fbpx

Cuidados com a coluna do recém-nascido: tudo que você precisa saber!

cuidados com a coluna do recém-nascido

Quando o bebê nasce percebemos o quanto ele é frágil, sensível e exige proteção. Um dos pontos mais frágeis do recém-nascido é a coluna, pois ela ainda possui a firmeza necessária para suportar o corpo do bebê. Logo, saber quais são os cuidados com a coluna do recém-nascido é fundamental para evitar grandes transtornos. 

Pensando nisso, reuni algumas informações muito úteis sobre os cuidados com a coluna do recém-nascido e decidi compartilhar com vocês todos esses cuidados. Sendo assim, se você conhece um pai ou mãe de primeira viagem, compartilhe o conteúdo e espalhe esse conhecimento tão importante. Agora vamos aos cuidados!

Como cuidar de bebê de 0 a 12 meses: um guia completo

Por que os cuidados com a coluna do recém-nascido são importantes?

O bebê passa 9 meses dentro da barriga da mamãe em grande transformação. Contudo, o espaço pequeno não permite que seus músculos e ossos se estendam adequadamente para fortalecer o sistema esquelético. Sendo assim, ao nascer, o recém-nascido não tem a força e controle necessário para suportar o peso da própria cabeça e corpo.

Por isso, a recomendação nos primeiros meses do bebê é de evitar posições ou situações que possam forçar a coluna do bebê, bem como o pescoço.

Como a coluna do bebê não está preparada para realizar suas funções básicas, ela pode ter diversas complicações caso seja forçada ou estimulada de forma errada. Portanto, tomar os devidos cuidados com a coluna do recém-nascido e do bebê é muito importante para evitar lesões e outros problemas. 

Como cuidar do umbigo do bebê: 7 dicas para ter sucesso

O que prejudica a coluna do bebê?

Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança. De modo geral, é importante evitar todas as posições que forçam a coluna do bebê.

Também é importante ter cuidado ao pegar o bebê no colo. Quando na horizontal, o bebê deve ficar com a coluna totalmente apoiada no braço do adulto. Já na vertical, é preciso apoiar a cabeça e segurar o corpo do bebê firmemente junto ao corpo.

7 dicas de cuidados com bebê recém-nascido

Sentar o bebê recém-nascido prejudica a coluna?

Sentar o bebê recém-nascido não é muito indicado, pois é preciso ter cuidado ao colocá-lo nessa posição. Se o bebê estiver totalmente apoiado e sua coluna não for forçada na posição, pode sentar o bebê. Contudo, é difícil saber se a coluna não está sendo sobrecarregada pela posição. 

Por isso, o mais indicado é evitar essa posição pelos primeiros 3 meses, que é o período em que os bebês levam normalmente para fortalecer os músculos e sua estrutura óssea. 

Como cuidar de gêmeos: 5 truques para dividir a atenção com os cuidados

Cuidados com a coluna do recém-nascido

Sabendo da importância de prevenir lesões e outros problemas na coluna do bebê, veja a seguir as recomendações e cuidados que você precisa ter:

  • Não colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pescoço ou cabeça;
  • Apoiar a cabeça e o corpo do bebê ao pegar no colo;
  • Não chacoalhar, sacudir ou fazer movimentos bruscos com o bebê;
  • Colocar o bebê sempre em posição confortável e com apoio para a coluna, cabeça e pescoço;
  • Não forçar a coluna do bebê de nenhuma forma;
  • Estimular os músculos e estrutura óssea do bebê colocando ele de bruço por alguns minutos;
  • Sempre mudar o lado que o bebê dorme para que a cabeça do bebê não fique torta;
  • Ao notar qualquer mudança ou anormalidade, conversar com o médico pediatra.
cuidados com a coluna do recém-nascido

Essas foram as recomendações sobre os cuidados com a coluna do recém-nascido. Conte nos comentários sua experiência com o assunto e compartilhe essas informações com mais pessoas. 

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *