Entenda o que é o ciclo circadiano

ciclo circadiano

Fico feliz de saber que gostaram do tema da coluna anterior. Existe outro ponto muito importante quando pensamos em entender o sono infantil, e ele é ligado aos ciclos de sono.

Ciclo Circadiano

Vocês já ouviram falar em Ciclo Circadiano? Chamamos assim o período de aproximadamente 24 horas da Terra sobre o qual se baseia o nosso ciclo biológico. Todos nós temos um relógio interno, que irá se basear no Ciclo Circadiano, que vai regular os nossos estados de sonolência e de alerta.

Várias mudanças físicas, mentais e comportamentais irão ocorrer de acordo com esse ciclo, em especial conforme vão se alterando os estímulos de claridade e escuridão. O dia e a sua luz, a noite e o escuro são extremamente importantes para guiar o nosso organismo na hora de dormir. Quando há menos luz, nosso cérebro recebe a informação de produzir melatonina, conhecido como “hormônio do sono”, já que é o responsável por nos deixar sonolentos.

Se a melatonina não é produzida em quantidade suficiente, o bebê terá dificuldades para dormir e, sem dormir de maneira saudável, seu organismo deixa de liberar o GH (hormônio do crescimento), o que irá influenciar no desenvolvimento físico do bebê. É tudo uma cadeia de acontecimentos, e, no caso do bebê, que tem uma produção irregular dos hormônios, isso fica ainda mais evidente. É apenas a partir do terceiro mês de vida que a produção hormonal do bebê se torna mais regular, porém os cuidados para que o ritmo biológico dele já sejam bem estabelecidos podem ser feitos desde o primeiro mês de vida.

Se a melatonina não é produzida em quantidade suficiente, o bebê terá dificuldades para dormir e, sem dormir de maneira saudável, seu organismo deixa de liberar o GH (hormônio do crescimento), o que irá influenciar no desenvolvimento físico do bebê.

Por essa razão, quando vocês se depararem com alguma informação a respeito da importância de se conferir a iluminação do quarto do bebê, acreditem! Isso será uma grande ajuda para a regulação dos ciclos de sono e vigilância de seu bebê!

ciclo circadiano

Nas próximas colunas, falarei um pouco mais sobre as janelas de sono do bebê e como elas são importantes para construir uma rotina saudável.

Espero que tenham gostado, e deixem seus comentários com dúvidas.

Texto escrito pela Psicóloga Amanda Pascoal

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Leandro Figueredo Disse:

    Ótima informação!!!
    Devemos nos atentar sobre a dinâmica em relação aos nossos filhos e o nosso dia a dia.
    Parabéns pela informação.
    Gratidão.

    1. AMANDA PASCOAL Disse:

      Com certeza, Leandro, a dinâmica é essencial em diversos aspectos! Fico feliz que tenha gostado, continue nos acompanhando!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais