Truques de segurança na Internet para navegar com seus filhos: sim, é possível!

Sabemos que a internet faz parte das nossas vidas, sendo muito útil para para obter informação, ler, estudar… A internet é, sem dúvida, um mundo sem fim e com o qual lidamos todos os dias.

Também sabemos que as crianças hoje em dia têm um contato desde muito cedo com a internet, e por isso, enquanto pais, é de extrema importância salvaguardar e controlar a segurança das crianças ao navegar na internet.

No artigo de hoje, saiba como usar o oceano de informações e que nossos filhos possam navegar na Internet com segurança, sem sustos desnecessários.

Conselhos de segurança na internet

Segurança na Internet
Segurança na Internet

Faça de professor

O primeiro conselho para obter a melhor segurança na Internet para os seus filhos é conscientizá-los dos “perigos” de acabar em páginas maliciosas ou inadequadas. Toda vez que eles quiserem usar a internet, eles devem consultá-lo e é importante que eles saibam quais são os melhores sites ou o que podem ver.

Sugira conteúdo

Como novo no mundo da Internet (embora com maior habilidade), seu filho não saberá para quais páginas ou como ir, então o controle parental é importante aqui. Faça uma lista de páginas que pode visitar (sites infantis, páginas oficiais de canais de televisão, jogos oficiais online, etc.) e você verá como o perigo na Internet é reduzido.

Diga não ao spam

Importante ter em contar: não clique em anúncios suspeitos ou enganosos. Quando seu filho se conectar, evite que uma conta de e-mail esteja ativada para controlar a passagem de spam e navegue com aplicativos de controle parental, para que os pequenos não recebam links que possam ser um problema.

Onde cabem dois cabem três

Que melhor maneira de começar esta aventura de navegar na internet com as crianças do que fazê-lo em companhia. Acabaram-se as horas brincando de ser cozinheiras ou criando artesanatos desastrosos (por um dia); No Dia da Internet, é hora de navegar na companhia, jogar online e ser o mais milenar da casa (mesmo que seus pequenos superem você em muito 🙂)

Esquecer os chats

Bloqueie sites de bate-papo ou fóruns que possam fazer com que seus filhos acabem conversando com estranhos. Aqui o controle dos pais é muito importante e devemos conhecer os riscos que correm as crianças ao navegar na Internet.

Páginas legais

Claro, temos que conscientizar os pequenos para não baixar nada sem sua permissão ou de sites piratas. Para isso, assim como o conteúdo dos sites, nada como colocar diferentes plataformas nos favoritos para que eles possam curtir séries, filmes e documentários (quem sabe você tem um gênio em casa) de forma online. A Netflix ou a Disney Plus, por exemplo,  são excelentes plataformas com imensos conteúdos para os seus filhos.

Como você pode ver, ser um pai moderno e ter seus filhos navegando com segurança é possível. Não é necessário tirar deles nada que seja tátil ou que possa hospedar a internet. Conhecendo o controle parental e a infinidade de aplicativos para proteger seus filhos, você será o amigo informático de toda a família!

Segurança na internet para adultos

Não apenas as crianças correm riscos, os adultos também, e por isso saiba que você, por razoes profissionais ou pessoais, está mais exposto a situações perigosas na internet.

A segurança na Internet é uma área da informática dedicada a identificar e prevenir todas as ameaças que afetam os usuários e plataformas da Internet. Como ocorre uma troca de informações na internet, independentemente do formato e da plataforma, os principais perigos e riscos que enfrentamos como usuários são:

  • Roubo de dados: seja pessoal, bancário, etc.
  • Implantação de vírus: Geralmente são implantados em um computador para obter dados ou outras ações maliciosas, como controlar microfones ou câmeras.
  • Phishing: Roubo ou falsificação de identidade.
  • Ataques DDoS: Ataques em páginas da Web com um objetivo malicioso.
  • Spam.

Existem diferentes ameaças que podemos enfrentar ao navegar na internet. Felizmente, podemos nos proteger deles, mas tenha cuidado.

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais