O umbigo do bebê, também chamado de coto umbilical ou cordão umbilical, é a parte que resta do contato físico entre mamãe e bebê após o nascimento. Durante a gestação, era esse cordão o responsável pela circulação do sangue, oxigenação e alimentação do bebê. Após o nascimento, esse contato físico não é mais necessário e o bebê já é suficientemente capaz de viver sob o cuidado dos pais.
Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two
Como a dívida do sono pode afetar o meu bebê?
Embora os cuidados com o umbigo do bebê sejam fáceis, muitas pessoas têm diversas dúvidas sobre o assunto. Por isso, preparei um guia com a maioria das dúvidas quando o assunto é como cuidar do umbigo do bebê. Sendo assim, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.
Como cuidar do umbigo do bebê?
Aqui no Amor e Maternidade você encontra um guia completo sobre a cura do umbigo do bebê. Lá eu explico em detalhes como é feita a higienização, itens usados na limpeza, os cuidados para a cura e muito mais. Por isso, neste artigo darei mais ênfase para tirar dúvidas sobre o assunto. Mas antes, veja 7 dicas de ouro para ter sucesso nos cuidados do umbigo do bebê:
- Antes de realizar a limpeza do umbigo, lave bem as mãos para diminuir o risco de infecção na região;
- Higienize o coto umbilical sempre que trocar a fralda do bebê;
- Seque bem o umbigo após o banho, pois a umidade pode aumentar a proliferação de germes e bactérias;
- Fique sempre atento a qualquer alteração na região;
- Tome muito cuidado com a fralda, toalhas e roupas para não gerar nenhum trauma no coto umbilical;
- Após a queda do coto umbilical, continue a assepsia até a cicatrização completa;
- Se tiver qualquer problema nessa fase, converse com o pediatra para ele te orientar da melhor forma possível.
Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é
Chá de bebê – Ideias, dicas de decoração e muito mais
Quanto tempo leva para o umbigo cair?
Geralmente, o período da queda do coto umbilical é de 10 a 21 dias, mas pode variar em cada caso. Lembrando que o mais importante é o estado de cicatrização. Se estiver evoluindo, secando e mais próximo de cair, está tudo certo.
Como saber se o umbigo do bebê está inflamado?
A inflamação quase sempre é acompanhada de alguns sintomas, como inchaço na região, vermelhidão, secreção purulenta e um desconforto maior do que o normal. Todavia, apenas o pediatra pode dizer se a região realmente está inflamada, então se notar qualquer um desses sintomas, consulte um médico.
Como saber se o coto umbilical está cicatrizando?
Os aspectos da cicatrização do coto umbilical são muito fáceis de notar. No entanto, você deve observar se o coto está ficando seco e escuro. Geralmente, ele diminui de tamanho, como se estivesse encolhendo, e após alguns dias de nascimento ele cai naturalmente.
Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase
O que causa inflamação no umbigo do bebê?
A principal causa de inflamação no umbigo do bebê é a má-higienização das mãos, do coto ou dos objetos usados para a limpeza. Isso porque essa região tem muitas chances de acumular bactérias que podem causar uma contaminação. Além dessa causa, traumas no umbigo podem levar a uma dificuldade na cicatrização e à inflamação.
O que fazer quando o umbigo do bebê cai?
Após a queda do umbigo, você deve manter os cuidados de higiene até a completa cicatrização. Já o coto umbilical você poderá guardá-lo se quiser ou dar alguma finalidade importante para você.
Tem mais dúvidas sobre o umbigo do bebê? Então me conte nos comentários para que eu possa te ajudar.