fbpx
sono

Vocês já ouviram falar em dívida de sono?

Eu sei que o desespero bate só pela palavra dívida, ainda mais ao ouvir ela em uma coluna direcionada para maternidade! Ainda mais juntando com sono, algo que, no momento, é um desafio para a maioria! Porém, é importante dizer que quando não dormimos o suficiente que nosso organismo precisa ficamos em débito com ele.

Hoje, as pesquisas em Medicina do sono estão bem avançadas e sabemos que a qualidade do sono conta muito mais que a quantidade, ou seja, em alguns momentos uma soneca de 30 minutos bem dormida pode ser bem mais reparadora ao bebê do que 2 horas de soneca de má qualidade. É um fato, mas ainda sim, dormir menos que 6h por noite não é nada saudável, pois há eventos importantes que acontecem somente no sono, como restauração dos hormônios e consolidação da memória e aprendizagem.

Você acha o seu bebê preguiçoso?

Qual é a importância de dormir no escuro?

A conta é simples, se você tem que dormir 7h por noite e dormiu 5h, já está em débito de 2h!!! Assustador, certo? Especialmente porque esse débito acaba tendo efeito direto em nossos corpos ao longo do dia. Cansaço, irritação, desânimo… Tudo vai se acumulando! Imaginem, então, uma criança, com tantas experiências novas a passar no dia a dia, carregando este débito?

Mas afinal, existe como saldá-la?

Não há respostas concretas, porém, o que se sabe é que se for quitá-la tem que ser logo após a noite que houve a privação de sono. Ou seja, é claro que é comum que noites mal dormidas existam, mas isso quer dizer que precisamos nos manter atentos aos pequenos detalhes que podem influenciar nessa dívida.

Educar os filhos em valores: um valor para cada mês do ano

Qual a importância de olhar nos olhos das crianças

Quando falamos de bebês e crianças o prejuízo é maior ainda, pois a necessidade de sono é ainda maior! Processos simples como higiene do sono, zero acesso as telas 1h antes de dormir e uma rotina consistente com horário para dormir antes das 21h00 já são o início de uma boa entrada para uma noite de sono de qualidade!

sono

Não é fácil mudar os hábitos, mas se tem uma coisa que não entrou em desuso com a modernidade foi o sono. Ele continua extremamente importante para nossa saúde física e mental!

sono
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

Deixe seu comentário

dois × 4 =

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!