Como escolher papel de parede infantil? 5 dicas para decorar com estilo!

papel de parede infantil

Se tem uma coisa que muda completamente a decoração de um ambiente é o papel de parede. Por isso, durante a preparação do quartinho do bebê ou transformação do quarto das crianças, o papel de parede infantil permite transformar o ambiente de forma prática e fácil. 

Definitivamente o papel de parede tem inúmeras vantagens, mas a principal delas é decorar. Contudo, é preciso saber exatamente como escolher o papel de parede infantil, para que a decoração não fique com excesso de informação, mas que também atenda à idade da criança, estilo decorativo do quarto, entre outras coisas. 

Como organizar brinquedos: dicas, inspirações e muito mais!

Bom, eu tenho uma certa experiência com isso. Decoramos recentemente aqui em casa o quarto da Laura usando o papel de parede infantil da Papel Decor. Portanto, a seguir darei algumas dicas de como escolher o papel de parede e contarei um pouco mais sobre a minha experiência. 

papel de parede infantil

Como escolher papel de parede infantil: o que considerar?

São muitos os aspectos para se considerar no momento de escolher o papel de parede. Por exemplo, a idade da criança, estilo decorativo, estrutura do ambiente, características de limpeza, nível de desenvolvimento da criança, entre outras coisas.

  • Idade da criança: existem diversos temas que são recomendados para bebês e crianças pequenas, o ideal são aqueles que possuem cores mais suavizadas, desenhos simples e detalhes mais delicados. 
  • Estilo decorativo: se o quarto já possui uma identidade, ou seja, um estilo decorativo, o papel de parede deve estar de acordo. Nesse caso, é possível encontrar modelos de papel de parede infantil moderno, clean, clássico, rústico, geométrico, natural, oriental, retrô, urbano e muito mais. 
  • Nível de desenvolvimento: dependendo do nível de desenvolvimento da criança, é possível conciliar a decoração do quarto com o aprendizado. Ou seja, optar por um papel mais chamativo que permita explorar as cores, ou escolher uma decoração com desenhos. 
  • Características de limpeza: para quem tem crianças artísticas (aquelas que adoram desenhar nas paredes), é interessante explorar um papel de parede mais resistente, que permita uma limpeza mais pesada, por exemplo. Há ainda a opção de montar uma parede lousa usando papel de parede.  

Leitura infantil: entenda a importância e dicas para colocar em prática!

5 dicas úteis para sua escolha

Mesmo considerando os aspectos anteriores, é difícil decidir o melhor papel de parede infantil para o quarto do bebê ou da criança. Sendo assim, veja a seguir 5 dicas importantes para essa decisão. 

  1. Comece pela idade da criança. Os desenhos, cores e formas do papel de parede devem estar de acordo com a idade da criança. Como já mencionado, para bebê o ideal são cores claras, suaves e com poucas informações. A medida que a criança vai crescendo é interessante incluir mais elementos gráficos no papel de parede. 
  2. Escolha um papel de parede que combine com a decoração do quarto. Se você usar o papel de parede como parâmetro para a decoração, essa etapa será mais simples. Mas se já tiver um estilo decorativo em mente, é importante conciliar as duas coisas. Por exemplo, papel de parede em cores claras e com poucas informações para quartos no estilo clean. 
  3. No caso de crianças maiores, vale a pena considerar o gosto pessoal da criança. Afinal, é ela que permanecerá nesse ambiente durante um bom tempo. Aliás, criar um ambiente com a identidade, gosto e carinho da criança é fundamental. 
  4. Cuidado com as cores do papel de parede. As cores têm grande influência em nosso dia a dia. Por exemplo, cores vibrantes e quentes como o amarelo, vermelho e laranja, proporcionam energia. Já as cores claras e suaves como o azul, são ótimas para acalmar o ambiente. 
  5. Combine as cores com a decoração do quarto. Tanto os desenhos do papel de parede quanto a cor devem harmonizar com o restante da decoração do quarto. Se você tem dúvidas de como fazer isso, aposte em tons neutros ou complementares. 

Como ter uma Alimentação Infantil Saudável dos 2 a 10 anos

Minha experiência escolhendo papel de parede

O quartinho da Laura foi todo montado por mim. A escolha do papel foi bem complicado por não gostar de rosa. Seguindo como base as dicas que deixei acima consegui chegar ao modelo ideal!

Optei por um triangular com rosa, porém bem claro e com duas cores neutras. Afinal é menina, e precisa ter um rosinha! Foi super fácil e prática a colocação.

Mesversário temas: dicas e as 27 melhores ideias!

papel de parede infantil
papel de parede infantil
papel de parede infantil

Essas foram as dicas de como escolher papel de parede infantil. Conte nos comentários o que você acha desse item decorativo.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais