Cuidados com a coluna do recém-nascido: tudo que você precisa saber!

cuidados com a coluna do recém-nascido

Quando o bebê nasce percebemos o quanto ele é frágil, sensível e exige proteção. Um dos pontos mais frágeis do recém-nascido é a coluna, pois ela ainda possui a firmeza necessária para suportar o corpo do bebê. Logo, saber quais são os cuidados com a coluna do recém-nascido é fundamental para evitar grandes transtornos. 

Pensando nisso, reuni algumas informações muito úteis sobre os cuidados com a coluna do recém-nascido e decidi compartilhar com vocês todos esses cuidados. Sendo assim, se você conhece um pai ou mãe de primeira viagem, compartilhe o conteúdo e espalhe esse conhecimento tão importante. Agora vamos aos cuidados!

Como cuidar de bebê de 0 a 12 meses: um guia completo

Por que os cuidados com a coluna do recém-nascido são importantes?

O bebê passa 9 meses dentro da barriga da mamãe em grande transformação. Contudo, o espaço pequeno não permite que seus músculos e ossos se estendam adequadamente para fortalecer o sistema esquelético. Sendo assim, ao nascer, o recém-nascido não tem a força e controle necessário para suportar o peso da própria cabeça e corpo.

Por isso, a recomendação nos primeiros meses do bebê é de evitar posições ou situações que possam forçar a coluna do bebê, bem como o pescoço.

Como a coluna do bebê não está preparada para realizar suas funções básicas, ela pode ter diversas complicações caso seja forçada ou estimulada de forma errada. Portanto, tomar os devidos cuidados com a coluna do recém-nascido e do bebê é muito importante para evitar lesões e outros problemas. 

Como cuidar do umbigo do bebê: 7 dicas para ter sucesso

O que prejudica a coluna do bebê?

Como a coluna do bebê é muito flexível, qualquer movimento brusco pode causar problemas para o bebê. Desta forma, chacoalhar, sacudir, jogar para cima e colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pode ser muito prejudicial para a saúde da criança. De modo geral, é importante evitar todas as posições que forçam a coluna do bebê.

Também é importante ter cuidado ao pegar o bebê no colo. Quando na horizontal, o bebê deve ficar com a coluna totalmente apoiada no braço do adulto. Já na vertical, é preciso apoiar a cabeça e segurar o corpo do bebê firmemente junto ao corpo.

7 dicas de cuidados com bebê recém-nascido

Sentar o bebê recém-nascido prejudica a coluna?

Sentar o bebê recém-nascido não é muito indicado, pois é preciso ter cuidado ao colocá-lo nessa posição. Se o bebê estiver totalmente apoiado e sua coluna não for forçada na posição, pode sentar o bebê. Contudo, é difícil saber se a coluna não está sendo sobrecarregada pela posição. 

Por isso, o mais indicado é evitar essa posição pelos primeiros 3 meses, que é o período em que os bebês levam normalmente para fortalecer os músculos e sua estrutura óssea. 

Como cuidar de gêmeos: 5 truques para dividir a atenção com os cuidados

Cuidados com a coluna do recém-nascido

Sabendo da importância de prevenir lesões e outros problemas na coluna do bebê, veja a seguir as recomendações e cuidados que você precisa ter:

  • Não colocar o bebê em uma posição que force a coluna, pescoço ou cabeça;
  • Apoiar a cabeça e o corpo do bebê ao pegar no colo;
  • Não chacoalhar, sacudir ou fazer movimentos bruscos com o bebê;
  • Colocar o bebê sempre em posição confortável e com apoio para a coluna, cabeça e pescoço;
  • Não forçar a coluna do bebê de nenhuma forma;
  • Estimular os músculos e estrutura óssea do bebê colocando ele de bruço por alguns minutos;
  • Sempre mudar o lado que o bebê dorme para que a cabeça do bebê não fique torta;
  • Ao notar qualquer mudança ou anormalidade, conversar com o médico pediatra.
cuidados com a coluna do recém-nascido

Essas foram as recomendações sobre os cuidados com a coluna do recém-nascido. Conte nos comentários sua experiência com o assunto e compartilhe essas informações com mais pessoas. 

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais