito divertida. O jogo da mímica consiste em escolher uma pessoa para fazer mímicas, enquanto os demais participantes deverão descobrir o que é. Nesse caso, o ideal é selecionar um tema, por exemplo, “personagens infantis”, “comida”, “animal”, “profissão”, “filme”, “objetos”, entre outros. 

Contudo, essa é uma brincadeira que pode envolver todos os convidados, inclusive os adultos. Isso deixará a atividade muito mais divertida e envolvente. 

7. Jogo de perguntas

Essa atividade é bem legal, pois testa o conhecimento das crianças e ao mesmo tempo deixa todos concentrados nas perguntas e respostas. O jogo consiste em formular perguntas, considerando a faixa etária das crianças, e dividir os participantes em grupos. Cada grupo poderá responder uma pergunta e marcar pontos. As regras podem ser definidas como você preferir e no final você pode oferecer um prêmio para o grupo vencedor. 

Atividades para festa de aniversário infantil: videogame pode?

Essa questão de “pode” ou “não pode” é muito complexa. Todavia, é importante ter em mente que as crianças já passam muito tempo do dia a dia entretidos com eletrônicos como videogame, computador e celular. Sendo assim, o ideal é estimular momentos inesquecíveis por meio de atividades que elas não estão acostumadas a fazer no dia a dia. 

Contudo, sabemos que há casos e casos! Em uma festa infantil dentro de um apartamento, por exemplo, são poucas as opções de atividades para a criançada. Por isso, o videogame não pode ser encarado como vilão, pelo contrário. Se as possibilidades são mínimas ou se é uma preferência do aniversariante, por exemplo, você pode planejar os jogos permitidos para a festa e criar um espaço específico para os “gamers”. 

Uma ideia bem legal, nesse caso, é optar por jogos competitivos, onde você possa nomear o ganhador de algum prêmio. Isso deixa a brincadeira mais interativa, divertida e dinâmica. Também é legal definir regras para que todas as crianças possam se divertir e não haja uma disputa desonesta entre as crianças. 

Como organizar uma festa de Natal? 5 dicas!

Viu só quantas ideias legais de atividades para festa de aniversário infantil? Agora você já poderá planejar as brincadeiras do aniversário e deixar a festa muito mais divertida. 

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo