Como transformar um quarto infantil para um de adolescente

Como transformar um quarto infantil para um de adolescente

Uma das fases mais complexas, e talvez complicadas, da vida humana se dá na chamada adolescência, período que atravessa a passagem do ser criança para o ser adulto. E as mudanças não se resumem somente aos hormônios e ao corpo.

O adolescente tende a mudar a forma como ele vê o mundo a sua volta e, consequentemente, precisa de um lugar que lhe caiba, físico e emocionalmente. Os tons das cores pastéis dão lugar a cores vibrantes ou neutras nas paredes, os móveis são trocados e espaços como a mesa de estudo entram em cena.

Se você é mãe ou pai de um adolescente, saiba que existem diferentes formas de transformar o quarto do seu filho ou filha, de modo a adequá-lo à sua atual faixa etária. Só não se esqueça de priorizar o gosto do dono desse cômodo, respeitando a sua individualidade e personalidade.

De quarto de bebê a adolescente: o que mudar?

Como transformar um quarto infantil para um de adolescente
Como transformar um quarto infantil para um de adolescente

 

As mudanças no quarto de um filho devem respeitar, primeiramente, as necessidades básicas desse pequeno indivíduo de acordo com a sua faixa etária. Não dá para usar uma cama de solteiro quando se é apenas um bebê e tampouco usar um berço quando se é adolescente.

Nesse sentido, o primeiro aspecto da mudança é em relação aos móveis. É claro que isso vai depender também das escolhas feitas anteriormente. Por exemplo, se a troca pela cama de solteiro já havia sido feita, pode ser que seu filho consiga usá-la por mais tempo — o que não acontece se a cama for infantil.

As atividades que o adolescente faz em seu quarto também costumam ser diferentes de quando ele era criança. As pelúcias e bonecos podem dar lugar a videogames e TV, por exemplo, bem como o espaço de estudo deve estar adequado ao tamanho do adolescente.

Cama

Como já foi dito, a cama é um dos móveis que costuma ser mudado quando chega o período da adolescência. A escolha por uma cama de solteiro é a mais acertada, nesse sentido (exceto se o quarto já tenha esse móvel).

Outra possibilidade interessante, seja para quem tem mais de um filho ocupando o mesmo quarto ou para que o adolescente possa receber amigos para dormir, é adquirir uma bicama de solteiro.

Guarda-roupa

Ao contrário de um bebê ou de uma criança pequena, as roupas de um adolescente são maiores. Consequentemente, a demanda por espaço para armazená-las é também maior e, muitas vezes, uma única cômoda não é suficiente. 

A melhor escolha, para tanto, é optar por um guarda-roupa. Modelos de solteiro, de modo geral, são suficientes para organizar todas as peças, incluindo roupa de cama e banho do jovem.

Espaço de estudos

Diferentemente da criança, o adolescente costuma ter maiores responsabilidades com a questão dos estudos — até porque o ingresso em cursos técnicos e de nível superior depende de mais foco e conhecimento. Logo, entra a necessidade de um espaço de estudos adequado.

 A mesa e a cadeira devem ser posicionadas de modo que o jovem se sinta confortável, mesmo estando sentado por horas. Uma luminária deve fazer parte desse espaço, facilitando a visão mesmo quando estiver de noite. Lembre-se de deixar o ambiente sempre limpo e organizado, evitando possíveis distrações.

Decoração

Por último, mas não menos importante, deve-se rever a decoração do quarto, respeitando o gosto e as preferências do adolescente. No caso das cores, o uso de tons neutros e claros é preferível, mas pode-se usar uma parede ou um papel de parede com coloração mais forte e viva.

Troque elementos infantis, como bichos de pelúcia, por objetos decorativos que o adolescente goste, como quadros com frases ou com seus personagens favoritos. A aplicação de posters dos ídolos também deve ser liberada nessa fase e uma solução para isso é o uso de quadros imantados.

Conclusão

Com essas dicas, você conseguirá fazer uma mudança significativa no quarto do seu filho sem precisar gastar muito. Transformar o quarto infantil em um ambiente mais maduro e aconchegante para o adolescente é mais simples do que parece!

Com todas essas informações, fica mais fácil deixar o quarto do seu filho muito mais parecido com ele e adequado às suas necessidades.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo