7 Dicas para realizar uma sessão de fotos de recém-nascido em casa

sessao de fotos
Sessão de fotos

Conheça as dicas para realizar uma sessão de fotos de recém-nascido em casa, e aproveite para registrar lindas imagens do seu pequeno.

Registrar os momentos das crianças desde o seu nascimento é como guardar lembranças memoráveis, as quais podem ser revividas em diversas datas especiais, basta olhar o álbum de fotos para conferir o quanto crescerem, sua evolução, momentos marcantes e datas que simbolizam o amor em detalhes.

As crianças são uma grande alegria na família, principalmente, em um momento tão delicado e amoroso como o nascimento. Realizar um ensaio newborn, ou seja, sessão de fotos do recém-nascido permite registrar todos os detalhes fofos e ternura que só os bebês possuem.

O ensaio de fotos de recém-nascido se tornou uma tendência, podemos acompanhar nas redes sociais e páginas web, as publicações de mamães e fotógrafos que realizam sessões de fotos lindas com o seu bebê, desde sessão em que utilizam um tema (natal, páscoa, etc.) a fotos básicas para capturar os detalhes dessa linda fase.

Você deseja realizar uma sessão de fotos de recém-nascido em casa? Confira as principais dicas para obter um ensaio perfeito!

Dicas para realizar uma sessão de fotos de recém-nascido em casa

1.Quando realizar uma sessão de fotos com recém-nascido

Os bebês ainda não possuem firmeza em seu corpo e não conseguem fazer poses em seus primeiros dias de vida, da mesma forma que, após o 15º dia, o pequeno começa a sentir cólica, fica mais inquieto e chora muito.

Pensando nisso, o indicado é que a sessão de fotos seja realizada após os sete primeiros dias, ou seja, entre o 8º ou 14º dia após o nascimento.

2. Ambiente

Apesar de se acreditar que o ambiente precisa ser completamente silencioso, a verdade é que uma música de fundo deve estar tocando enquanto o ensaio de fotos é realizado, pois ajuda o bebê a relaxar.

Em relação à claridade, é importante que realize a sessão de fotos em um cômodo que permita a entrada de luz natural. Se achar que a claridade está muito alta, pode utilizar uma cortina clara, que não ofusque tanto a luz.

A temperatura também é um fator importante, pois nesse período o bebê ainda está se adaptando à temperatura ambiente, portanto, o ambiente deve estar quentinho e aconchegante.

Não é preciso ficar com aquecedor ligado ou janelas fechadas, basta aquecer o cômodo um pouco antes de iniciar a sessão, principalmente, se for realizar a captura de fotos com o bebê sem roupas.

Confira também: Ensaio newborn valor – Vale à pena contratar o serviço?

3. Como preparar o bebê para sessão

Sessão de fotos
Sessão de fotos

Primeiro passo, o horário ideal para sessão é quando o bebê está dormindo, pois permite que possa capturar aquelas poses fofas, igual aos ensaios que podemos ver na internet. Além disso, podemos capturar os momentos em que os pequenos se espreguiçam ou bocejam. O bebê deve estar alimentado, ou seja, depois de que já se alimentou e iniciou sua soneca.

Em relação às poses, sabemos que as mais encantadoras podem ser difíceis de realizar, uma que o bebê não sustenta o corpo sozinho, outra que pode ser perigosos. Aqui, é ideal pesquisar as poses antes do ensaio, verificar quais são as mais seguras, e ter sempre a ajuda de alguém.

 Caso deseje fazer uma pose complicada, pode pedir auxílio de uma pessoa para segurar o bebê e depois usar programas de edição para deixar a imagem como deseja.

4. Convide os integrantes da família para ajudar e participar

Você pode pedir ajuda para os irmãos, tios, avós do seu bebê, no entanto, é importante evitar que as pessoas estejam todas reunidas no cômodo ao mesmo tempo, para evitar bagunça. Registre cliques do bebê com seus familiares ou animais de estimação.

Além disso, solicite a ajuda deles para realizar a captura de fotos mais difíceis de fazer.

5. Objetos de suporte, cenário, roupas.

Nos ensaios que costumamos ver na internet, podemos conferir cliques do bebê em cestos, almofadas, entre outros. É importante que o cenário seja seguro, que você utilize peças confortáveis antes de colocar o pequeno nas superfícies, como lençóis, almofadas e outros itens, certificando de que não há riscos de queda ou fissuras na pele (o bebê é muito sensível, como bem sabemos).

O cenário, roupas e objetos que serão utilizados devem ser preparados bem antes da sessão, a fim de não esquecer nada e verificar se está tudo certo para iniciar os cliques.

Sempre leve em consideração o conforto do bebê, jamais utilize peças de roupa por serem bonita ou só pelo efeito que causam na foto, tudo deve ser realizado levando em consideração o bem estar da criança.

Sobre ser mãe: 6 coisas que ninguém te conta

 6. Iluminação e materiais fotográficos

A melhor iluminação para esse tipo de ensaio é a natural. O flash não deve ser utilizado, pois pode causar incômodo no pequeno.

Em relação aos materiais, ter uma câmera fotográfica profissional seria perfeito, mas não é preciso. Atualmente, com a alta tecnologia dos smartphones, qualidade da câmera e programas de edição disponíveis, podem obter imagens com qualidade semelhante ou superior as profissionais realizadas com câmeras.

O indicado é ter ao menos um suporte para celular, a fim de realizar cliques com maior segurança. Caso o dia não esteja propício, você pode tentar usar as famosas hing light para realizar o ensaio.

7. Inspirações

Por último, uma dica óbvia, busque inspirações de fotos de recém-nascido na internet, redes sociais e Pinterest. Mas, na hora de decidir quais as ideias utilizar, considere as que são mais seguras para o bebê.

E você, já fez uma ensaio newborn? Compartilhe sua experiência! Acesse aqui para mais dicas.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais