Como ocupar a mente durante a quarentena: 5 ideias!

como ocupar a mente

Como ocupar a mente com atividades produtivas tem sido a procura de muitas pessoas nesta quarentena. Isso porque com tantas notícias ruins, inseguranças e medos, é preciso ter um cuidado redobrado com a saúde mental. 

Pensando nisso, reuni 5 ideias para ocupar a mente durante a quarentena e passar por esse período mantendo o equilíbrio da mental. 

Parede de lousa, dicas de como fazer

1. Como ocupar a mente cuidando de você

Trabalhar fora, levar as crianças na escola, realizar as atividades domésticas, entre tantas outras tarefas que envolvem o dia a dia dos pais, deixa qualquer um sem tempo na rotina que muitas famílias vivem.

Com o isolamento social, o ritmo das atividades diárias foi reduzido e há um tempo livre para se dedicar a algo bastante importante: você! Esse é o momento perfeito para fazer um Spa Day com tudo que você tem direito, como unhas, cabelo, maquiagem cuidados com a pele e muito mais.

Contudo, para fazer tudo isso em casa use os produtos que você já possui ou faça receitas caseiras de cuidados com a pele, corpo e cabelos. Nesse caso, o mais importante é que nesse dia você tenha total atenção a você, desfrutando desse momento tão íntimo para colocar sua auto-estima lá em cima.

2. Como ocupar a mente praticando exercícios físicos

A saúde de um indivíduo depende de uma mente sã e de um corpo saudável. Logo, um influencia o outro, por isso, esse é um ótimo momento para ocupar a mente, manter a sanidade e cuidar da sua saúde física.

No entanto, se você não sabe como praticar exercícios físicos em casa, veja neste artigo que eu já publiquei aqui no Amor e Maternidade sobre o assunto. Lá você encontrará todas as dicas para fazer atividades físicas dentro de casa.

Nesse caso, aposte em atividades que te dão prazer, como dançar, praticar yoga, alongar-se e até exercitar os músculos. Sendo assim, o importante é que o exercício desperte o corpo e traga conforto mental.

3. Como ocupar a mente estudando

Outra forma de manter a mente sã, ativa e saudável é aprendendo. Você sempre teve vontade de aprender coisas novas, mas nunca tinha tempo para isso? Portanto, aproveite esse tempo em casa para aprender o que quiser.

Nesse contexto, você pode aprender um novo idioma, habilidades, tocar algum instrumento, aprimorar sua carreira, se especializar em determinada área, conhecer novas receitas e muito mais.

O mesmo vale para as crianças! Todos sabem, a quarentena não é um período de férias. Por isso, é importante estimular o aprendizado das crianças nesse período. Mesmo que você não tenha habilidades para ensinar, aposte em ferramentas que poderão te ajudar nesse quesito, como plataformas voltadas para o ensino infantil e muito mais. 

4. Como ocupar a mente lendo livros

Muitas pessoas amam ler, mas não têm tempo para fazer isso no dia a dia. Sendo assim, esse é um bom momento para colocar a leitura em dia e “maratonar” aquela estante de livros. 

Portanto, essa é uma forma de ocupar a mente e ao mesmo tempo estimular diversos benefícios para sua saúde mental. E vale qualquer assunto, como literatura estrangeira, literatura nacional, educativos, romance, didático, direito, administração, autoajuda, ciências sociais e muitos outros.

Contudo, se você está sem ideia de qual livro começar, dá uma olhada em sites como a Livraria Cultura, Livraria da Travessa e Amazon.  

5. Como ocupar a mente encontrando um novo hobby

A maioria dos pais não consegue se dedicar a um hobby por causa da rotina corrida do dia a dia. Contudo, praticar uma atividade prazerosa, também chamada de hobby, é uma forma de manter a mente saudável. Independente da atividade que você deseja iniciar ou da habilidade que você queira aperfeiçoar, leve a prática do hobby para toda a sua vida.

Veja a seguir algumas ideias de hobbies para desenvolver e praticar:

  • Tocar instrumentos musicais;
  • Ler;
  • Escrever;
  • Cozinhar;
  • Meditar;
  • Praticar yoga;
  • Colecionar coisas;
  • Dançar;
  • Decorar;
  • Jogar;
  • Nadar;
  • Praticar jardinagem;
  • Fotografar;
  • Fazer mágica;
  • Restaurar coisas;
  • Praticar carpintaria;
  • Costurar;
  • Fazer vídeos;
  • Desenhar;
  • Fazer artesanato;
  • Pintar;
  • Fazer DIY’s;
  • Escrever um diário;
  • Montar quebra-cabeças;
  • Cantar;
  • Conhecer novas músicas, bandas e estilos musicais;
  • Fazer trabalho voluntário.
como ocupar a mente

O que fazer em família durante a quarentena?

A melhor forma de ocupar a mente durante a quarentena é aproveitando esse tempo para ficar com a família. Portanto, que tal aproveitar esse tempo em família para curtir um ao outro? Sendo assim, veja a seguir algumas ideias de atividades para fazer em família durante a quarentena.

1. Sessão pipoca

Vale filmes antigos, lançamentos, Netflix, Amazon Prime, TV à cabo, maratonas de séries e tudo que a família concordar em assistir. Contudo, só não pode deixar as guloseimas de fora, principalmente a pipoca. 

2. Jogos de tabuleiro

Todo mundo gosta de jogos de tabuleiro, só que as vezes não temos muito tempo para eles. Contudo, na quarentena dá para tirar a poeira dos esquecidos jogos de tabuleiro e se divertir em família. Só não vale roubar!

3. Karaokê

Para aqueles que amam cantar, dançar e fazer uma “farra”, cantar no karaokê é uma ótima forma de extravasar a energia, aumentar a positividade do ambiente e curtir a família. 

Logo, você pode preparar aquele DVD com as melhores músicas de todos os tempos para começar uma competição saudável entre quem faz mais pontos no karaokê. Só não vale incomodar os vizinhos!

4. Fotografias de família

Que tal registrar todo esse momento juntos com lindas fotografias? Você não precisa ser um expert no assunto e nem inventar coisas mirabolantes para ter fotografias profissionais. No entanto, é possível tirar lindas fotografias sem ter grandes conhecimentos sobre o assunto

Nesse caso, basta se aventurar com a câmera do celular mesmo, fazer todo mundo rir muito e registrar esse momento tão especial que é estar com quem a gente ama. 

Idéias de foto em família

5. Novas receitas

Para alguns, não há forma melhor do que curtir o momento juntos comendo comidas gostosas. Nesse caso, por que não fazer novas receitas em família? Sendo assim, você pode aproveitar esse momento para aprender receitas novas e contar com a ajuda da família para cozinhar. 

Além de aprender novas habilidades, as crianças terão maior contato com a comida e estarão passando um momento muito especial com os pais. 

como ocupar a mente
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo