Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza

Tons de Cinza: como é possível navegar em diferentes estilos

Neutro e moderno ou elegante e sofisticado. Com a cor cinza é possível flutuar entre essas linhas de estilo, pois seus tons garantem a harmonia nos ambientes e nos permite explorar a criatividade navegando em suas tonalidades que variam entre claras e escuras.

Por isso, é possível montar uma sala de estar totalmente na cor, seja ela rústica ou moderna, basta saber como equilibrar seus diferentes tons para não deixar o ambiente muito claro ou sombrio demais.

Portanto, se você é um amante da cor, é bom se preparar para escolher sua poltrona cinza, demais móveis, itens de decoração e tapete, pois vamos te mostrar como montar uma sala de estar onde o cinza é protagonista em um show de ambiente. Confira!

O primeiro passo é conhecer os principais tons de cinza

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza
Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza

Como dito no início, o cinza possui uma grande diversidade de tons, precisamente 65. Por isso, antes de montar toda sua sala de estar é fundamental conhecer os principais tons utilizados na decoração de ambientes. Vamos lá?

  • Chumbo – Forte e escuro, ideal para planos de fundo complementados com itens, mobílias e outros objetos em tons mais claros, dando profundidade e transmitindo um ar rústico ou de modernidade, tudo depende dos outros elementos;
  • Prata – Quebra a monotonia da cor com seu brilho e aspecto metálico. Cai perfeitamente em composições que buscam modernidade e sofisticação com um toque de elegância;
  • Cinza-claro – Ótimo para construir uma base neutra com tonalidades mais claras, criando diferentes camadas de cinza, com tons claros predominando e escuros complementando;
  • Cinza-névoa – É um meio-termo entre o cinza-claro e o chumbo, sendo uma ótima escolha para as paredes, pois se encaixa bem com todos os outros tons de cinza e garante que o ambiente não transmita a sensação de aperto;
  • Inox – Traz contemporaneidade para o ambiente e entrega os mesmos efeitos que o prata, só que um toque mais intenso de brilho. É ideal para estrutura de móveis, acabamento de itens de decoração e até nas molduras dos quadros;
  • Grafite – Um pouco menos intenso que o chumbo, deve ser utilizado nos pequenos detalhes e para equilibrar o brilho das composições que usam prata ou inox.

Como utilizar os diferentes tons de cinza para compor o ambiente e seus elementos

Chegou a hora de aprender efetivamente como montar sua sala de estar cinza, levando em consideração os diversos tons da cor para os diferentes elementos que compõem o ambiente.

Parede

É interessante optar por tonalidades mais claras para as paredes, a não ser que o ambiente seja muito espaçoso, assim tons mais escuros caem bem e não deixam a sala “apertada”.

A parede será a base, se for usado um tom claro, e os demais elementos devem ser mais escuros e vice-versa. Lembre-se que você tem uma enorme variedade de tons para usar.

Chão

O piso também pode ser cinza, mas sempre deve contrastar com o tom utilizado na parede. Por isso, é importante utilizar outros elementos navegando entre os tons da parede e do chão.

Móveis

Móveis cinza tem alto potencial de personalizar o ambiente, por isso é interessante sair do básico e buscar designs mais diferenciados, com detalhes em prata, inox ou grafite. Um bom exemplo é um sofá, poltrona ou rack em chumbo com detalhes metálicos para evitar mesmice na decoração.

Itens de decoração

São eles em conjunto com os móveis que irão definir o estilo da sala de estar. O cinza, independente de seu tom, cai muito bem com a maioria das cores, pois quase todas elas contrastam com ele.

Boas ideias (em tons entre a cor da parede e do piso) são vasos com “natureza morta”, cachepôs com pequenas flores azuis, vermelhas ou amarelas e quadros com molduras em prata ou inox, com artes em cores vivas e radiantes, como magenta, púrpura, mostarda, laranja ou azul-real, por exemplo. As artes em preto e branco também ficam ótimas.

O tapete pode ser neutro, inteiro cinza, num tom mais claro ou muito mais escuro que os outros para destacar. Outras opções interessantes são estampas geométricas em preto e branco ou figuras abstratas coloridas, com cores amenas e vibrantes juntas.

Pronto, agora você sabe tudo sobre cinza para decoração. Já definiu qual será a combinação de tons utilizados.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo